quinta-feira, 18 de setembro de 2008

BRASIL FAZ MELHOR PARAOLIMPÍADA DA HISTÓRIA

Nesta quarta-feira, o Brasil encerrou a sua participação nos jogos Paraolímpicos de Pequim com o melhor desempenho da história. Os atletas trouxeram ao todo 47 medalhas, sendo 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze, deixando a delegação na nona colocação. Esta foi à primeira vez em que o país terminou entre os dez primeiros.

Há quatro anos, em Atenas, o Brasil terminou em 14º, com 14 ouros, 12 pratas e sete bronzes, no total de 33 medalhas. Os Brasileiros tiveram em Pequim um crescimento de 42% no quadro de medalhas, resultado histórico que levou 14 pódios a mais do que nos jogos em Atenas.

O ouro conquistado pela seleção de futebol de cinco, nesta quarta-feira, foi fundamental para esta subida a nona colocação, pois a Espanha ficou com 15 medalhas de ouro, 21 de prata e 22 de bronze, 58 no total.

O nadador Daniel Dias, foi o grande destaque da delegação em Pequim. O atleta da categoria S5 subiu noves vezes no pódio, sendo quatro no degrau mais alto, quatro no segundo e uma vez no mais baixo. André Brasil, nadador da categoria S10, também não ficou atrás e conquistou quatros ouros e uma prata.

As mulheres brasileiras da natação coloriram Pequim de verde e amarelo, conquistando pela primeira vez três medalhas de bronze. Verônica Almeida na categoria S7, Edênia Garcia na categoria S4 e Fabiana Sugimori na categoria S11, levaram muita alegria ao pódio paraolímpico.

Em Pequim, a Delegação foi composta de 188 atletas, tendo uma média de um pódio para cada quatro integrantes. A expectativa nos jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, é de que a delegação tenha mais conquistas, superando a casa dos 200 atletas integrantes

Por: Marcelo Castro
Produtor do Dep. de Jornalismo da Rádio Sociedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário