segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Mais uma vez nadamos e morremos na praia

Cartas na Mesa
Por: Paulo Roberto Argollo

Desta vez foi o Vitória da Conquista e o Itabuna que nos encheram de esperanças na terceira divisão do futebol brasileiro, também conhecida como Serie C, nomenclatura bonita que arranjaram para que o torcedor se esqueça que é a ultima divisão do nosso futebol.

Mas tudo bem, afinal de contas no ano que vem vamos ter mais uma divisão, criada pela CBF, a Serie D terá 40 clubes de todo o país e a Bahia terá duas vagas nesta competição. Por isso a importância dos nossos clubes se manterem na Seris C de 2009.

Nós baianos depositamos todas as nossas fichas no Bode conquistense e no Dragão itabunense, principalmente na revelação dos últimos dois anos no futebol da Bahia, o alviverde bem comandado e administrado por Ederlane Amorim.

Do Itabuna também esperávamos uma boa campanha, já que o Presidente Ricardo Xavier perseguiu durantes anos esta vaga na terceirona do futebol brasileiro. Mas ambos fizeram uma participação muito fraca.

Nossos representantes não conseguiram ser melhor do que as equipes do nordeste, a exemplo de Confiança/SE e Asa de Arapiraca/AL. E pior, uma acabou atrapalhando a outra, quando Itabuna venceu o Conquista no Itabunão e depois foi goleado pelo Asa.

Era muito importante que uma ou até mesmo as duas equipes conseguissem passar para a terceira fase da competição, por estariam automaticamente entre as vinte equipes que vão disputar a Serie C no ano que vem.

Deixando assim apenas os seis clubes do futebol baiano disputando as duas vagas na Serie D de 2009. Agora não teremos nenhum representante baiano na Serie C de 2009, deixando ainda mais longe o sonho de vermos um time do interior da Bahia na Serie B do Brasileirão.

E eu fico a mim perguntar neste momento, o que falta e o que faltou aos nossos clubes que disputaram a terceira divisão do futebol brasileiro ? Será que é o baixo nível técnico das nossas equipes ? Falta preparo para os nossos dirigentes ? Será a questão financeira ? Ou será que o profissionalismo do nosso futebol ainda esta muito distante ?

São perguntas que provavelmente não encontraremos respostas. Até por que os nossos dirigentes se julgam como celebridades e acham que são os melhores dirigentes do mundo, que sabem tudo e que nunca vão precisar de uma assessoria profissional.

Recentemente tivemos uma prova de que quando há um pouco de organização, de planejamento e profissionalização, as coisas acontecem, mim refiro ao título conquistado em 2006 pelo Colo-Colo da cidade de Ilhéus.

Quero deixar bem claro que não foi só o Vitória da Conquista e o Itabuna que nos decepcionaram na Serie C não, nos últimos anos todos os clubes do interior baiano que passaram pela competição fizeram campanhas muito ruim, essa é a mais pura verdade, infelizmente.



Um comentário:

  1. Gostei muito do blog e do comentario feito por paulo roberto sobre o Itabuna na serie c. O nosso time realmente deixou muito a desejar, nossos dirigentes precisam mesmo se profissionalizar, parabens pela ideia do blog.

    ResponderExcluir