quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Bahia completa 78 anos de história e tradição


Por: Thiago Pereira

O Bahia completa 78 anos nesta quinta-feira, mais um capítulo de uma história repleta de títulos e da paixão da maior torcida do Norte/Nordeste brasileiro. A trajetória do Bahia foi iniciada no ano de 1931, quando atletas da Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis resolveram fundar um clube de futebol.

Logo em seu primeiro ano de existência o Bahia foi campeão estadual, feito que se repetiria outras 42 vezes, o que o tornou o clube um dos maiores vencedores de estaduais de todo o Brasil. O tricolor de aço, alcunha pela qual ficou conhecido, foi campeão por 4 vezes da Copa Norte-Nordeste (1948, 1959, 1961 e 1963) e duas vezes campeão da Copa Nordeste (2001 e 2002).

O Bahia foi também o primeiro campeão da Taça Brasil, disputada no ano de 1959. Na época, o tricolor baiano conquistou o título em cima do Santos de craques como Pelé, Pepe e Coutinho, consagrando-se o primeiro campeão nacional e primeiro clube a representar o Brasil em uma Copa Libertadores da América.

Em 1988, com um time repleto de grandes jogadores como Bobô, Charles, Paulo Rodrigo e Ronaldo, o Bahia foi campeão nacional pela segunda vez, em cima do Internacional, em pleno Estádio do Beira Rio, em Porto Alegre.

O Esporte Clube Bahia é ainda o único clube nordestino a disputar a Taça Libertadores da América por três vezes (1960, 1962 e 1989). De acordo com pesquisas, o clube conta com aproximadamente 7 milhões de torcedores em todo o Brasil, ocupando a 13ª posição no ranking nacional.

No ano de 1998 o Bahia sofreu pela primeira vez uma queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. O clube retornou a elite do futebol nacional no ano de 2000, na Copa João Havelange, o maior Campeonato Brasileiro de todos os tempos, reunindo 116 clubes das 3 divisões.

No ano de 2001 o Bahia fez uma das melhores campanhas da competição. Terminou na 8ª colocação sendo desclassificado pelo São Caetano. Na época a equipe jogava por um empate mas quase perdeu o jogo.

Nos minutos finais, o goleiro Silvio Luiz defendeu com o rosto uma falta cobrada por Jean Elias, desclassificando a equipe baiana. Em 2003 voltou para a Série B, onde permaneceu até 2005, quando caiu para a Série C, um dos piores momentos da história do clube.

Em 2007, o Bahia retornava para a Série B mas perdia um importante aliado. O estádio da Fonte Nova foi interditado após um acidente que resultou na morte de 7 pessoas.

No ano de 2008, novamente na Série B, o Bahia mostrou o quanto sentiu a ausência do maior estádio do estado, deixando escapar bons resultados em seus domínios e enfrentando uma crise financeira que resultou até mesmo em uma greve dos funcionários do clube.

O ano de 2009 promete ser de muitas conquistas para o clube. Após eleições presidenciais, o Bahia procura se reestruturar para encontrar o caminho do futebol moderno, onde tradição já não vence os jogos e a grandeza de um clube só pode ser expressa dentro das 4 linhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário