quarta-feira, 16 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 - AFRICA DO SUL

Com força defensiva, Suíça bate a Espanha


A Suíça mostrou a sua tradicional força defensiva e surpreendeu a favorita Espanha na estreia das duas equipes no grupo H da Copa do Mundo. O volante Gelson Fernandes, que é nascido em Cabo Verde, marcou o gol que determinou o resultado de 1 a 0 na cidade de Durban.

Desde o começo da partida, a Espanha sempre procurou mais o jogo. Mesmo sem ter começado com o atacante Fernando Torres, que ainda se recupera de contusão, a atual campeã europeia criou várias chances, principalmente com o meia Iniesta, mas desperdiçou todas.

O gol suíço logo aos 6min da etapa final serviu para desesperar os comandados de Vicente Del Bosque, que foram incapazes de chegar ao empate.

A Suíça mantém uma longa sequência de jogos sem ser vazada em Copas do Mundo. O último gol sofrido pelo timeça foi nas oitavas de final da edição de 1994, quando o time foi eliminado justamente pela Espanha com uma derrota por 3 a 0.

Desde então, ficou fora em 1998 e 2002 e caiu em 2006 sem que sua defesa fosse vazada - empatou com a França por 0 a 0, venceu Coreia do Sul e Togo por 2 a 0 e perdeu nos pênaltis para a Ucrânia após um empate sem gols.

O jogo

A Espanha procurou mais o jogo no primeiro tempo, mas conseguiu ludibriar a marcação rival pela primeira vez aos 23min. Iniesta tocou para Piqué. O zagueiro invadiu a área, mas chutou em cima do goleiro Benaglio.

Aos 30min, David Silva lançou Iniesta, que avançou e foi derrubado na entrada da área, quando iria finalizar. Na cobrança da falta, Villa chutou na barreira.

Ainda antes do intervalo, a atual campeã europeia quase marcou. Aos 40min, David Villa recebeu na área, passou pela marcação da Suíça, mas tentou encobrir o goleiro Benaglio e chutou para fora.

A Suíça, que não tinha criado nenhuma chance na etapa inicial, marcou logo aos 6min do segundo tempo em um contra-ataque. Derdyiok dividiu com o goleiro Casillas e Gelson Fernandes empurrou para o gol.

O empate espanhol quase saiu aos 17min, com o seu melhor jogador em campo. Iniesta tentou colocar no ângulo esquerdo do gol suíço, mas a bola foi para fora.

Em um contra-ataque, quase a Suíça ampliou. Derdyiok passou por dois espanhóis e tocou de bico na trave do goleiro Casillas.

Com a desvantagem no marcador, o técnico Vicente Del Bosque colocou Fernando Torres, que teve uma boa chance aos 24min, mas a defesa suíça afastou. Um minuto depois, Xabi Alonso aproveitou rebote em cobrança de escanteio e mandou na trave a chance do empate. O restante do jogo foi de um desespero infrutífero da Espanha em busca do empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário