sábado, 31 de janeiro de 2009

FUTEBOL EM MEIO A GUERRA

TIRO DE META / Por: Ricardo Leony

Os ataques de Israel na Faixa de Gaza contra os Palestinos fez vítimas também nos campos de futebol. Dois jogadores palestinos profissionais foram vítimas dos sucessivos bombardeios israelenses na Faixa de Gaza e morreram no ocorrido.

A informação vem de fontes da Associação Palestina de Futebol. Um dos atletas era integrante da Seleção Palestina de Futebol.

Apesar da guerra em vigência na zona, o futebol palestino não morreu. Na premiação dos melhores do mundo a FIFA concedeu à Associação Palestina de Futebol um prêmio de honra por manter o futebol vivo mesmo com todo o combate entre árabes e judeus na região.

Em outubro de 2008 a Seleção Palestina realizou um amistoso festivo contra a Seleção da Jordânia. O evento foi um sucesso e mostrou ao mundo que o amor pelo futebol sobrevive mesmo com todos os contrastes sociais.

O Futebol só passou a existir no país para a FIFA em 1998, quando os palestinos se filiaram a maior entidade futebolística do mundo.

Desde então tem sido um travado, paralelamente ao retrato social, um combate para se manter vivo o desporto na Palestina. Nas últimas eliminatórias a equipe ficou na frente de seleções como Vietnã e Taiwan, que dispõem de estrutura, liberdade e paz para a prática do desporto.

Que o futebol traga a paz para a Palestina, como já trouxe para outras regiões. O mundo precisa ajudar a região a solucionar o conflito. Que assim seja.

B A I A N Ã O - 2 0 0 9

Itabuna vivi situação financeira ruim

Por: Paulo Roberto Argollo

O Itabuna Esporte Clube vem atravessando uma situação muito difícil na atual temporada. O clube começou o ano sem uma receita definida e por conta disso os jogadores até hoje não viram a cor do dinheiro desde o inicio da pré temporada.

Para a partida deste domingo contra o Ipitanga os jogadores se quer irão concentrar como normalmente acontece com todas as equipes que disputam uma competição importante como o campeonato estadual.

E para piorar a situação o mosquito da dengue resolveu fazer uma visita à alguns jogadores do azulino que estam com dengue, como é o caso do meia Amauri, do goleiro Paulo Rogério e o atacante Nen.

Também foram picados o fisioterapeuta Jorge Santana, fisicutor Robson Almeida. Já o meia Lei é duvida por que sente uma contusão no pé ainda do jogo contra o contra o Poções. Por isso o Técnico Alberto Leguelé, tem muitos problemas para a partida deste domingo no Estádio Itabunão.

O time itabunense tenta ciontra o Tucano se reabilitar no Baianão depois de dois resultados negativos contra Atlético e Feirense fora de casa. A partida contra o Ipitanga neste domingo em Itabuna começa ás 16:00 horas.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

B A I A N Ã O - 2 0 0 9

Carcará quer mais um triunfo domingo



Por: Paulo Roberto Argollo

O Atlético de Alagoinhas tem neste domingo mais um jogo importante pelo Campeonato Baiano, contra o Vitória da Conquista no Estádio Lomanto Junior. O Carcará vem de dois triunfos nas duas ultimas rodadas depois que Moisés Alves assumiu o comando técnico da equipe.

Quando perguntado o que mudou com a chegada dele, Moisés declarou "Albino mim pediu pra ajudar e se eu topava e eu abracei essa bandeira. Chamei o grupo, tive uma conversa de jogador pra jogador um dia antes do jogo contra o Itabuna e os jogadores conseguiram os resultados".

Moisés Alves (foto) que começou como treinador comando equipes de Sergipe e no ano passado fez um bom trabalho no Feirense no Baianão, estava trabalhando na base do Atlético e agora foi efetivado no cargo depois de estreiar vencendo o Itabuna fora de casa.

O atacante Robert e o lateral esquerdo Robinho, com lesão da coxa são duvida, se os dois não tiverem condições de jogo, Serginho substitui Robinho e Hiroshe ficará com a vaga de Robert no ataque.

Com isso o Carcará deve entrar em campo domingo com Dida, Amilton Junior, Clériston, Edy e Robinho (Serginho), Vaguinho, Garrinchinha, Luis Cláudio e Juninho Petrolina, Ciel e Robert (Hiroshe). A delegação do Carcará deixa Alagoinhas neste sábado às sete horas da manhã.

Jogador baiano é exemplo de profissionalismo


Welton Maciel Costa, também conhecido como Guga, natural de Ilhéus é um amante do futebol e um exemplo de profissional da bola, aos 36 anos de idade e 14 atuando no futebol, Guga nunca foi expulso.


Guga é um jogador experiente, de temperamento calmo e um futebol jogado de maneira simples e objetiva, o fato de nunca ter sido expulso, impressiona à imprensa e a todos que acompanham. “Sinto-me orgulhoso. Pretendo ainda jogar mais um pouco, mantendo este recorde”, analisou o atleta.


“Olha, é algo que merece um registro especial. O atleta atuar nos gramados há 14 anos e jamais ter levado um cartão vermelho, é algo extraordinário”, analisou admirado, o repórter da Rádio Cultura, Thiago Vieira.


Para o repórter da Rádio Jornal, Alexandre Guimarães, o futebol de hoje é muito competitivo. “Muita força e velocidade são as características deste esporte, que é o mais assistido no mundo. Mesmo o atleta sendo muito disciplinado, como é o caso do Guga, às vezes, numa disputa de bola mais forte e sem maldade acontece a expulsão, porque é um esporte de contato. É de se admirar. O Guga está de parabéns”, afirmou Guimarães.


O jornalista Cláudio Rocha que faz reportagens pela TV Atalaia e Rádio Liberdade, também elogiou o atleta . “Já faço cobertura do Confiança há algum tempo e, é a primeira vez, que me deparo com um fato tão relevante como este. Jogar há quase 15 anos e nunca ter cumprido suspensão por expulsão, é de se aplaudir de pé”, elogiou Rocha.


Guga começou sua carreira profissional no River Ilheense, depois passou por Poções/BA, Colo-Colo/BA, Itabuna/BA e agora esta no Confiaça de Sergipe. No ano passado Guga foi campeão da segunda divisão da Bahia pelo Madre de Deus.


Porto Seguro se prepara para segunda divisão


Por: Lândia Costa

O extremo sul baiano está vivendo uma grande expectativa, para a disputa do Campeonato Baiano de Futebol da Segunda Divisão. Já que a cidade de Porto Seguro, uma das cidades mais procurada pelos turistas brasileiros e estrangeiros, está a um passo de disputar essa competição que dar acesso a primeira divisão baiano.

Totalmente legalizado perante á F.B.F, o Porto Seguro Esporte Clube, está aguardando apenas a liberação do Estádio Antonio Carlos Magalhães (Toka do Guaiamum), para dar inícios aos trabalhos, visando o certame que permite ao campeão, o direito de participar em 2010 a elite do baiano.

Por enquanto a diretoria do Porto Seguro está nos bastidores articulando e nos próximos dias fará um grande coquetel de lançamento, onde provavelmente serão apresentados a imprensa e aos desportistas, toda comissão técnica, diretores e possivelmente alguns atletas contratados em grandes centros, inclusive de Brasília, cidade em que reside Joy Lobo que será o treinador da equipe.

A comissão para formar essa equipe foi encabeçada por Dr. Márcio, que está em fase final do planejamento, para o Porto Seguro Esporte Clube participar do acesso, que o conduzirá à disputa da 1ª divisão do futebol da Bahia em 2010, caso conquiste o titulo.

Sem sombra de dúvidas será um grande avanço para o esporte do extremo sul baiano e também para a mídia da região. "Chega de trazer Ipitanga! Queremos nossos atletas, com um time genuinamente de nosso município", declarou um torcedor porto segurense.


quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

B A I A N Ã O - 2 0 0 9

Colo-Colo anuncia novo treinador


Por: Paulo Roberto Argollo

Depois de mais uma derrota no Campeonato Baiano, a quarta consecutiva, a diretoria do Colo-Colo anunciou o nome do novo treinador da equipe para a sequência da competição. O novo comandante do Tigre é Laelson Lopes que chega para tentar resolver o problema do time ilheense.

Nesta quarta-feira o Colo-Colo perdeu para o Atlético de Alagoinhas, por 2 x 0. O time foi comandado por Beto Oliveira que era auxiliar técnico de Antonio Dumas. Laelson tem na sua bagagem passagens pela base do Bahia e do Vitória.

Ainda na Bahia Laelson já trabalhou na Catuense, Ipitanga, Fluminense, Galícia, além de trabalhar também em alguns times do futebol sergipano. A primeira batalha do novo treinador será domingo em casa contra o Camaçari.

Para esta partida Laelson não vai poder contar com os laterais Jorginho e Bruno Lopes, mas por outro lado o treinador terá o retorno do lateral direito Alex Santos e do volante Patrick que não atuaram diante do Carcará em Alagoinhas.

Duelo

Colo-Colo e Camaçari sempre fazem grandes duelos quando se encontratam. O time de Fernando Lopes tem costume de aprontar quando joga em Ilhéus, em 2006 por exemplo quando o Tigre ilheense foi campeão, o Camaçari venceu as duas partidas.

"Queremos nossa reabilitação na competição, temos um bom time e não demos sorte ainda na competição, mas essa situação vai ter que mudar daqui pra frente ou então vamos ter que dispensar jogadores e contratar outros", declarou o presidente José Maria.



Copa terá sedes no Pantanal e na Amazônia


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou nesta quinta-feira ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, terá necessariamente uma de suas 12 sedes no Pantanal e outra na região Amazônica.

Pleiteiam os postos de sede nesses locais as cidades de Manaus-AM e Belém-PA, na região Norte, e Cuiabá-MT e Campo Grande-MS, no Centro-Oeste.

"Pantanal e Amazônia são destinos turísticos fundamentais do Brasil que merecem ser promovidos, sobretudo a Amazônia, que tem um charme e um interesse internacional muito grande", reforçou o ministro do Esporte, Orlando Silva.


"A decisão da própria Fifa de 12 cidades levou em conta esse critério, ter uma cidade do Pantanal e uma cidade da Amazônia, o que para nós é muito bom", acrescentou.

O anúncio das cidades que receberão os jogos do Mundial de 2014 ocorrerá nos dias 19 e 20 de março, em Zurique, na Suíça.

"A Copa do Mundo de 2014 está em boa fase de realização. Trocamos pontos de vista com o presidente, sobretudo confirmando que nos dias 19 e 20 de março o Comitê Executivo da Fifa escolherá 12 cidades que vão organizar o campeonato", disse Blatter após se encontrar com o presidente Lula, nesta quinta, no Palácio do Planalto, em Brasília. Também participou do evento o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira.

"A Fifa tinha dito que seriam dez as cidades-sede, mas depois de um pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidimos ampliar para 12", reiterou o dirigente máximo do futebol mundial.

"Constatamos que diferentes Estados e cidades pretendem disputar a sede, e o governo federal e os chefes dos Estados estão decididos a garantir a realização (do campeonato)", emendou o presidente da Fifa.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Carcará se prepara para mais uma partida

Por: Billy Dória

Após o triunfo por 1x0 diante do Itabuna, no Estádio Luis Viana Filho, o Atlético treina forte para enfrentar o Colo-Colo nesta quarta-feira (28), no Estádio Antônio Carneiro em Alagoinhas.

Dentre os desafios, está à tarefa de fazer uma boa apresentação para a torcida e principalmente, vencer o jogo e estabelecer plena recuperação no campeonato.

O técnico Moisés Alves deve utilizar a mesma escalação que venceu o Itabuna no último domingo, porém, não contará com o atacante Robert, que sentiu a coxa esquerda posterior e está sob cuidados do DM.

O atacante Doda amanheceu indisposto e não treinou com o elenco, mas deve ser relacionado para a partida de diante do tigre ilheense que ainda não venceu na competição.

Apesar da recuperação contra o Itabuna, o efeito das duas derrotas consecutivas no início do campeonato (Vitória 3x0 e Fluminense 3x2), ainda é evidente no clube.

Depois de dispensar o técnico João Francisco e o preparador de goleiros, Aranha, a diretoria do Atlético confirmou também o desligamento do zagueiro André Bahia e do meia Nildo.

Os jogadores vinham atuando como titulares, mas não conseguiram demonstrar o bom futebol que era esperado. A diretoria está em busca de novas contratações, mas mantém os nomes sob sigilo para não atrapalhar as negociações.

Decadência das divisões de Base

TIRO DE META

Por: Ricardo Leony

Com o fim da Copa São Paulo de Futebol Juniores nós podemos construir nossa argumentação a cerca da decadência de nossas divisões de base.

Nossos clubes, mais precisamente os nordetinos, numa geral fizeram uma campanha pífia na maior competição da categoria no território brasileiro. O único que se salvou foi o Fortaleza que chegou nas quartas-de-finais e poderia ter ido mais adiante.

Isso nos remeter a questionar: O que está errado na preparação de nossos talentos? Onde estão os talentos? Fácil de responder: Estão migrando para o sul-sudeste antes mesmo de surgirem em nossos clubes.

A resposta a cerca da questão acima foi fácil de ser respondida, basta evidenciarmos as estruturas de clubes como São Paulo, Internacional, Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, etc, com seus sistemas de olheiros que buscam o talento assim que ele desponta no amadorismo. Nosso clubes estão perdendo espaço. Nos falta profissionalismo.

Os clubes do sul-sudeste tem um viés voltado para um processo profissional no tratamento com as camadas mais jovens do futebol. Aqui, em nossa região, o único clube que implementou essa filosofia foi o Sport, vice-campeão brasileiro da categoria naquele campeonato que foi vencido pelo Grêmio, em Porto Alegre.

As maiores decepções da temporada 2008 e do início desta temporada foram e são Bahia e Vitória, com certeza. As duas maiores equipes da Bahia não conseguiram vencer uma partida na Copa São Paulo. Voltaram para Salvador com muita preocupação na bagagem.

A nova diretoria do Bahia trouxe novamente Newton Motta, que estava no Cruzeiro. Ele foi responsável pelas revelações de jogadores como Dida, Vampeta, Alex Alves, Paulo Isidoro, etc no Vitória em 93, quando a equipe foi vice-campeã brasileira.

Mas o retorno dele nos remete a dúvidas também. Em 2006 ele estava no tricolor e quando se transferiu para o Cruzeiro levou um grupo de jogadores que deixou o Bahia a ver navios.

O Vitória já fez uma série de reuniões visando a mudança de suas divisões de base. Epifânio Carneiro, superintendente das divisões de base do Leão Baiano, afirmou que as mudanças já começaram a ser feitas e que o Vitória vai melhorar. Esperamos o prometido.

Cabe a nossos clubes tentarem implementar ritmo profissional nas divisões de base no nordeste. Talentos nos campos de Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, etc não faltam.

Só faltam olheiros capacitados e uma filosofia de trabalho embasada no profissionalismo para que o jovem sinta-se um atleta capaz de crescer e vencer.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Bahia goleia na reabertura do Pituaçu


O Bahia derrotou o Ipitanga no ultimo domingo de goleada, na partida que marcou a reabertura do Estádio Roberto Santos, também conhecido como Metropolitano de Pituaçu. Mais de 20 mil espectadores fizeram parte da grande festa da mais nova praça esportiva da Bahia.

O tricolor de Aço sobrou em campo, deu espetáculo no seu novo palco. Foi um triunfo para premiar os torcedores que ficaram mais de um ano sem assistir o Bahia jogando em Salvador, depois da trajédia de setembro de 2007 na Fonte Nova.

Nos primeiros quinze minutos o time de Alexandre Gallo demostrou um pouco de nervosismo, deixando o time Tucano criar boas oportunidades de gols, que esbarraram nas boas defesas do goleiro Marcelo.

A apreensão da torcida tricolor durou até os 35 minutos da etapa incial, quando o volante Elton aproveitou um rebote para marcar o primeiro gol da reabertura do Pituaçu. Mas a tarde era de outro Helton, o Luis que aos 43 minutos fez dois a zero para o Bahia.

E foi justamente Helton Luis que no segundo tempo marcou seu segundo gol como profissional e em uma mesma partida, "nunca tinha marcado um gol como profissional e marcar dois em uma partida tão importante, foi bom demais", declarou o jogador.

Helton Luis que foi dispensado em 2006 pela diretoria do Vitória quando tinha idade de junior e foi para o Nautico, onde se profissionalizou. Ananias foi quem fechou o triunfo tricolor dando numeros finais à partida.

Matéria e fotos: Paulo Roberto Argollo



sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Seis jogos movimentão 3ª rodada do Baianão


Por: Paulo Roberto Argollo


A terceira rodada da fase classificatória do Campeonato Baiano de Futebol tem seis jogos neste domingo, dia 25 de janeiro. Todos os jogos vão começar as 16:00 horas, sendo cinco partidas no interior e somente uma na capital.

Em Salvador, no Estádio Metropolitano de Pituaçu o Bahia recebe o Ipitanga na reabertura da mais nova praça esportiva da Bahia. O Ipitanga que estreou vencendo o Colo-Colo em Senhor do Bomfim, vem de um resultado negativo no meio de semana para o Vitória da Conquista pelo placar de 2 x 0.

Já o Bahia não atuou no meio de semana e fez até agora apenas um jogo, um empate em 1 x 1 contra o Itabuna. O time de Alexandre Gallo não terá o jovem atacante Paulo Roberto que foi expulso e teve ter as estréias do volante Leo Medeiros e dos Beto, Reinaldo Alagoano e Eraldo.

No Estádio Lomanto Júnior em Vitória da Conquista, o Bode recebe o Vitória do técnico Vagner Mancini. O Leão tem 100% de aproveitamento, derrotou o Atlético de Alagoinhas (3x0) no Barradão e o Colo-Colo (2x0) no Mário Pessoa em Ilhéus.

Já o time do técnico Ferreira (foto) se reabilitou na ultima quarta-feira ao derrotar o Ipitanga por 2 x 0 depois de perder na estreia para o Fluminense de Feira de Santana por 3 x 1 no Estádio Antônio Carneiro em Alagoinhas.

Em Itabuna no Estádio Luis Viana Filho, o Itabunão o Dragão do Sul recebe o Atlético de Alagoinhas, que demitiu o treinador João Francisco depois de dois resultados negativos, contra o Vitória (3 x 0) no Barradão e para o Fluminense (3 x 2) jogando em casa.

Para o lugar de "João Sem Medo", a direria do Carcará colocou Moisés Alves que estava no time de juniores. Já o time de Alberto Leguelé é só alegria, depois da estreia empantendo com o Bahia, o azulino venceu o Poções por 4x3 no Waldomiro Borges em Jequié.

Em Madre de Deus o time da casa treinado por Paulo Sales vai enfrentar o Colo-Colo (foto), que perdeu as duas primeiras partidas até agora, para o Ipitanga por (2 x 1) em Senhor do Bomfim e para o Vitória (2 x 0) em Ilhéus e agora quer se reabilitar.

Um nova derrota pode custar a cabeça do técnico Antônio Dumas, que por enquanto continua prestigiado pelo presidente José Maria Almeida de Santana. Já o Madre de Deus tá tranquilo, folgou no meio de semana e na estreia venceu o Feirense por 2 x 0 jogando no seu mando de campo.

Em Feira de Santana, o Fluminense que também tem 100% de aproveitamento na competição, dois jogos e duas vitórias, 3x1 no Vitória da Conquista e 3x2 no Atlético, recebe a visita do Camaçari que ainda não pontou no estadual, perdeu para o Poções em casa (1x0) e para o Feirense (3x1) em Madre de Deus.

Fechando a rodada em Jequié no Estádio Waldomiro Borges, o Poções do técnico Índio vai encarrar o Feirense. O Poções que na estreia derrotou o Camaçari de Gelson Fogazzi por 1 x 0, tenta reabilitação depois da derrota para o Itabuna na quarta-feira pelo placar de 4 x 3. O Poções que pode está perdendo o meia Tupã para o Bandeirante de Birigui de São Paulo.

Governador entrega Estádio Metropolitano de Pituaçu

O Governo da Bahia através do governador Jaques Wagner entregou nesta quinta-feira a noite oficialmente o Estádio Roberto Santos, o Metropolitano de Pituaçu. A nova praça esportiva da Bahia tem capacidade para 32 mil torcedores.

O evento contou com a presença de vários políticos da Bahia, presidentes dos clubes profissionais do estado e da imprensa esportiva da capital e do interior. Além do governador, o ex governador Roberto Santos também participou da cerimônia de reinauguração do estádio que leva o seu nome.

"Estou muito feliz com o trabalho que realizou o governador Wagner, na recuperação desse estádio que voltará a abrigar jogos importante do futebol da Bahia, do Brasil e quem sabe até de partidas internacionais", decalrou Roberto Santos (foto).

O presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues Gomes, também demostrou muita alegria em ver a Bahia receber mais um Estádio com condições de receber jogos de alto nivel, inclusive da seleção brasileira nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

Outro dirigente que também não escondia a sua satisfação com a reabertura de Pituaçu foi Raymundo Nonato Reis, presidente do Galícia, que tambem poderá mandar jogos no estádio em jogos da segunda divisão do campeonato baiano.

"Sem duvida essa reconstrução de Pituaçu também pode nos beneficiar no futuro, afinal de contas nós já utilizamos Pituaçu em outras oportunidades. Ficou muito bom, tá exelente, um estádio de primeiro mundo", declarou Nonato.

O presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho ficou encantado com a qualidade do estádio e fez questão de agradecer o esforço do Governo do Estado.

"Sem dúvida nenhuma, o Estádio de Pituaçu é um dos mais bonitos e modernos do Brasil. O Governador Jacques Wagner e todos os orgãos envolvidos na reconstrução deste equipamento estão de parabéns, pelo trabalho desenvolvido nesta praça esportiva", concluiu o Presidente.

A partida que marcará a reabertura do Estádio de Pituaçu acontecerá neste domingo dia 25 de janeiro entre as equipes do Bahia e Ipitanga, ás 16:00 horas, em jogo válido pela terceira rodada do Baianão. Para esta partida o governo liberou apenas a venda de 20 mil ingressos.

Confira outras fotos do evento

Ednaldo Rodrigues e Wilson Paim (FBF)

Paulo Roberto, Jorge Alan e Ivan Andrade

Novo piso e nova trave do novo Pituaçu

Vista parcial do campo do novo Pituaçu

Binha abraçando o Governador Jaques Wagner

Parte da imprensa esportiva da Bahia

A festa foi grande na entrega de Pituaçu

Govenador comandou a festa no gramado

Fotos: Paulo Roberto Argollo

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Carcará confiante no triunfo em casa


Por: Billy Doria


O técnico João Francisco continua a preparação do time para o jogo contra o Fluminense. O coletivo de segunda-feira à tarde serviu para testar as finalizações de ataque e corrigir as falhas de posicionamento.

Alguns jogadores que atuaram contra o Vitória foram poupados do coletivo e treinaram a parte física isoladamente.

Ontem pela manhã o coletivo foi realizado no estádio Carneirão. No período da tarde, treino tático no CT Ninho dos Pássaros e logo após, os jogadores relacionados ficam concentrados para a partida de hoje.

ESTRÉIAS

O técnico João Francisco deve promover a estréia do meia Juninho Petrolina e do atacante Siel. O volante Garrinchinha tem agradado a comissão técnica nos coletivos, mas continua aprimorando a parte física.

O jogador deve ser relacionado, mas é bem provável que só jogue 45 minutos. A estréia do campeonato em casa é aguardada com muita expectativa pela torcida, que só pensa no resultado positivo e mais uma vez, deverá encher as dependências do estádio Antônio Carneiro.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Vai começar a festa do futebol na Bahia


Por: Paulo Roberto Argollo

Começa neste domingo dia 18 de janeiro o Campeonato Baiano de Profissionais. Doze times brigando por um só objetivo, o titulo de campeão baiano. São duas equipes da capital e dez do interior.

Este ano a competição tem tudo para ser mais emocionante do que a do ano passado. A dupla Bavi como sempre entra no certame como os grandes favoritos ao titulo, por causa das suas estruturas e das altas cotas que recebem.

Mas os times do interior na sua maioria tem se profissionalizado a cada ano e aprendido a fazer futebol profissional com boas contratações, tanto que desde 2005 a dupla Bavi tem encontrado dificuldades com vários clubes do interior.

Em 2005 foi o ano do Ipitanga dá testa aos chamados grandes do futebol da Bahia. Em 2006 foi o Colo-Colo, campeão baiano no ritmo do "Bonde do Tigrão". Em 2007 foi a vez do Atlético de Alagoinhas mostrar sua força e em 2008 foi o Bode Conquistense que quase levantou a taça do Baianão.

Este ano o Colo-Colo, o Vitória da Conquista, o Atlético, o Fluminense e principalmente o caçula Madre de Deus investiram muito em boas contratações, dando mostra de que mais uma vez querem brigar pelo titulo e sobre tudo pelas duas vagas na Serie D do Campeonato Brasileiro.

A partir deste domingo emoção não vai faltar nos estádios da capital e no interior do estado e o torcedor como sempre vai lotar os estádios apoiando o seu time. Este ano o Baianão estará mais apimentado com a ida de Paulo Carneiro para o Bahia.

Sem dúvida esta contratação de peso por parte do Tricolor de Aço, mexeu com seu maior rival, o Vitória que também teve que investir em contratações de bom nível, motivando ainda mais o campeonato estadual da Bahia deste ano.

Façam suas apostas, vai dá a capital ? Vai dá o interior ? Como aconteceu com Colo-Colo em 2006 ? Vai dá Vitória, que nos ultimos 10 anos conquistou a maior parte das edições da competição ? Ou o Bahia vai quebrar um jejum de sete anos sem titulos ?

Agora só nos resta esperar a bola rolar e acompanhar o desenrolar da competição para ver quem será o campeão baiano de 2009.


Jogador da Prêmiu's é contratado pelo Aguia Negra

O atacante Gefson de 26 anos, ex Bandeirente de Birigui/SP e com Passagem pelo Bahia/BA, Fluminense/BA, Clermont/França, Toledo/PR, Real Sta Cruz/Bolívia, Galícia/BA, Persisternate da Indonesia, Vilhena/RO, foi contratado pelo Aguia Negra da primeira divisão de Mato Grosso do Sul.

No ano passado, Gefson foi contratado pelo Queimadense da Paraíba, mas nem chegou a jogador por que rebeceu uma proposta do Bandeirente de São Paulo. "Tenho atuado muito pouco na Bahia, por que fora do meu estado os clubes pagam melhores salários, infelizmente" declarou o jogador.

Outros jogadores da Prêmius

Outro jogador da Prêmiu's Assessoria Esportiva que também esta no Mato Grosso do Sul é o meia esquerda Tatico (foto), que no ano passado disputou a segunda divisão do baianão pelo Camaçariense/BA e agora esta no Naviraiense.

Antes o jogador já tinha atuado pelo Atlético de Alagoinhas/BA, Cruzeiro de Cruz das Almas/BA, Itabuna/BA, Astro/BA, dentre outros clubes. Tatico foi indicado pelo treinador Yonai da Luz com quem trabalhou no Camaçariense no ano passado.

Tatico também joga na lateral esquerda, "No Camaçariense o professor mim colocou como ala no esquema com três zagueiros, mas a minha mesmo é na meia" declarou o jogador.

Em Sergipe

No São Cristovão de Sergipe tem dois jogadores da Prêmiu's, o zagueiro João Carlos de 27 anos e o meia Joel de 24 anos. O São Cristovão esta na primeira divisão do futebol sergipano e é treinado pelo baiano Natanael Ferreira.

Joel (foto) no ano passado também disputou a segunda divisão do campeonato baiano pelo Camaçariense. Joel passou em um teste no Vitória/BA em 2005 sendo aprovado pelo técnico da epoca Renê Simões. Em 2006 passou o pelo Atlético de Alagoinhas/BA e Galícia/BA.

João Carlos também foi aprovado no Vitória/BA na mesma época de Joel. O jogador tem passagem pelo XV de Novembro/SP, São José/SC, Marcilio Dias/SC, Palmeiras Nordeste/BA, Galícia/BA e Propriá/SE.

O lateral direito Tito, que no ano passado disputou o baianão pelo Colo-Colo de Ilhéus e a Serie C pelo Atlético de Alagoinhas/BA, acertou a sua volta ao futebol sergipano e vai defender o América de Propria/SE.

Tito tem passagem por Coritiba/PR, América/RN, Barreiras/BA, Jacuipense/BA e Galícia/BA em 2006. Em 2007 o jogador defendeu o Confiança na Serie C do Campeonato Brasileiro, quando a equipe era comandada pelo técnico Ferreira.

Na Bahia

Três jogadores da Prêmiu's foram contratados pelo Poções por indicação do técnico Índio. O goleiro Cristiano Tafarel, o meia Fernando e o lateral direito/volante Rafael Santos. Esta é a terceira vez que jogadores da Prêmiu's são contratados pelo Poções, os goleiros Ronildo em 2007 e Bruno e Marivaldo em 2008.

Cristiano Tafarel tem 28 anos, foi revelado na divisão de base do Vitória/BA e seleção brasileira com 17 anos e já atuou no Juventus/SP, Confiança/SE, Palmeiras/BA, Império Toledo/PR, Icasa/CE, Colo-Colo/BA em 2006 e Atlético/BA em 2007. No ano passado Tafarel jogou no Santa Cruz do Rio Grande do Norte no primeiro semestre e o Atlético de Alagoinhas na Serie C do Brasileirão.

O meia Fernando (foto) no ano passado atuou pelo Camaçariense/BA na segunda divisão e pelo Feirense na divisão de elite do futebol baiano e em 2007 foi titular no Galícia que chegou a final da segundona contra o Feirense/BA.

Já o lateral direito/volante Rafael Santos, de 24 anos fez parte do elenco do Ipitanga/BA onde foi titular na lateral direita contra o Colo-Colo, o Itabuna, o Vitória da Conquista, o Juazeiro e o Fluminense e atuou em outras partidas como volante sempre entrando no segundo tempo.

Antes do Ipitanga/BA, Rafael já tinha atuado pelo Juazeiro/BA e pelo Mogim das Cruzes/SP onde ficou dois anos até retroenar para o futebol baiano no ano passado.

No Madre de Deus o atacante Belo também da Prêmiu's foi um dos destaques na temporada de 2009. Antes do Madre de Deus o atacante passou pelo Poções/BA, Lençoense/SP, Francana/SP, Confiança/SE, Colo-Colo/BA, Astro/BA e Parnayba/PI em 2008.

O goleiro Marcelo Augusto (foto) campeão baiano pelo Colo-Colo em 2006, depois de passar pelo Vitória da Conquista e Itabuna em 2008, acertou sua contratação com o Feirense/BA campeão da segunda divisão da Bahia em 2007.

Marcelo também tem passagem pelo União São João/SP, Rio Branco/MG, Blumenau/SC, Araçatuba/SP, Atlético/MG e Ituiutaba/MG.

No Itabuna o lateral direito Som volta a equipe da sua cidade depois de passar pelo Camaçariense/BA no ano passado. Som que passou três temporadas no Colo-Colo/BA, também já defendeu o Internacional de Porto Alegre/RS.

Da Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Jogador se mostra animado para a estréia

Por: Gabriel Badaró

Desde que foi apresentado no Bahia como um dos principais reforços do time para a temporada 2009, o volante Leo Medeiros ficou impressionado com o profissionalismo da nova diretoria tricolor. Ciente de todo o esforço que vem sendo feito para melhorar a estrutura do clube, o jogador mostra empolgação para falar sobre seu novo desafio.

“Certamente sou um dos jogadores mais motivados para jogar em 2009. Passei o ano anterior sem jogar durante muito tempo e isso mexeu muito comigo. Quando vi como as coisas estão sendo tratadas com seriedade aqui no Bahia, fiquei ainda mais animado. A diretoria formou um elenco de qualidade e nos dá todo o suporte para desempenharmos nosso papel em campo”, afirmou Leo, mostrando muita consciência do momento atual do Tricolor.

Com a bagagem de quem vem chegando a finais de campeonatos estaduais desde 2005, quando se sagrou campeão mineiro pelo Ipatinga (foi finalista do Mineiro de 2006 – vice-campeão pelo Ipatinga, e dos Cariocas de 2007 e 2008 – bi-campeão pelo Flamengo), Leo não foge da responsabilidade que terá em seu novo time.

“Vim para o Bahia com o intuito de seguir conquistando títulos na minha carreira. Darei o meu máximo para ajudar meus companheiros dentro de campo e fazer desse ano um período de muitas alegrias”, disse.

FBF lança oficialmente Baianão de 2009


Em mais um noite de gala, a Federação Baiana de Futebol lançou oficialmente na noite desta quarta-feira no Hotel Catussaba, o Campeonato Baiano de 2009. A festa contou com a presença de dirigentes e desportitas de toda Bahia.

O evento é promovido pela terceira vez em parceria com a TV Itapoan/Record, que irá transmitir para mais de 100 países o certame. O presidente Ednaldo Rodrigues Gomes (foto) falou da importancia e do crescimento do futebol baiano depois dessa parceria com a Rede Record.

"Sabemos quanto é dificil fazer futebol no interior, mas as equipes tem se profissionalizado cada vez mais e isso é muito importante para o engrandecimento do futebol da Bahia" declarou o presidente Ednaldo.

As seleções de Conceição do Coité e Cachoeira, campeã e vice respectivamente também foram premiadas durante a festa de lançamento do Baianão 2009. O presidente do Vitória Jorge Sampaio conversou com vários presidentes de clube do interior e o assunto sempre foi o mesmo, o empréstimo de jogadores.

O evento foi transmitido ao vivo pela Rádio Sociedade da Bahia, atraves dos Programas bate Bola e Chutando a Bola que foi comandado pelos radialistas Raniere Alves, Matinho Lélis, Toni Carneiro, Noel Tavares, Renan Rocha e Manoel Messias.

Confira outras fotos do evento

Marcelinho Guimarães, Roberto Passos e Ricardo Xavier

Jorginho Sampaio e Raimundo Rodrigues

Paulo Droppa (Diretor da Tv Itapoan) e Paulo Caneiro

Raniere Alves e Martinho Lélis (Rádio Sociedade)

José Carlos e Toinho Rezende (Madre de Deus)

Paulo Roberto / Reporter Barra Limpa da Sociedade

Wilson Paim e Toni Carneiro (Rádio Sociedade)

As taças de campeão e vice do Baianão 2009

Marcelinho Guimarães e Jota Jota