sábado, 31 de janeiro de 2009

FUTEBOL EM MEIO A GUERRA

TIRO DE META / Por: Ricardo Leony

Os ataques de Israel na Faixa de Gaza contra os Palestinos fez vítimas também nos campos de futebol. Dois jogadores palestinos profissionais foram vítimas dos sucessivos bombardeios israelenses na Faixa de Gaza e morreram no ocorrido.

A informação vem de fontes da Associação Palestina de Futebol. Um dos atletas era integrante da Seleção Palestina de Futebol.

Apesar da guerra em vigência na zona, o futebol palestino não morreu. Na premiação dos melhores do mundo a FIFA concedeu à Associação Palestina de Futebol um prêmio de honra por manter o futebol vivo mesmo com todo o combate entre árabes e judeus na região.

Em outubro de 2008 a Seleção Palestina realizou um amistoso festivo contra a Seleção da Jordânia. O evento foi um sucesso e mostrou ao mundo que o amor pelo futebol sobrevive mesmo com todos os contrastes sociais.

O Futebol só passou a existir no país para a FIFA em 1998, quando os palestinos se filiaram a maior entidade futebolística do mundo.

Desde então tem sido um travado, paralelamente ao retrato social, um combate para se manter vivo o desporto na Palestina. Nas últimas eliminatórias a equipe ficou na frente de seleções como Vietnã e Taiwan, que dispõem de estrutura, liberdade e paz para a prática do desporto.

Que o futebol traga a paz para a Palestina, como já trouxe para outras regiões. O mundo precisa ajudar a região a solucionar o conflito. Que assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário