segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Alonso vence em Cingapura e entra para historia da F-1

Aceleranco com Carlos Augusto*

Foi realizado neste domingo, ás 09 horas (Brasília) a 15ª etapa de mundial de F-1, o GP de Cingapura, no travado circuito de rua, a primeira prova noturna da historia e sendo o GP de numero 800 desde 1950, neste GP foi usados 1.620 refletores, a pista com uma extensão de 5.067m. e concluída com 61 voltas.

Teve uma largada limpa, sem acidentes, o piloto Felipe Massa assumiu a frente e já abrindo de Lewis, Kimi e demais pilotos, quando tudo parecia que a prova terminaria com a dobradinha da Ferrari com Felipe na ponta e Kimi com volta mais rápida uma atrás da outra, aproximando-se de Lewis.

Fernado Alonso(Renault), foi o primeiro a fazer o pit-stop na 13º volta, dando muita sorte, por que na volta de nº 15, Nelson Piquet(Renault) escapou e bateu forte ficando fora da prova, entrando o Safety-Car.

Quando os boxes foi liberado para o pit-stop, onde mais uma vez a Ferrari erroneamente deu o sinal verde liberando Felipe para sair, "que falta faz o pirulito", mas a mangueira de abastecimento estava travada no carro.

Felipe saiu arrancado a mangueira, derrubando o mecânico, e derramando o combustível, com o gravíssimo erro da Ferrari, Felipe foi punido com um Drive Through, dando uma passagem pelos boxes, vendo tudo que tinha feito nos treinos para o grid e na própria largada e podendo ganhar a prova indo por água baixo.

Na volta de nº 17, Barrichello abandona a prova com problemas no carro, os pilotos Rosberg e Kubica também são punidos com um stop-gol, parar por 10 segundos nos boxes, na volta de nº 34, Fernando Alonso assume a liderança da prova, seguido de Rosberg e Coulthard.

Na volta de nº 52 Sutil(Force India), bateu e saiu da prova, o carro ficou em lugar perigoso vindo a pista novamente o Safety-Car, mas saindo duas voltas depois, já no final da prova, na volta de nº 57 Kimi Raikkonen bate sozinho, com isso a McLaren assumiu a liderança do mundial de construtores.

Fernando Alonso um dia antes nos treinos classificatórios para o grid, sofreu e chorou muito, quando o sue carro simplesmente parou sem ter marcado o tempo, mas no domindo, teve a prova caindo no seu colo para quem largou na 15ª posição, ficando assim a classificação da prova:

1 – Fernando Alonso (Esp) Renault
2 – Nico Rosberg (Ale) Williams-Toyota
3 – Lewis Hamilton (Ing) McLaren-Mercedes
4 – Timo Glock (Ale) Toyota
5 – Sebastian Vettel (Ale) STR-Ferrari
6 – Nick Heidfeld (Ale) BMW- Sauber
7 – David Coulthard (Esc) RBR- Renault
8 – Kazuki Nakajima (Jap) Williams-Toyota

O brasileiro Felipe Massa (Ferrari) ficou em 13º lugar no final da prova.

Ficando assim o mundial de:

Pilotos: Escuderias:

1 – Lewis Hamilton = 84 1 – McLaren - 135
2 – Felipe Massa = 77 2 - Ferrari - 134
3 – Robert Kubica = 64 3 - BMW - 120
4 – Kimi Raikkonen = 57 4 – Renault - 51

A 16ª etapa do mundial de F-1 será o GP de Japão, no circuito de Fugi, no dia 12/10, as 2:30h. horário de Brasília.

Mais uma vez a Ferrari prejudica Felipe Massa, que agora tem um momento decisivo da competição e por tabela perdendo para a sua rival a primeira colocação no mundial de construtores, " custou caro o erro em Cingapura ".

Agora faltam três provas para o final a do Japao, a da China e a do Brasil, pistas favoráveis a Ferrari, mas com a diferença de 7 pontos entre Felipe x Lewis, e de 1 ponto entre McLaren x Ferrari, vamos ter um final de temporada emocionante.

Espero que a Ferrari esqueça o sistema eletrônico na troca dos pneus e volte ao velho e eficiente pirulito, e não erre mais, só assim Felipe pode ter chance de ser campeão, pois se a Ferrari e Felipe estão com um adversário sem cometer erros, assim fica difícil.

*Carlos Augusto é Radialista da Rádio Bahiana de Ilhéus


7 comentários:

  1. Essa corrida foi muito boa pelo ineditismo de ser noturna. por outro lado tivemos o azar de Massa. mas bola pra frente, ainda acredito no campeonato. Parabéns pela coluna Carlos

    ResponderExcluir
  2. A F1 ta ficando estressante com esses erros corriqueiros, são milhares de dólares investidos, erros assim são inadimissíveis, não dá pra ficar mais domingo pela manhã em casa achando que vai ver um espetáculo e se deparar com trapalhadas á lá zorra total...

    Abração meu xará(O que Lula acha disso tudo???)


    Carlos Santiago

    ResponderExcluir
  3. dizem que deus escreve certo por linhas tortas, então todos estes erros ou atrapalhadas da escuderia italiana são apenas desculpas pra felipe só ser campeão no ultimo gp da temporada e poder comemorar em casa um forte abraço (Taiguara)

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlos Augusto,
    Não entendo muito tecnicamente de F-1, assisto às vezes, mas gostei da sua análise, é de quem entende e está informado.
    O meu comentário é: nesta corrida o Felipe não foi "massa", mas vai ser campeão por que ficou no lugar 13. Isto é um bom presságio. Penso o Lula acha isto também, respondendo ao "anônimo disse" ao lado.
    Abração,
    Mário

    ResponderExcluir
  5. Bela matéria Carlos, mas infelizmente mais um erro da Ferrari custou a Felipe Massa a prova e provavelmente o Campeonato.

    ResponderExcluir
  6. Só sei que passei a ter prazer novamente em acordar cedo aos domingos para ver a Fórmula 1. Tenho aquela pitada de nostalgia abastecida pelo espírito do Ayrton Senna e que é misturada com as esperanças depositadas em Felipe Massa, até porque nosso piloto é muito bom e injustiçado às vezes.
    Esperemos que a F1 continue assim ou fique ainda melhor.
    Gostei Carlos, Entende tudo de Fórmula 1

    Boaventura de Potiraguá
    1º outubro de 2008

    ResponderExcluir
  7. Realmente, essa foi uma corrida diferente, por ser noturna, mas não faltaram emoções. Pelo que aconteceu, parece que não querem um brasileiro campeão do mundo novamente... para a Ferrari cometer uns erros desses, é injustificável... mas ainda dá pra o Massa "correr" atrás do lucro.

    Parabéns pela coluna, Carlos

    ResponderExcluir