sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Velha Fonte Nova será demolida domingo


Neste domingo, 29 de agosto, uma parte da história do esporte baiano será modificada para sempre. A última etapa da demolição da Fonte Nova está marcada para às 10h. Em 17 segundos um gigante de 59 anos irá ao chão.

Um estádio mais moderno será construído no lugar da velha Fonte e terá um anel a mais que o antigo, além de seguir os mesmos moldes dos estádios da Europa. A capacidade da nova praça esportiva deve ser de 55 mil pessoas, podendo ser ampliado para 60.000 pessoas.


O Estádio Octávio Mangabeira foi inaugurado no dia 28 de Janeiro de 1951, no jogo entre Botafogo e Guarany, ambos baianos. O jogo foi válido pelo com nome do governador do estado na época, e que também nomeou o estádio. Até esta data, ainda não se sabia que ali nascia uma praça esportiva que ficaria marcada para sempre nos nos corações dos amantes do futebol na Bahia.

A Fonte Nova, como foi carinhosamente batizada, se tornou uma parte importante da cultura de Salvador. A cidade se acostumou a vibrar com os jogos de Bahia e Vitória nos domingos à tarde, quando era comum a festa com mais de 60 mil torcedores. Mais de 300 jogos entre os dois principais clubes baianos foram disputados na arena.

Leão na Fonte - Bahia e Vitória foram os clubes que mais mandaram jogos na Fonte Nova. Após a reforma do estádio Manoel Barradas, o Leão deixou de mandar seus jogos no estádio. Antes, porém, os rubro-negros viveram momentos de grandes emoções na praça esportiva, como o jogo contra o Palmeiras, em 1993, quando foi vice-campeão brasileiro.

Casa Tricolor – A torcida do Esporte Clube Bahia é a que tem mais identificação com a praça esportiva. Durante anos o estádio foi a casa para a torcida tricolor, que fazia festas admiradas em todo o Brasil, tamanha alegria e vibração que o público proporcionava. Mais de 110 mil pagantes foram registrados na partida contra o Fluminense, válida pela semi-final do Brasileiro de 1988, quando o Esquadrão se sagrou campeão. Mesmo enquanto o Bahia esteve fora da principal divisão do Brasileiro, a torcida rivalizava em média de público com grandes clubes da Série A.

Tragédia - No dia 25 de Novembro de 2007, na partida entre Bahia e Vila Nova-GO, válida pela Série C do Campeonato Brasileiro, parte da arquibancada superior cedeu. Sete pessoas morreram e mais de trinta ficaram feridas. Esta foi umas das maiores tragédias do futebol brasileiro, equivalendo o desastre do Albertão, no Piauí, quando sete pessoas também morreram e mais de 300 ficaram feridas.

Desde o acidente a Fonte Nova não recebeu mais jogos. De lá para cá muito se discutiu sobre o que seria feito com o estádio. A partir da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 e da Bahia como uma das subsedes, ficou decidido que o estádio seria demolido e um novo com os mesmos moldes da anterior seria construído no lugar.

Fonte: radiosociedadeam.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário