domingo, 14 de setembro de 2008

Futsal de Eunápolis é campeão dos Jogos Abertos

A seleção de Futsal de Eunápolis conquistou neste domingo em Camaçari o título de campeão dos Jogos Abertos do Interior, ao vencer na final a seleção de Lauro de Freitas por 2 x 0. Antes de chegar a final, o time eunapolitano venceu os donos da casa na semifinal.

Esta conquista vem mais uma vez demostrar que atualmente Eunápolis tem o melhor Futsal da Bahia. O time comandado por Artur Nunes conquistou as ultimas duas edições do campeonato baiano e o direito de disputar o Taça Brasil.

Depois da segunda partida nos Jogos Abertos do Interior quando Eunápolis venceu a Seleção de Barreiras na ultima sexta-feira por 4 x 2, nós conversamos com o técnico Artur Nunes, que a muitos anos vem se dedicando ao futsal em Eunápolis.

Artur nos falou da importância da participação nos jogos abertos do interior e de conquistar o título desta competição que tem um sistema de disputa diferente do campeonato baiano.

Artur Nunes - O principal objetivo é para que a equipe não fique muito tempo parada, até por que esta competição não tem para gente nenhum retorno. Nossos atletas sentem muito por que aqui o tempo é corrido, diferente do baiano, que a gente pode trabalhar melhor as jogadas ensaiadas e além do mais é uma competição aberta que envolve times formados somente para esta competição, diferente da nossa equipe.

Paulo Roberto - Como você avalia o futsal hoje em Eunápolis, houve alguma evolução desde de quando você começou a trabalhar como treinador ?

Artur Nunes - Houve sim, houve uma evolução muito grande, a prova disso é que nos conquistamos quatro títulos a nível estadual, que foi o bi campeonato baiano em 2006 e 2007 e da Taça Bahia de Futsal que fomos campeões em 2007 e 2008. Este ano nós não perdemos nenhuma partida ainda, a evolução tem sido muito grande, o trabalho esta sendo bem feito, o apoio hoje é bem maior do que quando nos começamos.

Paulo Roberto - Hoje o futsal esta mais popularizado do que há 10 anos atrás, por que aconteceu esta popularização ?

Artur Nunes - Essa popularização acontece muito fora da Bahia. Aqui no nosso estado a mídia ainda não dá o mesmo espaço que se dá no sul do país. Por exemplo agora mesmo nós tivemos a Taça Bahia e não tivemos uma divulgação pesada por parte da imprensa e no campeonato baiano acontece a mesma coisa. A federação precisa buscar formas de atrair mais a mídia, para que o nosso futsal possa crescer também em popularidade.

Paulo Roberto - Este ano vocês vão disputar pela segunda vez a Taça Brasil, você acredita que sua equipe possa fazer uma participação ainda melhor ?

Artur Nunes - Sem dúvida, no ano passado ficamos em terceiro lugar no nosso grupo disputando com equipes fortes e foi uma experiencia muito boa para a gente. Nós temos um pouco de dificuldade por que a gente treina em uma quadra de 36x18 e jogamos em quadras de 40x20. Ano passado em Itabaiana/SE passamos pelo mesmo problema, a gente precisa treinar em uma quadra com essas dimensões, para nos adaptarmos melhor.

Paulo Roberto - Nesta Taça Brasil tem alguma equipe considerada imbatível, chamada de bicho papão Artur ?

Artur Nunes - Tem sim, Jaraguá do Sul é uma equipe fortíssima, foi bi campeã da Liga Nacional e que tem os melhores jogadores de futsal do Brasil, como Falcão que é considerado o melhor jogador do mundo. Tem ainda o Carlos Barbosa, o Universo, o Ulbra que já foi vice campeão da Liga, que realmente fazem a diferença e que vão dá muito trabalho na competição.

Paulo Roberto - Hoje o futsal de Eunápolis esta muito distante dessa equipes de ponta que disputão a Taça Brasil ?

Artur Nunes - Estamos sim. Principalmente em termos de estrutura, eles tem seus próprios ginásios para treinar, é uma estrutura realmente fantastica. Os jogadores recebem sálarios muito bons, a nível de seleção brasileira e nós ainda estamos começando uma caminhada que é muito longa. Nessas equipes os jogadores vivem exclusivamente do futsal, tem um trabalho muito grande de divisão de base, com centro de treinamento, para que a gente possa trabalhar no futuroa com mais tranquilidade.

Por: Paulo Roberto Argollo



Nenhum comentário:

Postar um comentário