sábado, 28 de fevereiro de 2009

PRIMEIRA PÁGINA / ENTREVISTA


O treinador Paulo Sales

Nossa entrevista aqui no Show de Bola desta semana é com o treinador de futebol Paulo Sales, ex volante do Bahia na decada de 80. Natural de Jequié, Sales esta hoje com 46 anos e no ano passado foi campeão da segunda divisão com o Madre de Deus.

Sales se destacou em 2008 no comando técnico do Poções quando tirou a equipe do rebaixamanto para a segunda divisão. Antes o treinador já tinha comandado o Atlanta na segunda divisão e o Jequié na primeirona no final dos anos 90.

Sales conversou com a gente sobre a sua saída do Madre de Deus, que esta na setíma colocação do Baianão deste ano e em dez jogos sofreu apenas 03 derrotas.

Paulo Roberto - Qual foi o motivo da sua saída do Madre de Deus ?

Paulo Sales - Devido a alguns fatores extra campo que sem sombra de duvida ja estava começando a atrapalha o trabalho dentro de campo e também em virtude dos próprios resultados.
Paulo Roberto - Esses fatores podem ser revelaqdos agora ou você prefere omitir neste momento ?

Paulo Sales - Prefiro omitir.

Paulo Roberto -
Você ficou ou esta chateado com a direção do Madre de Deus com a sua saída?

Paulo Sales - Com a saída em si não, mas da maneira como aconteceu sim. Já tinham contactado outro treinador sem pelo menos mim comunicar, só isso, porque a troca de treinadores é uma coisa rotineira nos clubes, quando eles acham que os resultados não estão aparecendo. Que diga de passagem em 10 meses de trabalho no Madre de Deus, o time perdeu só 3 jogos, e na primeira divisão deixei a equipe em sétimo lugar e com um jogo a menos.

Paulo Roberto -
Você já recebeu proposta de alguma outra equipe ?

Paulo Sales -
Recebi sim do Camaçari, Toninho Moreira mim ligou, mas eu fiz uma proposta e ele ficou de mim dá uma resposta. Mas tem outra equipe que mim procurou que eu prefiro não revelar o nome nesse momento, por que a pessoa não mim autorizou divulgar. Mas é uma outra equipe aqui da Bahia.

Paulo Roberto -
Você está iniciando a carreira de treinador uma saída assim chega a desaminar você Sales ?

Paulo Sales - Não de maneira nenhuma, primeiro porque eu saio de cabeça erguida, pelo trabalho que fiz, em praticamente um ano de trabalho foram apenas 3 derrotas, e principalmente pela posição que deixei o clubena classificação.

Paulo Roberto -
O que você acha que precisa melhorar nos clubes do interior da Bahia ?

Paulo Sales -
Principalmente em termos de estrutura, acho que as equipes primeiro teriam que procurar se estrutura fora do campo para depois pensar em titulos, porque tem equipes ainda que pensam seriamente em titulos principalmente no inicio da competição, e você mesmo sabe que o Bahia e Vitória estão bem adiantados, acho que quem vem fazendo um trabalho assim é o Conquista, espero que continue com esse planejamento.

Paulo Roberto -
O nível das equipes do interior lhe surpreendeu este ano ? E o que mudou no futebol da época qua você joga para os tempos atuais ?

Paulo Sales -
Não, eu acho que este ano os times estam bastante nivelados. Na realidade acho que não mudou nada, ou quase nada. Acho até que os times considerados pequenos melhoraram porque antigamente para Bahia e Vitória perderem era muito mais difícil, em termos de estrutura as equipes também deram uma melhorada, bem pouca mas deram.
Elias Borges vai comandar o Madre de Deus

Por: Paulo Roberto Argollo

O técnico Elias Borges confirmou ontem no Programa Show de Notícias da Rádio Sociedade da Bahia, ao repórter Paulo Roberto, que acertou tudo como os dirigentes do Madre de Deus para comandar a equipe apartir deste domingo na partida diante do Fluminense de Feira.

Borges chega para substituir Paulo Sales que comandou a equipe na segunda divisão do ano passado quando o time conquistou o titulo e a vaga na elite do futebol da Bahia. Sales comandou a equipe do Madre nos dez primeiro jogos deste ano no Baianão e somou três vitórias, quatro empates e três derrotas.

Elias Borges também já tem no seu curriculo um titulo da segunda divisão com Vitória da Conquista em 2006. Borges também comandou o Bode nos anos de 2007 e 2008 na primeira divisão.

"Sei que vamos ter muito trabalho pela frente, mas o grupo é bom, tem jogadores experientes que podem nos ajudar muito. É mais um desafio na minha carreira e eu não tenho costume de fugir de desafio", disse Borges.

O Madre de Deus hoje oculpa a setíma posição na tebela de classificação com 13 pontos ganhos e com um detalhe, o time tem um jogo a menos que as demais equipes, já que a partida da segunda rodada com o Bahia foi adiada duas vezes. O primeiro confronto esta marcado para o dia 31 de março em Pituaçu.

Zagueiro do Bahia vai operar o joelho


Por: Paulo Roberto Argollo

Em um lance bobo no segundo tempo da partida desta quinta-feira contra o Colo-Colo no Estádio Metropolitano de Pituaçu, o zagueiro do Bahia, Alisson se machucou e foi substituido por Rogério Correa que pode assim fazer a sua estreia com a camisa do Tricolor de Aço.

Depois de um exame realizado na manhã desta sexta-feira, o Departamento Médico do clube constatou uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito de Alisson, que terá que ser operado.

Segundo vice presidente médico do Bahia, doutor Marcos Lopes, o zagueiro Alisson deverá ficar pelo menos de seis á oito meses afastado dos campos de futebol a té se recuperar totalmente da cirurgia.

A notícia deixou o jogador abatido. Alisson que no ano passado teve várias lesões musculares e não fez uma boa temporada, começou bem o ano de 2009, quando entrou como titular na segunda partida e se firmou na zaga tricolor.

Alisson se machucou em uma jogada com o atacante Celson da equipe do Colo-Colo. O zagueiro do Bahia foi empurrado pelas costas e predeu o pé direito no chão torcendo o joelho e saiu de campo no carro maca sentindo muitas dores.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PARA ONDE FOI O PROFISSIONALISMO ??

Por: Paulo Roberto Argollo

Os clubes do interior da Bahia estam caindo em uma mesmisse quando o assunto é treinador. Os dirigentes entram em um ciclo vicioso sempre em cima dos mesmos nomes.

Aliás essa situação não é nova, apenas apareceram novos nomes nos ultimos cinco anos, principalmente depois da era Ferreira. Eles sempre são anunciados como a solução para todos os problemas.

Mas basta duas ou três derrotas e são sumariamente demitidos como ruins, fracos, incompetentes e o mais curioso é que esses mesmos treinadores depois são contratados novamente pelas mesma equipes.

Esses dirigentes do interior do futebol da Bahia, pensam que nós somos idiota. Com excessão do Vitória da Conquista, que mantem uma política de profissionalismo coerente e o Madre de Deus, que ainda esta aprendendo a fazer futebol na primeira divisão, os demais são todos semi-profissionais.

Todo ano é a mesma coisa, tem treinador que é anunciado e nem chega a estreiar. Os descursos são sempre os mesmo, política de pés no chão, time modesto e na pratica não se ver nada do que é pregado por esses dirigentes.

O treinador que é demitido de uma equipe e é anunciado na semana que vem em outro, aquele que dirigiu uma outra equipe no ano passado, é novamente anunciado como o salvador da pátria e assim segue a política dos nossos amadores dirigentes do futebol do interior da Bahia.

Não se busca inovar no nosso futebol e ainda tem aqueles que dizem que os recursos são pequenos, que o apoio é quase nenhum e nem um deles querem largar o tal “osso”, por que será ?

Recentemente acompanhamos o anuncio da contratação de Alcir Silva (foto) por parte do Ipitanga, que pela sexta vez assumiu o Tucano em apenas cinco anos. E o mas inusitado, Zanata substituiu Alcir, mas já caiu depois da segunda partida.

O Colo-Colo por sua vez começou com Antonio Dumas, que no ano passado foi do Atlético, depois demitiu Dumas e trouxe Laelson Lopes, que pediu demissão e agora o tigre anunciou Sergio Oliveira.

O Camaçari queria Charles Fabian que chegou a ser anunciado, mas trocou o futebol pela secretaria de esporte de Itapetinga. Lopes anunciou então Gelson Fogazzi que foi demitido e anunciou Aroldo Moreira, que ia treinar o Ipitanga e a exemplo de Charles nen chegou a estreiar.

O Atlético de Algaoinhas fez uma zuada danada com a contratação de João Francisco que não durou nem cinco rodadas e o clube foi buscar a solução na divisão de base, trazendo Moisés Alves, que no ano passado dirigiu o Feirense.

O Poções esta prestes a demitir o técnico Índio, que no ano passado também começou o trabalho no tricolor do sudoeste e não terminou. Sem falar que o Poções foi obrigado a deixar Poções e se abrigar em Jequié.

Cade o tal planejamento, cade o profissionalismo ? Onde esta a culpa ? Será que os treinadores são os únicos e os verdadeiros culpados ? Eu particulamente acredito que não. Atenção torcedores cobrem mais emprenho do seu dirigente, fique atentos e de olhos bem ABERTOS!!

Gallo mexe no time para pegar o Tigre

Por: Paulo Roberto Argollo

O técnico Alexandre Gallo não definiu oficialmente a equipe do Bahia para a partida de hoje a noite contra o Colo-Colo, no Estádio Roberto Santos, o Metropolitano de Pituaçu. Ontem a tarde o treinador tricolor comandou a ultima atividade antes da partida de hoje.

Mas as mudanças vão acontecer sobre tudo no meio campo e no ataque. No meio Rogério será mantido ao lado de Leandro, Elton e Leo Medeiros. No ataque Beto não foi nem relacionado para a partida, Ananias será o companheiro de Reinaldo Alagoano.

O Bahia vai tentar na partida de hoje diante do Colo-Colo em Pituaçu a sua nona vitória consecutiva no Campeonato Baiano deste ano. O Bahia vai defender também uma invencibilidade de nove jogos na competição.

O Bahia tenta igualar o feito de 2001 quando ficou 13 partidas sem derrotas. Contando com as ultimas três partidas do ano passado pela Serie B, quando o Bahia não perdeu, já são 12 jogos sem derrotas.

Jogando em Pituaçu o Bahia tem quatro triunfos, 4x0 no Ipitanga, 6x0 no Atlético, 2 x 0 no Poções e 4 x 1 no Feirense. Em quatro jogos a equipe marcou 16 gols e sofreu apenas um.

Os outros dois gols que o Bahia tomou na campetição foram fora de casa e de penalti, contra o Itabuna no Estádio Luis Viana Filho e contra o Camaçari no Estádio Armando Oliveira.

O time do técnico Alexandre Gallo defende também hoje, além da sua invencibilidade, a liderança do Baianão, já que o Tricolor de Aço, tem 25 pontos na competição e um jogo a menos do que as principais equipes do certame.

Apesar de não oficializar a equipe, o Bahia deve ir a campo com Fernando, Patricio, Alisson, Nen e Rubens Cardoso, Rogério, Leandro, Eltón e Leo Medeiros, Ananias e Reinaldo Alagoano.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Ferreira vai mexer no Bode para próxima partida

Por: Paulo Roberto Argollo

Antes da folga de Carnaval, o técnico do Vitória da Conquista, José Aparecido Ferreira começou a definir o Bode que vai enfrentar o Camaçari, na próxima quinta-feira, no Estádio Armando Oliveira em Camaçari.

Não satisfeito com a derrota dentro de casa diante do Bahia, pelo placar de 2 x 0, Ferreira pretende fazer mudanças na equipe. O esquema 3-5-2 deve ser mantido, mas duas modificações técnicas devem devem acontecer no Bode Conquistense.

As mudanças seram no sistema defecivo, onde o zagueiro Rodiney (foto) foi testado ao lado de Sílvio e Ricardo Braz, já que zagueiro Belém não vai atuar por estar suspenso.

Porém no ataque o treinador alviverde também deve fazer alteração, o jogador Muller deve ficar no banco de reservas e Marcelo Lemos será o companheiro de ataque de Diogo.

Sem problemas disciplinares na equipe, Ferreira só define o time depois do treinamento coletivo desta terça-feira, que será realizado no Estádio Lomanto Junior.

Os jogadores do Bode, ganharam folga desde à tarde do último sábado e retornaram às atividades nesta segunda-feira, quando foi realizado um treino físico puxado.

Bahia já tem novo preparador físico

O Bahia já contratou o substituto do preparador físico Walmir Cruz, que foi para o Corinthians. Trata-se de Anderson Paixão, carioca, de 29 anos, filho de Paulo Paixão (pentacampeão mundial em 2002.)

Anderson Paixão é graduado em Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Ciências Aplicadas ao Esporte pela Universidade de Córdoba (Espanha).

Iniciou sua carreira como como preparador físico nas divisões de base do Grêmio/RS (2001-2002). Foi auxiliar de preparação física do time principal do Internacional/RS (2003-2007). Depois atuou como preparador físico no Caxias/RS (2007 - Série C), Chapecoense/SC e Joinville/SC (2008).

O novo preparador físico tricolor já trabalhou com técnicos como Leandro Machado, Lori Sandri, Abel Braga e Muricy Ramalho. Será a primeira oportunidade de trabalhar com o treinador Alexandre Gallo.

Anderson Paixão chegou em Salvador nesta segunda-feira e foi apresentado ao elenco do Bahia às 16h00, no Fazendão quando já comandou um treino físico para todo elenco tricolor, que na primeira etapa fizeram 30 minutos de musculação e desceram para o campo, onde fizeram um trabalho de corrida e tiros curtos de arranque, utilizando cintas elásticas.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Touro continua investindo em contratações

Por: Reginaldo Lima*

A diretoria do Fluminense de Feira - equipe que até a presente data é a única com pagamento por quinzena - resolveu investir em seu departamento de futebol.

Depois de dispensar o meia ofensivo Djalminha por problemas de indisciplina, o Touro anunciou a contratação do volante Fausto, de 29 anos que defendeu o Bahia no ano passado, na série B do campeonato brasileiro. Fausto se apresenta na próxima segunda-feira, 23, para assinatura de contrato.

De acordo com Jodilton Souza, empresário da EJE, empresa que administra o Flu, mais dois reforços deverão ser anunciados; por enquanto os nomes são mantidos em sigilo, os mais ventilados são o do lateral direito Rogério Rios, que também defendeu o Bahia no ano passado e o do zagueiro Marcão com passagem por várias equipes do futebol sergipano no momento sem clube. Já Rogério Rios se encontra na equipe do Boa Vista do Rio de Janeiro.

Enquanto isso o técnico Nazareno Silva já começa a ser cobrado pelo presidente do clube, Elmano Portugal, pelas substituições erradas nos últimos jogos do tricolor feirense.

O empresário Elmano se disse chateado com a derrota para o Itabuna por 2 a 1, principalmente quando naquela oportunidade Nazareno sacou o atacante Souza, artilheiro do campeonato baiano no ano passado, e colocou André Cabeça em seu lugar coisa que deixou o presidente irritado.

Outro fator causador de dissabores no touro é a condição de reserva do atacante Nino, ídolo da torcida, que muito descontente com o tratamento lhe dispensado pelo técnico pediu a rescisão do contrato, mas acabou sendo destituído da idéia pelos colegas e também pela diretoria do Touro. Isso tudo porque o time é o quarto colocado no campeonato baiano com dezessete pontos.

Reginaldo Lima é Repórter Esportivo da Sociedade de Feira*

Presidente culpa arbitragem por derrotas

Por: Reginaldo Lima*

O Feirense ainda não conseguiu fazer as pazes com a vitória, a cada derrota o presidente do clube, Dílson Carneiro Gamela procura colocar a culpa na arbitragem baiana.

Os jogadores e até a comissão técnica já decoraram o discurso na hora das desculpas. A questão maior em tudo isso, é que o time mais novo de Feira de Santana na divisão profissional já começa a enxergar o fundo do poço do futebol baiano.

No Feirense o único que tem motivo para comemorar é Biriguidi que ficou famoso ao marcar um gol histórico no Bahia, em pleno estádio de Pituaçu e que agora anda rindo a toa por ver seu nome badalado no noticiário nacional, parece que tomou gosto com as redes adversárias ao marcar um gol no Colo-Colo na derrota do seu time por 2 a 1, na ultima quarta-feira dia 18.

A águia de Feira sobrevive do apoio do povo, as dificuldades são muitas, mas Gamelinha tem se esforçado, ao contrário do Touro que conta com apoio da prefeitura local e de empresários da região.

*Reginaldo Lima é Repórter Esportivo da Sociedade de Feira

Diretoria do Bahia apresenta mais um reforço

Por: Paulo Roberto Argollo

A diretoria do Bahia anunciou mais uma contratação, o meia Márcio Tarrafa foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira á tarde para a sequência do campeonato baiano 2009.

João Márcio Arrais da Silva tem 23 anos, é cearense e já defendeu Icasa/CE, Souza/PB, Santa Cruz/PE e Boavista de Portugal. O meia veio ao Brasil em dezembro visitar a esposa e como tinha vários salários em atraso e o jogador não retornou para Portugal.

Na tarde desta quinta-feira, o elenco do Bahia desembarcou em Salvador e seguiu direto para o Fazendão, onde os jogadores que atuaram mais de 45 minutos diante do Vitória da Conquista, fizeram um treino regenerativo, intercalando corrida no gramado e exercícios na piscina.

O demais atletas fizeram um treino físico e de fundamentos com bola. Ao fim do treinamento, o preparador físico Walmir Cruz (foto), que está indo para o Corinthians, se despediu dos jogadores e membros da comissão técnica. O ex-preparador físico do tricolor agradeceu a toda a direção do clube e emocionado, falou um pouco desta saída ao repórter Paulo Roberto da Rádio Sociedade.

"Estou indo, mas deixando grandes amigos aqui no Bahia. Este grupo de jogadores é muito dedicado e tenho certeza que continuará sendo vitorioso. Lá de São Paulo, vou ficar torcendo por eles e quero agradecer o carinho que recebi da torcida, durante este curto período, que fui muito feliz aqui no Fazendão", conclui Wlamir Cruz.

Nesta sexta-feira a tarde, o elenco do Bahia realizou o único treino programado pela comissão técnica. Os jogadores que enfrentaram o Conquista fizeram um treino físico intenso, intercalando corrida no gramado, musculação e exercícios na piscina.

Os demais disputaram um mini-coletivo, sob o comando do técnico Alexandre Gallo. O meia Márcio Tarrafa fez seu primeiro treino, junto com seus novos companheiros. Ele correu em volta do gramado e fez musculação.

Neste sábado, o elenco tricolor treinou apenas no período da manhã, no Fazendão, domingo o elenco folga e se reapresenta na segunda-feira á tarde. A próxima partida do Bahia no estadual será na próxima quinta-feira, dia 26 contra o Colo-Colo no estádio de Pituaçu ás 21 horas.

Futebol abre alas para o carnaval passar


Por: Paulo Roberto Argollo

O futebol da passagem para o Carnaval. Pelo menos nos campos de futebol da Bahia, nesse período que acontece a maior festa popular do planeta. Mas nos centros de treinamentos a bola não para totalmente.

A dupla Bavi por exemplo só dará folga aos seus jogadores no domingo de Carnaval e a maioria irá aproveitar a folga para visitar parentes nas suas cidades de origem. Há também os evangélicos, que não chegaram nem perto da folia.

Por tanto os poucos que vão se arriscar a marcar presença na festa de Momo, devem ter muito cuidado, para não cometer exessos, principalmente nas bebidas alcoólicas, para não perder o preparo físico, afinal de contas na segunda-feira estaram voltando para as atividades físicas, técnicas e táticas.

Alguns clubes do interior da Bahia não irão folgar nem mesmo durante o domingo de Carnaval, a exemplo do Colo-Colo da cidade de Ilhéus, que anunciou um novo treinador, Sergio Oliveira na ultima quinta-feira e que precisa melhorar sua campenha no estadual.

Dizem que musica tem tudo haver com futebol, e tem mesmo, só que durante o Carnaval, o ouvinte de rádioe o telespectador trocam as tarde e as noites de futebol, pelo folia do Carnaval. E principalmente aqui na Bahia, quando todo o país vem curtir o melhor carnaval do Brasil.

Para nós simples mortais só nos resta esperar que a festa momesca termine e enfim abra alas para o futebol passar a ser novamente a atração principal nos gramados dos estádio espalhados por todo Brasil, para que o folião torcedor volte a fazer a grande festa do futebol brasileiro.

Mauro Fernandes assume o Vitória oficialmente



Uma tarde de muita conversa nesta quinta-feira no Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura. Ao assumir pela segunda vez o comando técnico do time do Vitória, o treinador Mauro Fernandes reuniu os jogadores no centro do campo nº 1, e ficou quase uma hora conversando.


Junto com ele os novos integrantes da Comissão Técnica, os assistentes Ricardo Antônio e George Letiere, o preparador físico Júlio Alencar e o preparador de goleiros Adogildo Barbosa, o Tulipa.


Da antiga comissão permanecem o assistente técnico Ricardo Silva, que comandou o time nos dois últimos jogos contra o Madre de Deus e o Camaçari, os assistentes da preparação física, Cláudio Frias e Alex Fernandes, o preparador de goleiros Luciano Oliveira Júnior e o fisiologista Valter Abrantes.


Depois da reunião, quando explicou sua filosofia de trabalho, analisou o jogo que assistiu contra o Camaçari e pediu a opinião dos jogadores, Mauro dividiu o grupo em três. Os atletas que atuaram foram levados inicialmente para a academia de musculação e trabalharam sob a supervisão de Júlio Alencar e Cláudio Frias. Em seguida deram volta no campo principal do CT.


Ausentes – Tratando-se de uma tendinite na panturrilha da perna direita, o meia Jackson fez tratamento. O meia Cristian, em fase de reabilitação de uma lesão no adutor, prosseguiu com o trabalho supervisionado pelo professor Frias.


Já o volante Vanderson foi vítima de um assalto na tarde desta quinta-feira, quando saía de uma agência bancária e foi liberado para adotar as providências.


Nesta sexta-feira os jogadores treinaram em dois turnos e sábado, pela manhã, sendo em seguida liberados. O domingo de Carnaval será de folga.


Arbitragem – Para Itabuna x Vitória, dia 26, às 20h40, no Estádio Luiz Vianna Filho, foi definido o trio de arbitragem: Gleidson Santos Oliveira, assistido por Kleber Moradillo da Silva e Jorge César Santana Borges. O quarto árbitro é Zenildo Souza Santos.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Continua o vai e vem nos clubes do interior

Técnico Zanata estreiou com vitória no Ipitanga

Por: Paulo Roberto Argollo

O Ipitanga que ficou oito rodadas sem vencer e demitiu Técnico Alcir Silva e contratou o ex lateral direito Zanata do Bahia da decada de 80, enfim conquistou um triunfo no Baianão 2009. Mesmo com a vitória da ultima quarta-feira diante do Poções por 2 x 1, o novo comandante já dispensou junto com a diretoria quatro jogadores, os laterias Edmar e Célio, o meia Jairo e o atacante Pagodinho.

Já a diretoria do Colo-Colo de Ilhéus, campeão baiano de 2006, anunciou o substituto do treinador Laelson Lopes que pediu demissão depois de cinco jogos, quando colecionou um empate, uma vitória e três derrotas. O novo comandante do Tigre será Sergio Oliveira que nos ultimos anos comandou o Atlético de Cajazeiras/PB, Naxional de patos/PB e o Potiguar/RN.

O Fluminense de Feira de Santana, que já contava com o volante Dudu e os atacantes Harley e Amauri, anunciou a contratação de mais um jogador que vestiu a camisa do Bahia. O volante Fausto (foto) que disputou duas temporada pelo tricolor baiano (2007 e 2008) e chegou a ser cojitado por Vitória e Baureri, assinou contrato com o Touro do Sertão até o final do Baianão.

No Poções as coisas não estão muito boas, depois de mais uma derrota, já são cinco fracassos consecutivos na competição, o técnico Expedito Ventura pode engordar a lista dos treinadores demitidos no Baianão 2009. A diretoria do clube garante que até o jogo da próxima quinta-feira, quando a Raposa enfrenta o Atlético na cidade de Alagoinhas. Mas nos próximos dias vai acontecer uma reunião que pode cuminar com a demissão do treinador.


Nazareno muda mal Flu empata com Poções

Por: Reginaldo Lima*

O empate em 2 X 2 do Fluminense de Feira com o Poções no Jóia da Princesa, pela nona rodada do Campeonato Baiano, teve como grande responsável o técnico Nazareno Silva e suas substituições equivocadas na etapa final da partida.

O time da casa vencia por 2 X 0 quando o lateral-direito Lê deixou o campo para a entrada do atacante Souza, ainda sem ritmo de jogo. Com a mudança, o lateral-esquerdo Deca foi deslocado para a direita e o meia Djalminha passou para o lado esquerdo, confundindo o esquema tático previsto e causando uma queda de produção que resultou em dois gols da equipe adversária.

Outro detalhe importante a ser observado é o excesso de vaidade que parece contagiar o Fluminense em virtude da boa campanha até então. Alguns jogadores já andam de “sapato alto” e um ex-diretor do clube, Valdir Oliveira, foi barrado na tribuna de honra por ordem da diretoria, segundo ele próprio.

Enquanto atletas e comissão técnica se comportam como se já tivessem obtido alguma coisa grandiosa, o time cede o terceiro lugar da tabela para o Vitória da Conquista, que tem os mesmos 17 pontos, mas vence no critério de saldo de gols.

Nunca se tem uma equipe vencedora se não há seriedade, trabalho e perseverança. Nem mesmo os grandes craques do passado se deixavam levar pela soberba: o que se via era um futebol alegre e bonito, jogado com uma vontade de encher os olhos.

Se diretoria, comissão técnica e jogadores não calçarem as sandálias da humildade, o Fluminense corre o risco de não chegar a lugar algum, a começar por esse empate com sabor amargo de derrota.

Recebi várias ligações de torcedores na Rádio Sociedade de Feira, todas elas contra Nazareno Silva. O tom era de revolta e indignação – e nem poderia ser diferente. Nazareno é um bom treinador, mas não pode se deixar contagiar pela vaidade da diretoria do “Touro”.

*Reginaldo Lima é repórter da Rádio Sociedade de Feira

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mauro Fernandes vai assumir o Vitória

Por: Paulo Roberto Argollo

A diretoria do Vitória deve anunciar nesta segunda-feira o nome do novo treinador, para substituir Vagner Mancini que deixou o rubro negro para comandar o Santos.

Mauro Fernandes que estava comandando o Atlético de Goiania deve assumir o comando técnico Leão pela segunda vez. A primeira vez que Mauro comandou o Vitória foi em 2006 na Serie C do Brasileirão.

Mauro foi demitido em 2007 quando o Vitória foi eliminado da Copa do Brasil pelo Barauna de Mosoró. Na oportunidade o treinador deixou a equipe invicta na competição.

A diretoria ainda não confirmou a contratação do treinador, mas o diretor de futebol Jorginho Sampaio disse que já conversou com Mauro e que só falta acertar os ultimos detalhes para fechar o contrato.

O treinador já se despediu dos jogadores do Atlético/GO e que não pretende trazer nenhum jogador da equipe goiana para o time rubro negro baiano. Mauro que ganhava 30 mil reais no Atlético vai ganhar 80 mil reais.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Mancini deixa o Leão e vai ganhar mais no Peixe

Por: Paulo Roberto Argollo

Vágner Mancini não é mais o técnico do Vitória. O treinador aceitou a oferta de R$ 200 mil mensais do Santos para treinar o clube da baixada, que demitiu, na última quinta -feira (12), Márcio Fernandes. O treinador, que ganhava R$ 70 mil pelo leão baiano, ainda não deu entrevista coletiva para explicar os motivos da mudança.

Mancini assumiu o Leão na 22° rodada do Baianão 2008, levando a equipe ao título estadual. O técnico ganhou destaque no Brasileirão, quando o time chegou a figurar entre os quatro primeiros e no 1° turno dava esperanças ao torcedor de que a equipe poderia chegar na Libertadores, terminando com uma vaga assegurada para a Copa Sul-Americana 2009.

A diretoria do Esporte Clube Vitória confirmou na manhã deste sábado que Vagner Mancini não comandará mas o time rubro-negro no jogo de domingo contra o Madre de Deus. Quem vai comandar o Vitória interinamente é o auxiliar técnico Ricardo Silva.

No começo da semana, segundo Jorginho Sampaio a diretoria rubro negra deve anunciar o nome do novo treinador. Hélio dos Anjos, Renato Gaucho e o técnico Alexandre Gallo, atualmente no Bahia, também esta na lista do Vitória.

CBF divulga jogos do Bahia na Serie B


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (13) a tabela do Campeonato Brasileiro da Série B de 2009, que contará, novamente, com clubes de grande expressão e tradição, como o Vasco, a Ponte Preta, a Portuguesa, e o Bahia.

A competição terá início no dia 08 e 09 de maio e será encerrada no dia 28 de novembro. O Bahia estréia na competição contra a equipe do Paraná, no Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador. Logo em seguida o tricolor da capital baiana enfrenta o São Caetano, em São Paulo.

As datas em que as partidas serão realizadas não foram confirmadas pela CBF.

Confira a relação de jogos do Bahia na Série B de 2009:

1° turno
1ª rodada – Bahia x Paraná
2ª rodada – São Caetano x Bahia
3ª rodada – Bahia x Ceará
4ª rodada – Portuguesa x Bahia
5ª rodada – Bahia x ABC
6ª rodada – Brasiliense x Bahia
7ª rodada – Bahia x Ipatinga
8ª rodada – Duque de Caxias x Bahia
9ª rodada – Bahia x Figueirense
10ª rodada – América x Bahia
11ª rodada – Bahia x Bragantino
12ª rodada – Campinense x Bahia
13ª rodada – Bahia x Vasco
14ª rodada – Bahia x Juventude
15ª rodada – Fortaleza x Bahia
16ª rodada – Vila Nova x Bahia
17ª rodada – Bahia x Ponte Preta
18ª rodada – Guarani x Bahia
19ª rodada – Bahia x Atlético-GO

2° turno
20ª rodada – Paraná x Bahia
21ª rodada – Bahia x São Caetano
22ª rodada – Ceará x Bahia
23ª rodada – Bahia x Portuguesa
24ª rodada – ABC x Bahia
25ª rodada – Bahia x Brasiliense
26ª rodada – Ipatinga x Bahia
27ª rodada – Bahia x Duque de Caxias
28ª rodada – Figueirense x Bahia
29ª rodada – Bahia x América
30ª rodada – Bragantino x Bahia
31ª rodada – Bahia x Campinense
32ª rodada – Vasco x Bahia
33ª rodada – Juventude x Bahia
34ª rodada – Bahia x Fortaleza
35ª rodada – Bahia x Vila Nova
36ª rodada – Ponte Preta x Bahia
37ª rodada – Bahia x Guarani
38ª rodada – Atlético-GO x Bahia

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Goico vai dispultar mais uma temporada no Inter

Por: Paulo Roberto Argollo

O goleiro Goico, que foi revelado nas categorias de base do Inter de Santa Maria do Rio Grande do Sul vai dispultar mais uma temporada no clube. O jogador iniciou sua carreira com 15 anos, quando dispultou o Sulamericano de Juvenil.

Hoje o goleiro tem 33 anos e foi um dos destaques do Gauchão 2008, ajudando o Inter de Santa Maria a chegar na fase semi final. Este ano o goleiro recebeu proposta de vários clube mas preferiu ficar novamente no Inter.

No ano passado na dispulta da Serie C do Brasileirão o goleiro marcou o primeiro gol da sua carreira, na partida da segunda fase da competição contra o Engenheiro Beltrão, o jogo estava 2 x 0 para o Inter e Goico foi para a área, na cobrança de um escanteio e marcou o terceiro e ultimo gol da partida e com um detalhe, o gol foi de bicicleta.

Este ano na partida de abertura do Gauchão 2009 contra o Grêmio (foto), o Inter empatou em 1 x 1 e o goleiro Goico foi o grande destaque da partida, com defesas importantes, sobre tudo no segundo tempo quando o time gremista sufocou o Inter.

"Foi uma emoção muito grande, é algo difícil até de descrever, só quem passa por uma emoção como essa que sabe como é bom marcar um gol" declarou o goleiro. "Ainda sonho em defender uma grande equipe do futebol brasileiro", completou Goico.

Além do Inter de Santa Maria Goico também já defendeu as cores de outras equipes, como São José/SC, Fraiburgo/SC, Lajes/SC,São Gabriel/SC, Inter de Cachoeira do Sul/RS, Farropilha/RS, Grêmio Bajé/RS.


Técnico do Vitória pode ir para o Santos


Com a demissão de Márcio Fernandes do comando técnico do Santos e o pouco tempo até a partida contra o Guarani, domingo, às 19h10 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, a diretoria do Peixe deve optar pelo auxiliar Serginho Chulapa para ser o treinador da equipe no próximo compromisso.

Segundo o diretor de futebol alvinegro, Adilson Durante Filho, a intenção dos santistas é fechar nessa tarde com o atual treinador do Vitória, Vagner Mancini, que já sinalizou como positiva a intenção do Peixe e também a sua vontade de fechar pelos duzentos mil reais que o treinador poderá receber mensalmente do clube Paulista.

Mancini inclusive já conversou com o presidente do rubro negro baiano, Alex Portela, e deve ainda hoje ser anunciado oficialmente pelo Santos. O salário de Mancini no Vitória ronda em torno dos 70 mil reais e, no Peixe ele iria ganhar quase três vezes mais.

Além de Mancini, Estevam Soares e Renato Gaúcho tiveram seus nomes especulados, mas não são os nomes da preferência do presidente Marcelo Teixeira. Que pode optar por um quarto nome e mexer ainda mais no cofre do Santos.

Carcará anuncia mais quatro contratações

Por: Billy Dória

Quem pensava que no Ninho dos Pássaros o clima era só de despedida, se enganou. A diretoria Carcará acaba de anunciar de uma só vez, a contratação de quatro jogadores para compor o elenco.

Elton Lexandro é volante, tem 24 anos e já jogou no Paraná-PR, Guarani-SP, Gama-DF e América-RJ, seu último clube. Foi campeão paranaense em 2006.

Maicon Pereira Oliveira é atacante, tem 21 anos e já atuou pelo Flamengo-RJ, onde começou a carreira.

Igor Nakamura é lateral esquerdo, tem 21 anos e já defendeu as cores do Flamengo-RJ - onde foi campeão da Copa do Brasil em 2006 – e do Tupi-MG onde estava desde 2007. Luciano Marques é atacante, tem 21 anos e já jogou no Vasco-RJ e Madureira-RJ.

Os jogadores já se apresentaram ao técnico Moisés Alves e foram integrados ao restante do elenco. Enquanto isso, o departamento de futebol providencia a regularização junto à FBF.

Quem deve mesmo estrear é Tiago Neiva. O meia agradou a comissão técnica e deve ser relacionado para o jogo contra o Ipitanga, próximo domingo (15), no Carneirão.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Baianão vai pegar fogo domingo

Neste domingo a bola volta a rolar em mais uma rodada. a nona do Campeonato Baiano de Profissionais. Serão cincos jogos no interior do estado e uma na capital, no estádio Roberto Santos, o Metropolitano de Pituaçu. Todos começando ás 16 horas, com exceção da partida entre Bahia e Feirense que acontecerá em Salvador ás 17 horas.

Em Madre de Deus a equipe da casa comandada por Paulo Sales vai receber o Vitória. O caçula do Baianão vem de um empate contra a equipe do Camaçari e quer se reabilitar jogando diante de sua torcida. O jogo terá arbitragem de Rodrigo Martins Cintra, que será auxiliado por Kléber Moradillo da Silva e Mick Santos de Jesus.

Em Feira de Santana, no Estádio Alberto Oliveira o Fluminense que derrotou o Colo-Colo em pleno Mário Pessoa em Ilhéus, recebe o Poções do técnico Expedito Ventura " Índio, com arbitragem de Arilson Bispo da Anunciação, que será auxiliado por Claúdio Antônio Dias Aragão e Silvério José Lopes Lima.

Em Ilhéus o Colo-Colo que vem muito mal na competição recebe a visita do Vitória da Conquista que vem embalando na competição e que venceu na ultima rodada o Itabuna em casa por 2 x 1. A partida entre o Tigre e o Bode será apitada por Manoel Nunes Lopo Garrido, que será auxilixado José Raimundo Dias da Hora e Jorge César Santana Borges.


Em Camaçari no Estádio Armando Oliveira o Itabuna do técnico Alberto Leguelé vai enfrentar o Camaçari do técnico Aroldo Moreira. O Camaçari vem de um empate com o Madre de Deus na ultima rodada. A partida terá arbitragem Marielson Alves Silva, que será assistido por Arlã José Estrela de Souza e José CarlosOliveira dos Santos.
No Estádio Antônio Carneiro em Alagoinhas, o Atlético vai enfrentar o Ipitanga. Na ultima rodada o Carcará empatou com o Feirense em Feira de Santana por 3 x 3. O confronto entre Atlético e a equipe tucana será dirigida por Evaldo Ferreira Matos, sendo auxiliado por Raimundo Carneiro Oliveira e Dijalma Silva Ferreira Junior.


Em Salvador no Estádio Roberto Santos, o Metropolitano de Pituaçu o Bahia unico invicto na competição recebe o Feirense, ás 17:00 horas, com a capacidade total de 32.400 liberada para jogos aos domingos. A partida será arbitrata por Jailson Macedo Freitas, sendo assistido por Adson Márcio Lopes Leal e Belmiro da Silva.

Bahia vence Poções jogando no "Pituaço"


Por: Paulo Roberto Argollo

O Bahia conseguiu na noite desta quarta-feira mais um triunfo no Baianão 2009, jogando no Estádio Roberto Santos, o Metropolitano de Pituaçu. Desta vez a vitíma foi a equipe do Poções, que na ultima rodadatinha perdido em casa para o Vitória da Conquista por 4 x 1.

Ainda sentindo o desgaste do clássico Bavi de domingo, os jogadores do Tricolor de aço entraram em campio com o freio de mão puxado, mas mesmo assim os comandados de Alexandre Gallo foram surperiores e con seguiram fazer o resultado de 2 x 0, com gols Leo Medeiros e Reinaldo Alagoano.

Com esse resultado o Bahia se mantém invicto na competição, com um empate na estreia contra o Itabuna fora de casa e seis vitórias. O triunfo manteve também o Super Homem na liderança da competição com 19 pontos ganhos e um jogo a menos.

A torcida do Bahia mais uma vez demostrou toda sua paixão pelo clube, quando mais de 16 mil torcedores marcaram presença no Estádio de Pituaçu, apoiando o Tricolor de aço em uma partida quarta-feira a noite.

Na partida desta quarta o técnico Alexandre Gallo não pôde contar com a presença do volante Leandro e do meia Ananias, que devem voltar na partida de domingo contra o Feirense novamente em Pituaçu, ás 17:00 horas.

Para esta partida o treinador tricolor perdeu o volante Elton que recebeu o terceiro cartão amarelo e Leo Medeiros, que voltou a se apresentar bem, deve ser o substituto do jogador Elton. Nesta quinta-feira o elenco ganhou o dia de folga e só voltarão a treinar na sexta-feira a tarde.

Cristiano Tafarel é destaque contra o Bahia


Por: Paulo Roberto Argollo

O goleiro do Poções Cristiano Tafarel foi o grende destaque da partida desta quarta-feira a noite na partida contra o Bahia no Estádio Metropolitano de Pituaçu em Salvador.

O time do sudoeste do estado perdeu por 2 x 0, mas Tafarel fez várias defesas importantes, contribuindo para que o Poções não sofresse uma goleada.


Tafarel foi escolhido com o melhor jogador em campo pela equipe de esportes da Rádio Sociedade da Bahia, " agradeço muito a Deus em primeiro lugar e aos radialistas da Sociedade por mim escolher como o melhior jogador em campo" declarou o goleiro em entrevista ao repórter Paulo Roberto da Rádio Sociedade da Bahia.

"Nossa equipe é nova, tem jogadores de 22, 23 anos, mas tem qualidade e tem evoluido a cada jogo. Nosso treinador conhece muito de futebol e nós vamos continuar melhorando nossa pontuação no campeonato", declarou o goleiro.

Cristiano Tafarel tem 28 anos, é natural de Salvador e foi revelado pelo Vitória/BA onde jogou por oito anos. O goleiro já vestiu a camisa amarelinha da seleção brasileira sub 17 várias vezes.

Tafarel foi campeão baiano pelo Colo-Colo da cidade de Ilhéus em 2006 e tem passagem também por Juventus/SP, Confiança/SEm Sergipe/SE, ADAP/PR, Palmeiras Nordeste/BA, Toledo/PR, Icasa/CE, Atlético/BA e Santa Cruz/RN no ano passado.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Carcará anuncia contratações

Paulo César goleiro que pertence ao Bahia

Por: Billy Dória


E continua a saga Carcará em busca do elenco ideal para a temporada 2009 e após várias dispensas, a diretoria anuncia novas contratações. E mais dispensas.

Dessa vez quem sai é o meia Juninho Petrolina. O atleta chegou no início de janeiro, disputou sete jogos e não marcou nenhum gol. O futebol apresentado não vinha agradando e a conduta nos últimos jogos irritou a torcida e diretoria, que achou melhor dispensá-lo.

As contratações anunciadas pela diretoria parece não deixar saudades dos que foram dispensados. Na manhã desta terça-feira, o presidente Albino Leite apresentou no CT Ninho dos Pássaros o meia Tiago Neiva, o goleiro Paulo Cesar, e do meia paraguaio César Andrés.

Todos os três jogadores já foram integrados ao elenco e fizeram coletivo ontem a tarde, porém, a estréia dos atletas depende da regularização na FBF.
O meia Tiago Neiva tem 21 anos, nasceu em Salvador-BA e jogou no Bahia de 2007 a 2008, além de breve passagem pelo Fluminense de Feira.

O goleiro Paulo Cezar tem 23 anos, nasceu em Aracaju-SE e já defendeu as cores do Bahia e Votoraty-SP.
O meia paraguaio César Andrés, tem 24 anos e já jogou pela Seleção Paraguaia Sub-20 e Cerro Porteño. No Brasil, o atleta jogou pelo América-MG na temporada de 2005.