segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Luizinho quer título do Sul-Americano

Depois de conquistar tudo o disputou este ano, o Trófeu Milton Medeiros de Seleções, em Salvador, o norte-Nordeste interclubes, em Natal, o bicampeonato brasileiro juvenil em Belém, o bicampeonato da Copa Mercosul no Paraná, e o C ampeonato Baiano de Inverno.

O campeão Luiz Alberto Britto (foto), do Yate Clube da Bahia, do técnico Guilherme Argolo, patrocinado pelo Grupo A Fórmula, nada no dia 17 de outubro rumo à seleção brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano Juvenil de Maratonas Aquáticas, em abril de 2009, em Mar Del Plata.

Até chegar a Argentina, Luizinho tem três competições de piscina até o final do ano pelo Brasil. “O XXI Campeonato Internacional de Seleções, Troféu Chico Piscina, em Mococa, o XVII Campeonato Brasileiro Juvenil, Troféu Carlos Sobrinho, em Vitória, e o IV Torneio Open de Natação, em Santa Catarina”, ressalta Luizinho.

O atleta que é bicampeão da Travessia de mar aberto, do Farol de Itapoan ao Farol da Barra, venceu na sua categoria Juvenil II, a travessia Praia da Gamboa ao Forte da Barra, em Salvador, e ficou em 3º lugar no absoluto.

No dia 17 ele disputa à seletiva da CBDA na Travessia de Inema, de 5.000 metros, que define a seleção brasileira que vai disputar o Sul-Americano Juvenil de Maratonas Aquáticas, na Argentina.

Para tentar vencer a Travessia de Inema em Salvador, e chegar à seleção brasileira, Luizinho vai contar com o apoio da alta tecnologia em trajes de natação.

Uma calça da Mosconi para atletas de alta performance, com tecido exclusivo com grande percentual de flexibilidade horizontal e vertical (Pro-Elast), material que não absorve água ou suor e com hidrodinâmica que minimiza o atrito com a água.

Alonso vence em Cingapura e entra para historia da F-1

Aceleranco com Carlos Augusto*

Foi realizado neste domingo, ás 09 horas (Brasília) a 15ª etapa de mundial de F-1, o GP de Cingapura, no travado circuito de rua, a primeira prova noturna da historia e sendo o GP de numero 800 desde 1950, neste GP foi usados 1.620 refletores, a pista com uma extensão de 5.067m. e concluída com 61 voltas.

Teve uma largada limpa, sem acidentes, o piloto Felipe Massa assumiu a frente e já abrindo de Lewis, Kimi e demais pilotos, quando tudo parecia que a prova terminaria com a dobradinha da Ferrari com Felipe na ponta e Kimi com volta mais rápida uma atrás da outra, aproximando-se de Lewis.

Fernado Alonso(Renault), foi o primeiro a fazer o pit-stop na 13º volta, dando muita sorte, por que na volta de nº 15, Nelson Piquet(Renault) escapou e bateu forte ficando fora da prova, entrando o Safety-Car.

Quando os boxes foi liberado para o pit-stop, onde mais uma vez a Ferrari erroneamente deu o sinal verde liberando Felipe para sair, "que falta faz o pirulito", mas a mangueira de abastecimento estava travada no carro.

Felipe saiu arrancado a mangueira, derrubando o mecânico, e derramando o combustível, com o gravíssimo erro da Ferrari, Felipe foi punido com um Drive Through, dando uma passagem pelos boxes, vendo tudo que tinha feito nos treinos para o grid e na própria largada e podendo ganhar a prova indo por água baixo.

Na volta de nº 17, Barrichello abandona a prova com problemas no carro, os pilotos Rosberg e Kubica também são punidos com um stop-gol, parar por 10 segundos nos boxes, na volta de nº 34, Fernando Alonso assume a liderança da prova, seguido de Rosberg e Coulthard.

Na volta de nº 52 Sutil(Force India), bateu e saiu da prova, o carro ficou em lugar perigoso vindo a pista novamente o Safety-Car, mas saindo duas voltas depois, já no final da prova, na volta de nº 57 Kimi Raikkonen bate sozinho, com isso a McLaren assumiu a liderança do mundial de construtores.

Fernando Alonso um dia antes nos treinos classificatórios para o grid, sofreu e chorou muito, quando o sue carro simplesmente parou sem ter marcado o tempo, mas no domindo, teve a prova caindo no seu colo para quem largou na 15ª posição, ficando assim a classificação da prova:

1 – Fernando Alonso (Esp) Renault
2 – Nico Rosberg (Ale) Williams-Toyota
3 – Lewis Hamilton (Ing) McLaren-Mercedes
4 – Timo Glock (Ale) Toyota
5 – Sebastian Vettel (Ale) STR-Ferrari
6 – Nick Heidfeld (Ale) BMW- Sauber
7 – David Coulthard (Esc) RBR- Renault
8 – Kazuki Nakajima (Jap) Williams-Toyota

O brasileiro Felipe Massa (Ferrari) ficou em 13º lugar no final da prova.

Ficando assim o mundial de:

Pilotos: Escuderias:

1 – Lewis Hamilton = 84 1 – McLaren - 135
2 – Felipe Massa = 77 2 - Ferrari - 134
3 – Robert Kubica = 64 3 - BMW - 120
4 – Kimi Raikkonen = 57 4 – Renault - 51

A 16ª etapa do mundial de F-1 será o GP de Japão, no circuito de Fugi, no dia 12/10, as 2:30h. horário de Brasília.

Mais uma vez a Ferrari prejudica Felipe Massa, que agora tem um momento decisivo da competição e por tabela perdendo para a sua rival a primeira colocação no mundial de construtores, " custou caro o erro em Cingapura ".

Agora faltam três provas para o final a do Japao, a da China e a do Brasil, pistas favoráveis a Ferrari, mas com a diferença de 7 pontos entre Felipe x Lewis, e de 1 ponto entre McLaren x Ferrari, vamos ter um final de temporada emocionante.

Espero que a Ferrari esqueça o sistema eletrônico na troca dos pneus e volte ao velho e eficiente pirulito, e não erre mais, só assim Felipe pode ter chance de ser campeão, pois se a Ferrari e Felipe estão com um adversário sem cometer erros, assim fica difícil.

*Carlos Augusto é Radialista da Rádio Bahiana de Ilhéus


sábado, 27 de setembro de 2008

2ª fase da Segundona do Baianão tem rodada Amanhã

Neste domingo(28) começa mais uma fase da Segunda Divisão do Campeonato Baiano. E nela só restaram quatro times que se enfrentaram em dois jogos de ida e volta.

Os confrontos serão: Serrano x Madre de Deus, em Vitória da Conquista no Estádio Lomanto Júnior. No outro lado, o Juazeirense vai receber a visita do Guanambi, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, no norte do estado.

Os vencedores das duas chaves farão o confronto na final do campeonato, que vai credenciar uma vaga na divisão de elite do futebol estadual em 2009. O Juazeiro caiu neste ano.

A Federação Baiana de Futebol já designou os árbitros que irão comandar as duas partidas. No jogo entre Serrano e Madre de Deus, o árbitro será Arílson Bispo da Anunciação, os assistentes serão Adaílton José Jesus da Silva e Adson Márcio Lopes Leal.

Já na partida entre Juazeirense e Guanambi, o comando será de Jaílson Macedo Freitas, que será auxiliado por Belmiro da Silva e Luís Carlos Silva Teixeira.

Na semana que vem o mando de campo será invertido, Madre de Deus recebe em casa o Serrano e o Juazeirense irá até Guanambi para enfrentar o time local, no Estádio Dois de Julho.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Paraatletas reúnem-se em Camaçari

Tente vendar os olhos e aventurar um chute a gol ou sentar numa cadeira de rodas para jogar basquete. Essa é a sensação que os participantes do 1º Dia do Esporte Paraolímpico vão experimentar na promoção da Unidade de Ensino do Cefet-BA em Camaçari.

Através da mistura de diversão e conscientização, neste sábado, dia 27 de setembro, das 9 à 12 horas, na quadra poli esportiva da organização social Cidade do Saber (foto).

Além da interação esportiva com paraatletas, a comunidade poderá contemplar a apresentação de ginástica rítmica da Associação Pestalozzi de Camaçari, às 9h15, seguida de demonstração de bocha - esporte praticado no Egito e Grécia antiga - para deficientes físicos.

O público também será convidado a participar da modalidade "Futebol de 5", na qual um time de deficientes visuais vai desafiar os participantes a vendarem os olhos e tentarem cinco chutes a gol, em total clima de descontração.

Às 10 horas, alunos portadores de deficiência mental da Associação Pestallozzi de Camaçari farão apresentação de basquete, seguida de jogo na modalidade "Basquete sobre rodas" com paratletas da Associação Baiana de Deficientes Físicos e da Associação Camaçariense de Atletas com Deficiência.

Às 11h, a diretora do Cefet-BA, Aurina Santana, e o diretor da Unidade de Ensino de Camaçari, Affonso Alves Filho, assinam o termo de adesão à Campanha Nacional de Acessibilidade do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (Conade).

O órgão da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, responsável pelo acompanhamento e a avaliação da Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência.

"Com o evento, o Cefet-BA quer mostrar que a inclusão dos deficientes é possível através da sensibilização e mobilização da sociedade para a eliminação das barreiras atitudinais, de informação, arquitetônicas, dentre outras", explica a professora de Educação Física do Cefet-BA, Elaine Souto.

O ritmo e o entrosamento dos membros da Associação Baiana de Dança em Cadeira Rodas, encerram as atividades do dia.


TIRO DE META

Por: Ricardo Leony

Renascimento nacional


O Futebol Baiano está renascendo para o futebol nacional. Muitos podem achar que essa é uma afirmação embasada num otimismo surreal.

Na verdade, quando eu digo renascendo, afirmo na realidade mostrada e vivida hoje pelos nossos maiores representantes: Bahia e Vitória.

O Vitória faz uma campanha muito boa dentro de suas possibilidades na Série A do Brasileiro. Está a 3 pontos do G4 e praticamente confirmado para a disputa da Copa Sulamericana.

Se lembram antes do início da Série A? Todos os prognósticos davam como certo o descenso do time rubro-negro.

O Leão fez uma escalada e tanto, subiu da C pra B e da B pra A, mostrando que com trabalho, cumprimento das obrigações salariais em dia e estrutura, um clube avança desportivamente.

O Bahia ainda peca muito. Saiu da Série C, é verdade, apesar de ter penado na Terceira divisão por 2 anos.

O Bahia hoje ocupa uma posição intermediária na tabela de classificação da Série B e vai permanecer nela em 2009. Apesar da crise administrativa do Bahia, esse ano o time atuou longe de sua torcida, a energia propulsora para o triunfo tricolor.

Agora volto à afirmação do início do texto. O futebol baiano está renascendo para o cenário nacional. Ano que vem, teremos um Vitória mais estruturado na Série A e também em um torneio internacional, a Copa Sulamericana.

E também teremos um Bahia mais estruturado na Série B, perto de sua torcida, no Estádio de Pituaçu. Só resta aos mandatários tricolores abrirem o clube visando democratizar as ações gerencias do outrora maior clube do norte-nordeste.

Ricardo Leony
Produtor do Dep. de esporte da Rádio Siciedade da Bahia

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Marcelo Ramos voltou a marcar no Jóia da Princesa

Na noite desta terça-feira, o Bahia venceu o Juventude por 1 x 0, com um gol marcado pelo atacante Marcelo Ramos, que chegou ao 125º gol com a camisa tricolor, se igualando a Nonato, como 6º maior artilheiro da história do clube.

O Tricolor atingiu os 39 pontos e subiu para a 9ª colocação na classificação na Série B.

O JOGO
Jogando com muita determinação, o Bahia entrou em campo com uma postura de forte marcação e saídas rápidas para o ataque, mas quem assustou primeiro foi o Juventude, aos 16 minutos, quando Schenck cabeceou com perigo, mas Fabiano defendeu.

Um minuto depois, o Bahia cobrou um escanteio e a bola sobrou para Alison, que tentou de voleio, mas a finalização acabou indo por cima do gol de Michel Alves. Aos 21, Caio cobrou escanteio e Marcelo Ramos desviou de cabeça, mas o arqueiro gaúcho fez boa defesa.

Aos 27, o zagueiro Douglas saiu do jogo com uma contusão no músculo posterior da coxa e o volante Luciano Totó entrou na sua vaga.

Aos 29, o Esquadrão de Aço abriu o placar, após o lateral direito Rogério Rios lançar na área para Marcelo Ramos, que dominou e acabou marcando de peito o seu 4º gol na Série B e o 125º com a camisa tricolor. Marcelo Ramos marcou seus quatro gols do campeonato no Estádio Jóia da Princesa.

Aos 43, o Tricolor encaixou um contra-ataque rápido. Caio driblou o zagueiro e tocou para Marcelo Ramos, que da entrada da área chutou, mas Michel defendeu.

Para a segunda etapa, o técnico Roberto Cavalo não mudou a equipe, que voltou com a mesma disposição, tanto que aos 10 minutos, Ávine cobrou uma falta, que passou muito perto.
Mas o Juventude não estava morto e assustou com um chute de Walker, aos 14 minutos, para a boa defesa de Fabiano.

Aos 18, um lance que foi quase a repetição do gol tricolor. Rogério Rios lançou para Marcelo Ramos, por cima da zaga, mas dessa vez Michel Alves conseguiu impedir a tentativa do artilheiro.

Aos 27, o zagueiro Alison saiu de campo, sentindo dores na cabeça, após um choque em um lance com o ataque gaúcho. Rafael Vaz entrou em seu lugar e fez sua estréia com a camisa do Bahia.

Aos 30, o volante Luciano Totó foi expulso, após receber seu segundo cartão amarelo.
Como última substituição, Cavalo colocou Rafael na vaga de Caio.

O Bahia jogou com: Fabiano, Rogério Rios, Alison(Rafael Vaz), Douglas(Luciano Totó) e Ávine; Willames, Marcone, Danilo Cruz e Caio(Rafael); Paulo Roberto e Marcelo Ramos. O próximo compromisso do Esquadrão de Aço será diante do Avaí, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.

Para esta partida, o técnico Roberto Cavalo poderá contar com os retornos do zagueiro Rogério e do volante Fausto.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Depois da derrota, Vitória treina na capital gaúcha

Por: Elton Serra

Com chegada prevista apenas no início da noite à Salvador, os jogadores reservas do Vitória treinaram na manhã desta segunda-feira na cidade de Porto Alegre.

Sob o comando do preparador físico André Zaros, o elenco Rubro-negro participou de um treino regenerativo num parque da capital gaúcha, enquanto os titulares ganharam manhã de folga.

Após a derrota para o Internacional no domingo, o tema do dia no Vitória não poderia ter sido outro: o pênalti que resultou no gol da vitória colorada por 1 a 0, no Estádio Beira-Rio.

Para o meia Ramon, um dos poucos titulares que participaram do regenerativo, "num jogo difícil como esse, duas equipes procurando vencer para somar pontos na tabela e acontece um pênalti desses é chato e desagradável".

A diretoria do clube, em nota no seu site oficial, também protestou contra os erros de arbitragem.

"O Vitória, diferentemente do que recentemente um canal de televisão destacou, é o time mais prejudicado pelas arbitragens. Basta recorrer aos lances dos jogos contra o São Paulo (a bola não saiu no cruzamento e o gol rubro-negro não foi validado quando estava 0 a 0).

Esporte Clube Vitória/DivulgaçãoContra o Coritiba em Curitiba (três impedimentos mal marcados quando os jogadores rubro-negros ficaram livres diante do goleiro) e, para ficar por aqui, contra o Sport quando o gol de Leonardo Silva não foi confirmado pelo árbitro sob alegação que o zagueiro cometeu falta, o que não ficou comprovado depois na TV".

O próximo jogo do Vitória será contra o Goiás, no Estádio Serra Dourada, no próximo sábado, pela 27ª rodada do Brasileirão.

O treinador Vágner Mancini não poderá contar com o zagueiro Leonardo Silva, que cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo, mas em compensação terá o retorno do meia-atacante Marquinhos, que foi poupado da última partida para fortalecer a parte física.

Fonte: Futebolbaiano.net


Bahia perde Fausto para jogo com o Juventude

O Bahia não poderá contar com Fausto na partida desta terça-feira contra o Juventude/SC. Em decisão unânime, o volante foi apenado em duas partidas pela Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Fausto foi expulso na partida contra Santo André/SP, realizada no dia 29 de agosto, pelo Campeonato Brasileiro da Série B.

O atleta cumpriu suspensão automática no dia 6 de setembro, quando o Bahia acabou derrotado pelo Barueri. Com o resultado do julgamento, o Bahia não poderá contar com Fausto para o jogo, contra o Juventude, em Feira de Santana.

Advogada do Bahia, Drª Vera Otero se mostrou contente com o resultado proferido. "Diante do lance, não haveria melhor resultado que a punição da pena mínima", concluiu Otero.

A cada rodada que passa a situação do Bahia fica mais complicada para retornar à Série A. O tricolor ocupa somente o décimo lugar na classificação, com 36 pontos ganhos e ainda a dez pontos de distância para o Avaí/SC, atualmente o quarto colocado.

O zagueiro Rogério foi cortado da partida contra o Juventude amanhã. O atleta faltou aos treinos do final de semana e não deu explicações. A diretoria tricolor estuda inclusive uma punição também financeira ao jogador.

Na manhã desta segunda-feira, o técnico Roberto Cavalo comandou um coletivo no Fazendão, visando a partida desta terça-feira, contra o Juventude.

O técnico Roberto Cavalo ainda não definiu a equipe, mas neste coletivo, o treinador testou algumas possibilidades, armando o time titular com Fabiano, Marcone, Douglas, Rafael Vaz e Ávine; Willames, Fausto, Danilo Cruz e Caio; Paulo Roberto e Marcelo Ramos.

O coletivo terminou empatado em 2 x 2, com Marcelo Ramos marcando duas vezes para o time titular, com Luciano Baiano e Jones marcaram para os reservas. Como Fausto não vai poder atuar, Luciano Totó deve ser o titular no meio campo.

Foram relacionados 18 jogadores para o confronto contra o time gaúcho e a grande novidade dos escolhidos é o meia Roberto, revelado na divisão de base do clube.

Confira a lista completa:

GOLEIROS: Fabiano e Paulo César
LATERAIS: Ávine e Rogério Rios
ZAGUEIROS: Alison, Rafael Vaz e Douglas
VOLANTES: Marcone, Luciano Totó e Willames
MEIAS: Ananias, Caio, Rafael, Danilo Cruz e Roberto
ATACANTES: Paulo Roberto, Marcelo Ramos e Mário


domingo, 21 de setembro de 2008

Rodada de muitos gols no Campeonato Intermunicipal

A primeira rodada da segunda fase do Campeonato Intermunicipal teve 16 jogos por todo interior do estado, com destaque para Várzea da Roça, Araci, Porto Seguro, Conceição do Coité que venceram jogando na casa do adversário e principalmente para a seleção de Ilhéus que goleou fora de casa a seleção de Jitaúna.

Confira todos os resultados:


Senhor do Bonfim 1x0 Simões Filho

Santaluz 0x1 Várzea da Roça
Rio Real 1x2 Araci

Itororó 1x1 Santa Luzia
São Félix 2x1 Ipirá
Camacan 0x1 Porto Seguro
Miguel Calmon 2x1 Campo Formoso
Belmonte 0x0 Itambé
São Francisco do Conde 1x1
Serrinha
Jitaúna 1x4 Ilhéus
Prado 1x0 Uruçuca
Saubara 2x1 Coaraci
Canavieiras 1x1 Ipiaú
Itagibá 1x0 Cachoeira
Amélia Rodrigues 2x3 Conceição do Coité
Santo Amaro 0x0 Crisópolis

Nesta fase da competição as equipes foram divididas novamente em grupos de quatro seleções em casa grupo, com todo mundo jogando contra todo mundo em jogos de ida e volta. Duas seleções de cada grupo se classificão para a próxima fase quando começa o mata-mata até se conhecer o campeão.

Por: Paulo Roberto Argollo



Atlanta dá bobeira e se complica na Segundona

Por: Toni Silva

Pepino dos grossos para o Atlanta na segunda divisão do campeoanto baiano. O pior é que o time de Jequié não poderá descascá-lo na última rodada. Vai depender dos outros.

O Atlanta deu bobeira em Cruz das Almas e mesmo com dois jogadores a mais durante boa parte do jogo, não conseguiu segurar o resultado que lhe daria a classificação para a próxima fase, empatando com o Cruzeiro por 1 a 1, ontem à tarde, pela penúltima rodada da Segunda Divisão do Campeonato Baiano.

Mesmo se mantendo na vice-liderança do Grupo 02, com 13 pontos ganhos, o Atlanta, que encerrou sua participação na primeira fase, poderá ser ultrapassado pelo Serrano, que tem 11 pontos e joga na próxima quarta-feira, contra o Cruzeiro, em Vitória da Conquista.

O Atlanta começou mandando no jogo, abrindo o placar no primeiro tempo. O estreante Lei que disputou a série C pelo Itabuna, recebeu passe em profundidade, se beneficiou pela falha na marcação por parte do Cruzeiro e bateu no canto direito de Ari Sergipano, colocando em vantagem o time de Jequié.

Parecendo que tudo já estava resolvido, o Atlanta ainda foi beneficiado com as expulsões do lateral esquerdo Gelvane e do meia Leandro.

Mesmo com dois a menos, o Cruzeiro empatou o jogo. Aos 43 minutos, em uma boa jogada pela linha de fundo, o time da casa empatou com Paulo Ricardo, que cabeceou sem chances para o goleiro Rodrigues.

Para passar para a próxima fase dp campeoanto baiano da segunda divisão, o Atlanta terá que torcer para que o Serrano não vença o Cruzeiro na próxima quarta-feira.


O time de Cruz das Almas, que já estava eliminado da competição há duas rodadas, chegou aos quatro pontos ganhos e permanece na lanterna do Grupo 02.

Fonte: Futebolnordeste.com


RESULTADO DA ENQUETE

Perguntamos - Você acredita que o estádio de Pituaçu será inaugurado ainda este ano ?

SIM - 63%

NÃO - 26%

NÃO SEI - 10%


Muito obrigado pela sua participação. Participe da nossa próxima enquete.

Formula-1, na reta final em 2008

ACELERANDO COM CARLOS AUGUSTO*

Depois da 14ª etapa do mundial de formula-1 2008, sendo realizada na Itália, no circuito de Monza, prova disputada na chuva onde vimos o piloto Lewis Hamilton (McLaren), larga na 15ª colocação e fez varias ultrapassagens, até perigosas, chegando a 2ª colocação, não chegando a liderança porque a pista estava secando e teve que fazer um Pit-Stop só para troca de pneus, encerrando a prova na 7ª colocação.

Portanto Lewis Hamilton foi o piloto da prova, já que Felipe Massa largou em 6ª lugar e terminou a prova na mesma posição, diminuindo a vantagem de Lewis Hamilton para um ponto, fazendo uma prova regular, com isso não vamos tirar os méritos do jovem piloto Alemão da Toro Russo, Sebastian Vettel.

Vettel dominou todos os treinos fazendo sua primeira pole e ganhando o GP da Itália, sua primeira vitoria na F-1 tornando-se o mais jovem piloto a ganhar um GP, com 21 anos e 2 meses, ficando na historia de F-1. Agora restam quatro etapas para o final do mundial, o GP de Cingapura, o GP do Japão, o GP da China e o GP de Brasil que será no dia 02/11.

O GP de Cingapura entrou no circuito este ano, e será a primeira prova noturna realizada da F-1 desde 1950, quando teve a primeira prova na Inglaterra, no circuito de Silverstone, em Cingapura a prova terá 7 curvas com baixa velocidade, três com alta velocidade, com três pontos bons para ultrapassagens, por ser uma pista nova e com estas características pode favorecer a McLaren a outras três vão favorecer a Ferrari.

A disputa pelo titulo de pilotos e construtores esta entre Ferrari e McLaren, no ano passado a três provas do final, Lewis Hamilton(McLaren), estava na frente de Fernando Alonso(McLaren) 11 pontos e de Kimi Raikkonen (Ferrari) 17 pontos.

Felipe Massa da Ferrari (foto) estava fora da disputa pelo titulo, a Ferrari junto com Felipe trabalharam em pro do titulo para Raikkonen, sendo campeão da temporada de 2007. Já na McLaren uma briga interna muito forte entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso, além da briga Hamilton cometeu muitos erros , fez o título mais ganho da F-1 escapa-se de suas mãos.

Este ano a situação é inversa, na McLaren esta tudo decidido para o inglês, já na Ferrari, Raikkonen já declarou que apesar dos 21 pontos atrás do líder, que tem chances como em 2007 que estava a 17 pontos e conseguiu o titulo, mas ele não lembrou da ajuda que teve de Felipe Massa.

Com esta declaração a situação na Ferrari esta complicada, também com os constantes erros nos boxes, com os dois pilotos, que saudade de Ross Brawn e Jaen Tod , que a cada Pit-Stop era um recorde, nada contra Stefano Domenicali diretor técnico da Ferrari e Luca de Montezemolo o próprio dono.

Tudo isto pode contribuir contra Felipe Massa, e a favor de Lewis Hamilton podendo se tornar campeão da F-1 de 2008, sendo o piloto mais novo, com 22 anos, e o primeiro negro na historia a ser campeão da F-1, mas vou torcer para que Kimi Raikkonen pense melhor e lembre que Felipe o ajudou no ano passado principalmente em Interlagos, deixando Kimi ganhar a prova.

Felipe Massa, pode chegar a ganhar o título deste ano e juntar-se ao seleto grupo de pilotos brasileiros campeões da F-1, com Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Airton Senna, ajudando o Brasil a ter 9 títulos mundiais , vamos lá Felipe Massa, eu acredito em você, que vem evoluindo a cada ano e nada mais para premiar a sua carreira como ser campeão da F-1 em 2008.

*Carlos Augusto é radialista da Rádio Bahiana de Ilhéus/BA

sábado, 20 de setembro de 2008

MIOLO DE POTE...

Explicar o que ?

Ouvindo outro dia uma certa entrevista coletiva depois de mais uma partida de um dos nossos representantes no Campeonato Brasileiro, fiquei a mim perguntar, o que o torcedor acha das explicações dos nossos treinadores ?


O conteúdo das entrevistas são sempre o mesmo. Quando o time ganha, eles sempre dizem, nosso time apresentou um grande futebol, foi perfeito na marcação, aproveitou as oportunidades.

Quando perde, nosso time não se encontrou hoje, não soube aproveitar as oportunidades criadas, o meio de campo não marcou. Tem até alguns treinadores que admitem que o adversário foi superior a sua equipe
, ou seja são verdadeiros "miolo de pote".

Na verdade, muitas vezes os treinadores de futebol repetem sempre o mesmo discurso, tentando explicar o inexplicável e procurando quase sempre ocultar a incompetência dos nossos dirigentes, que contratam muito mal e colocam a culpa na falta de dinheiro.

Alías o planejamento desses equipes são muito mal feito, contratações são feitas sem nenhum tipo de critério, onde o dirigente contrata jogadores amigo de um amigo de um ex jogador e que na maioria das vezes vem e não resolvem o problema.

O nosso maior descaso são com os jogadores que aparecem no nosso próprio futebol, que na maioria das vezes saem da Bahia sem passar pelos nossos dos principais clubes. E quando são aproveitados, a paciência com esses jogadores é pequena, ao contrario do que acontece com os refugos que acabam vindo para a dupla Bavi.

Se bem que no Vitória já houve uma mudança de mentalidade, mas no Bahia as coisas são não mudaram em nada. Os dirigentes continuam pensando como há 20 ou 30 anos atrás, quando não se usava internet e outros avanços tecnológicos e como diz um amigo meu, "até parece que lá o arco-íris ainda é preto e branco".


Por: Paulo Roberto Argollo




quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Confira o andamento das obras no Estádio de Pituaçu

O Gramado vem recebendo todo cuidado possível

Vista aérea do novo gramado do Estádio de Pituaçu

Bahia espera ainda este jogar no Estádio de Pituaçu

Estádio Metropolitano de Pituaçu

Estádio de Pituaçu recebeu novas estruturas

Novas arquibancada do Estádio de Pituaçu

A torcida do Bahia esta ansiosa para a inauguração

Fotos: Márcio Santana


BRASIL FAZ MELHOR PARAOLIMPÍADA DA HISTÓRIA

Nesta quarta-feira, o Brasil encerrou a sua participação nos jogos Paraolímpicos de Pequim com o melhor desempenho da história. Os atletas trouxeram ao todo 47 medalhas, sendo 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze, deixando a delegação na nona colocação. Esta foi à primeira vez em que o país terminou entre os dez primeiros.

Há quatro anos, em Atenas, o Brasil terminou em 14º, com 14 ouros, 12 pratas e sete bronzes, no total de 33 medalhas. Os Brasileiros tiveram em Pequim um crescimento de 42% no quadro de medalhas, resultado histórico que levou 14 pódios a mais do que nos jogos em Atenas.

O ouro conquistado pela seleção de futebol de cinco, nesta quarta-feira, foi fundamental para esta subida a nona colocação, pois a Espanha ficou com 15 medalhas de ouro, 21 de prata e 22 de bronze, 58 no total.

O nadador Daniel Dias, foi o grande destaque da delegação em Pequim. O atleta da categoria S5 subiu noves vezes no pódio, sendo quatro no degrau mais alto, quatro no segundo e uma vez no mais baixo. André Brasil, nadador da categoria S10, também não ficou atrás e conquistou quatros ouros e uma prata.

As mulheres brasileiras da natação coloriram Pequim de verde e amarelo, conquistando pela primeira vez três medalhas de bronze. Verônica Almeida na categoria S7, Edênia Garcia na categoria S4 e Fabiana Sugimori na categoria S11, levaram muita alegria ao pódio paraolímpico.

Em Pequim, a Delegação foi composta de 188 atletas, tendo uma média de um pódio para cada quatro integrantes. A expectativa nos jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, é de que a delegação tenha mais conquistas, superando a casa dos 200 atletas integrantes

Por: Marcelo Castro
Produtor do Dep. de Jornalismo da Rádio Sociedade

Bahia anuncia dois reforços e fecha pacote

A diretoria do Bahia acertou a contratação do meia Danilo Cruz e do atacante Fábio Júnior para a disputa do restante da Série B deste ano.

Danilo é um meia que iniciou sua carreira no futebol baiano e apesar da pouca idade, já jogou em diversas equipes do futebol brasileiro.

Seus melhores momentos foram no Naútico, onde trabalhou com o técnico Roberto Cavalo e foi bi-campeão pernambucano, além do Figueirense, onde sagrou-se campeão estadual em 2001 / 2002.

O novo meia do Bahia já está em Salvador e iniciou os treinamentos nesta quarta-feira, no Fazendão.

FICHA DO JOGADOR:

Nome completo: Danilo da Cruz Oliveira
Data de nascimento: 25/02/1979
Naturalidade: Cruz das Almas-BA
Altura: 1,74m
Peso: 76kg

Clubes que atuou: Vitória da Conquista(BA) - 2008, Juventude (RS) - 2008, Rio Preto(SP), CRB(AL), Remo (PA), Villa Nova (MG), Cruzeiro (MG), Guarani (SP), Fortaleza (CE),São Caetano (SP), Daegu (Coréia), Figueirense (SC), Sport (PE), Naútico (PE), Portuguesa Santista (SP), Inter de Limeira (SP), Corinthians (SP) -juniores (97 - 2000) e Vitória (BA) – juniores.

Principais Títulos: Bi Campeão Pernambucano (2001/02 - Náutico), Campeão Cearense 2005 - Fortaleza e Campeão Catarinense 2003 - Figueirense.

Como última contratação para a disputa da Série B, a direção do Bahia acaba de anunciar a vinda do atacante Fábio Júnior, de 31 anos, que estava Hapoel Tel-Aviv, de Israel.

Centro-avante nato, revelado pelo Cruzeiro, onde ganhou grande destaque, antes de transferir-se para o Roma da Itália, Fábio Júnior teve o ponto alto de sua carreira com várias convocações para a seleção brasileira, pelo então técnico do Brasil Wanderley Luxemburgo.

De volta ao Brasil, Fábio Júnior também atuou no Atlético Mineiro, Palmeiras e em mais umas oportunidades, no Cruzeiro.

No futebol do exterior, jogou no Vitória de Guimarães de Portugal, Kashima Atlhers do Japão, Bochum da Alemanha, Al Wahda dos Emirados Árabes e finalmente, no futebol de Israel.

Fábio Júnior fará seu primeiro treino com seus novos companheiros nesta quinta-feira, às 15h:30.

Confira a ficha do novo reforço:
Nome: Fábio Júnior Pereira
Nascimento: 20/11/1977
Local: Manhuaçu-MG
Altura: 1,86m
Peso: 76kg

Carreira: 1993-1997 (Democrata-MG - júnior) 1997-1998 (Cruzeiro) 1998-2000 (A.S. Roma) 2001 (Palmeiras) 2002 (Cruzeiro) 2003 (Vitória Sport Clube) 2003 (Atlético Mineiro) 2004 (Kashima Antlers) 2004 (Atlético Mineiro) 2004-2005 (Al Wahda FC) 2005-2007 (VfL Bochum) 2007- 2008 (Hapoel Tel Aviv)

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Vettel vence pela primeira vez na formula 1

O grande prêmio da Itália realizado neste domingo teve como destaque o piloto de apenas 21 anos, Sebastian Vettel. Após conquistar a pole position nos treinos oficiais, o alemão teve um desempenho brilhante durante a corrida, conseguindo a primeira vitória da sua carreira e da equipe VTR.

Além do triunfo, o piloto superou o recorde do piloto espanhol Fernando Alonso, se tornando o piloto mais jovem a conseguir a primeira posição em uma corrida de Formula 1.

A largada do GP teve a participação do Safety Car, que ficou na pista durante duas voltas até liberar o caminho para os pilotos.

Com a pista muito molhada, nenhum piloto quis se arriscar. O piloto da McLaren Heikki Kovalainen, em nenhum momento ameaçou a liderança de Vettel, e chegou na segunda posição. Robert Kubica, da BMW Sauber, após largar na 11ª colocação, se recuperou bem e chegou em terceiro lugar.

O piloto da Renault, Fernando Alonso, chegou em quarto lugar, na frente de Nick Heidfeld, da BMW Sauber, que resistiu a pressão de Felipe Massa durante várias voltas tentando a ultrapassagem, mas sem êxito.

Massa terminou em sexto lugar, na frente de Lewis Hamilton, da McLaren. Por fim Mark Webber, da RBR, completou a zona de pontuação.

O piloto inglês Lewis Hamilton fez uma corrida de recuperação sensacional. Largando na 15º posição, ele chegou em sétimo lugar, e não deixou o brasileiro Felipe Massa assumir a liderança do Mundial de Pilotos.

A diferença entre os pilotos é de apenas um ponto (78 a 77), com quatro corridas para o fim da temporada de 2008. No dia 28 de Setembro, será disputada a primeira prova noturna da história da Fórmula 1, em Cingapura. Esta poderá ser decisiva na briga pelo título mundial de 2008.

Por: Marcelo Castro
Produtor do Dep. de Jornalismo da Rádio Sociedade