sexta-feira, 5 de setembro de 2008

TIRO DE META

Investimento sombrio

O futebol hoje é o esporte mais capitalizado do mundo. Disso ninguém tem dúvidas e todos querem lucrar com isso. Empresas, jogadores, clubes, empresários de jogadores, aproveitadores de plantão e etc.

Baseado nessa afirmação que vemos com olhos tortos essa negociação sombria entre Petrobrás e Esporte Clube Vitória. A estatal vai financiar cerca de R$ 4,6 milhões em investimento no clube em prol de publicidade e também parceria na venda de ingressos.

Aí eu me pergunto, de onde está vindo todo esse dinheiro? Como estatal de fato, esse dinheiro teria que ser empregado em prol do desenvolvimento social, não é? E que desenvolvimento social teremos com o investimento numa iniciativa privada que é o EC. Vitória?

Não é muito difícil achar locais que certamente esse dinheiro iria se encaixar melhor num investimento de cunho social. São tantas comunidades carentes, projetos sem fins lucrativos que precisam de apoio da sociedade, ONGS e muitas outras coisas.

A Petrobrás já afirmou de forma oficial que esse investimento será feito em outros estados também nos clubes de futebol. E onde está o desenvolvimento do futebol nisso? Por que não investir em projetos sociais que tiram as crianças dos braços do crime para abraçarem o esporte para o crescimento olímpico do país?

É um verdadeiro jogo de interesses os investimentos. Eu não sei, de fato, o que tem em casa cláusula do contrato a ser assinado entre a estatal e os clubes. Mas, ao que parece, esse investimento só visa o crescimento da estatal e das empresas envolvidas (clubes). O povo, que é o consumidor disso tudo, sofre cada vez mais excluído.

Por: Ricardo Leony
Produtor do Dep. de esporte da Rádio Sociedade da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário