sábado, 25 de abril de 2009

PRIMEIRA PÁGINA / ENTREVISTA

O árbitro Rodrigo Cintra

O Nosso entrevistado desta semana no Blog do Barra Limpa é o árbitro paulista Rodrigo Martins Cintra, que na ultima quinta-feira apitou em Pituaçu a partida Bahia 3 x 1 Fluminense.

Cintra tem 32 anos e 10 deles dedicados a arbitragem. O árbitro é filiado a Federação Paulista de Futebol e já vem trabalhando em jogos do Campeonato Baiano de Futebol há dois anos.

Na oportunidade nós conversamos com Rodrigo nesta entrevista exclusiva para o nosso quadro Primeira Página, quando o árbitro falou da sua carreira dentre outros assuntos, confira:

Paulo Roberto - Depois de apitar um dos jogos da fase semifinal do Baianão, você tem esperança de apitar um dos dois Bavis da final ?

Rodrigo Cintra - Tenho sim, por que tenho trabalhado na federação paulista quando estou em São Paulo, mas como tenho atividades profissionais aqui na Bahia também, tenho trabalhado nos jogos do Campeonato Baiano, como convidado e por isso fico muito feliz em ter feitos bons jogos também aqui na Bahia.

Paulo Roberto - Este ano você teve oportunidade de trabalhar em mais jogos do que no ano passado quando você estreiou em jogos do Baianão, como você ver a sua passagem por aqui ?

Rodrigo Cintra - Para mim tem sido uma honra trabalhar aqui na Bahia, já que no Campeonato Paulista eu estou atuando desde 2002. Eu tive oportunidade de apitar final no Campeonato Mineiro, entre Atlético e Cruzeiro, final em Mato Grosso, entre União e Misto, Campeonato Brasiliense também e foi muito interessante, por que eu tive oportunidade de participar da pré temporada dos árbitros daqui da Bahia e ao final fui convidado para participar de alguns jogos do Baianão de 2008.

Paulo Roberto - Você se lembra quantos jogos você já apitou no ano passado e este ano ?

Rodrigo Cintra - No ano passado foi quatro ou cinco jogos. Já este ano eu apitei a mesma quantidade de partidas do Paulistão, foram oito jogos com essa partida do Bahia contra o Fluminense. Por isso eu estou muito feliz em atuar nessas duas competições, em paralelo, o Paulistão e o Baianão.

Paulo Roberto - É uma esperiencia nova para você trabalhar em dois estados diferente ?

Rodrigo Cintra - Claro, sem duvida nenhuma, é uma grande felicidade e um grande desafio, chegar em duas competições em estados diferentes, do nivel que são e chegar com capacidade e com a regularidade para apitar as partidas decisivas, eu fique feliz não só por ter participado dos campeonatos, mas por ser o segundo ano consecutivo que o meu nome esta ao lado dos árbitros que trabalham nas finais.

Paulo Roberto - Vários árbitros de hoje tem uma relação com o futebol, alguns são ex jogadores que não deram certo como jogadorm você também faz parte dessa relação ?

Rodrigo Cintra - Não, pelo contrario, eu nunca tentei a carreira de jogador. Eu sou um ex jogador de handeibol, fui jogador da seleção brasileira universitária, jogador da seleção carioca, por que sou nascido no Rio de Janeiro e da seleção mineira universitária, pela universidade federal de Minas Gerais onde mim formei em Juiz de Fora. Jogar futebol nunca foi a minha praia, sempre gostei de assistir até chegar a arbitragem.

Paulo Roberto - Do handeibol para arbitragem como foi que começou a sua carreira de árbitro de futebol ?

Rodrigo Cintra - Quando eu começei a fazer a faculdade de educação física, eu procurei fazer o maximo de curso que eu podia na quele momento, eu fiz curso de arbitragem de futebol, de volei, de basquete, de handeibol, de atletismo, de natação e de futebol de areia. Eu procurei todas as especialidades dentro da minha área e naquele momento eu percebir que eu tinha um certo dom para apitar futebol, foi quando eu busquei a federação paulista e agora estou aqui nessa atividade maravilhosa.

2 comentários: