quinta-feira, 25 de março de 2010

Como é complicado, descomplicar!

Raniere Alves

Quão porcaria é um time sem campo

A pior coisa nesse mundo é pagar aluguel, ou então morar nas coisas dos outros por mais que não se pague nada.

Ainda fica um time tradicional do futebol nordestino penando para atuar e acomodar sua torcida e o que é pior não tem cimento aberto pra sentar e o negócio é esperar pela boa vontade dos donos dos estádios.

É assim a triste e fadonha história do glorioso e já campeão brasileiro de futebol, o Esporte Clube Bahia, que disputa o campeonato baianão desse ano do mesmo jeito que vem disputando em anos anteriores. Deus sabe onde!

Depois de ter empatado em 2001 na antiga e saudosa Fonte Nova com o Juazeiro e tendo que decidir no Adauto Moraes no norte do estado a grande final do certame daquele ano, e conseguindo um título que até hoje tá engasgado no pescoço dos juazeirenses, vem agora pedir socorro depois de nove anos sem ganhar nada e com a mesma realidade nas mãos: Sem estádio e pedindo pra jogar no campo dos outros.

A melhor coisa que o time tricolor deveria ter feito, era pedir ao governo do estado para administrar o estádio de Pituaçu e fazer igual ao Botafogo do Rio que cuida do Engenhão e não deixa ninguém, pisar no gramado se não pagar pra jogar, ou seja quem manda por lá é o clube e não o estado e nem a cidade.

Fica o Bahia pedindo esmola ao governo pra ter um lugar onde jogar e fica passando os mesmos problemas igualzinho ao que acontece no baianão e sem saber se vai jogar em Pituaçu, Armandão, Carneirão ou outro "ão" por aí.

Brincadeira mesmo com o torcedor, que já não aguenta mais desde o tempo que a Fonte foi fechada e o que parecia ser o seu estádio foi por água abaixo, ou melhor por arquibancada abaixo.

Cuidado pra turma não esquecer da famosa estrela no peito e começar a cobrar de verdade um estádio de fato.

É inadmissível como o Atlético de Goiás tem um estádio, o Goiás também. O Náutico tem o seu, o Sport também, e o Santa que não tem nem série no brasileiro, mas tem um estádio pra jogar futebol. Todos esses e muitos outros clubes correram pra ter o seu mando de campo mesmo.

E o que é pior para os torcedores do Bahia, é saber que o arqui-rival tem um baita de um patrimônio com estádio e tudo e o tricolor de aço ainda se esconde atrás da famosa estrela.

Cuidado de aço, pois a torcida já pede um patrimônio com duas traves e uma grama, e que seja seu e somente seu. Faça isso e pinte uma estrela no grande círculo como prova de respeito a essa imensa, fanática, gloriosa e sempre inteligente "torcida tricolor".

Fonte: Futebolnordeste.com


terça-feira, 23 de março de 2010



Madre de Deus viaja confiante em conquistar triunfo


Depois da vitória diante do Colo-Colo de Ilhéus domingo em casa, por 2 x 0, o time do Madre de Deus se reapresentou nesta segunda-feira no período da tarde quando os jogadores fizeram um treino regenerativo.


Nesta terça-feira o elenco praiano treinou no período da manhã, quando o técnico Sérgio Moura comandou um treino tático, mas não definiu a equipe que enfrenta o Ipitanga nesta quarta-feira em Senhor do Bomfim.


A partida desta quarta será no Estádio Pedro Amorim, onde as duas equipes se enfrentaram na primeira fase e o Ipitanga levou a melhor e venceu por 3 x 2. Mas no primeiro confronto deste ano em Madre de Deus, o time auriceleste goleou o tucano por 5 x 1.


“Tenho algumas duvidas no meio campo e só devo tirar essas duvidas momentos antes da partida, no vestiário”, declarou o treinador Sérgio Moura. O técnico da equipe praiana disse que gostou muito do rendimento da sua equipe contra o Colo-Colo e não deve fazer muitas mudanças.


A deleção do Madre de Deus deixou a cidade nesta terça-feira logo depois do almoço em ônibus especial. Em Senhor do Bomfim os jogadores ficaram concentrados em um dos melhores hotéis com todo conforto necessário dado pela parceria com a Instituição Manasses.


O Madre de Deus lidera o torneio da morte com quatro pontos ganhos em dois jogos seguido do Colo-Colo e Ipitanga com três e o Itabuna com apenas um ponto. O time Auriceleste é o único invicto após a segunda rodada deste grupo onde duas equipes vão ser rebaixadas para a segunda divisão do Baianão do ano que vem.


Paulo Roberto Argollo

Da Assessoria de Imprensa

Reporter faz sucesso com a garotada em Feira


O Repórter Barra Limpa da Rádio Sociedade da Bahia, Paulo Roberto sempre está presente nos principais jogos da dupla Bavi por todo Brasil, acompanhando e resgistranto tudo para o seu BLOG DO BARRA LIMPA, que já atingiu a marca de sete mil acessos por mês.

Outro dia em Feira de Santana o Barra Limpa se destraiu com o Super-homem Mirim e seu irmão o Homem Craque Miniatura, na patida entre Bahia e Feirense pelo Campeonato Baiano. A garota fez a festa no meio da boleirada e a presença dos garotinhos já virou marca resgistrada em vários jogos do Bahia desde 2008.

Essas figurinhas carimbadas são filhos do fotografo Marcelo Oliveira (um dos mais competentes da Bahia), são eles Marcelo Filho (o Homem Craque Miniatura) de 08 anos e Nicolas Oliveira (o Super-homem Mirim) de 06 anos.

Fotos: Marcelo Oliveira (menos a que ele está na foto)

domingo, 21 de março de 2010

Assistente se destaca em jogos do Baianão 2010


De Eunápolis, surgiu para o mundo futebolístico o árbitro assistente (bandeirinha) Jefferson Abel Ferreira Lima, de 27 anos, muito bem rankeado na Federação Baiana de Futebol e que é um dos destaques na arbitragem do Campeonato Baiano de Futebol deste ano.

Bel, como é mais conhecido, é funcionário do Ministério Público Estadual e integra o quadro de árbitros da Federação Baiana de Futebol. O eunapolitano de coração é considerado uma grande revelação na arbitragem baiana, seu ranking o levou a mais alta graduação na FBF.

A Federação Baiana de Futebol adotou Normas de Classificação da Arbitragem, um regulamento que serve como o ranking dos árbitros e árbitros assistentes do Estado da Bahia. Dessa maneira, o quadro de arbitragem baiana foi dividido em três categorias: Ouro, Prata e Bronze.

Para cada uma existem as subdivisões A, B e C. A cada ano os árbitros podem subir ou descer de categoria de acordo com seu desempenho.
A principal categoria da arbitragem da Bahia, a Ouro, possui árbitros e assistentes, onde se inclui Bel, e é responsável por todo o trabalho no Campeonato Baiano da 1ª Divisão, além de jogos importantes nas outras competições.

Em janeiro de cada ano, a Comissão de Arbitragem da FBF atualiza as categorias do quadro de árbitros e assistentes através da Pré – Temporada, que analisa e levam em consideração relatórios técnicos, avaliações físicas e escritas e ainda as sanções disciplinares.

Neste ano, no Campeonato Baiano de Futebol, Bel “bandeirou” os seguintes jogos: Vitória da Conquista x Ipitanga (17/01), Vitória da Conquista x Itabuna (31/01), Colo - Colo x Fluminense (03/02), Vitória x Fluminense (18/02), Itabuna x Colo – Colo (28/02), Vitória da Conquista x Bahia (03/03), Itabuna x Madre de Deus (14/03).
Ainda essa semana Jefferson Abel Ferreira Lima, que é filho do ex árbitro Willians Cavalcante fará o teste FIFA/CBF.

O principal objetivo é para fazer parte do quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol.


Fonte: Eunoesporte.com


Madre de Deus pronto para pegar o Colo-Colo


O Madre de Deus volta a c ampo neste domingo, ás 16 horas na segunda rodada do "Torneio da Morte" quando recebe em casa o Colo-Colo da cidade de Ilhéus. O time auriceleste comandado por Sérgio Moura tenta fugir do pesadelo do rebaixamento para a segunda divisão.

O ultimo treino antes da partida aconteceu neste sábado pela manhã e o treinador não sabe ainda se vai poder contar com o volante Felipe, que se queixou de uma dor na panturilha. Certo mesmo por enquanto é a ausência do zagueiro Roque que mais uma vez vasi desfalcar a equipe.

O lateral esquerdo Fernando e o volante Pablo estam de volta depois de cumprir suspensão por cartãoes. O primeiro pelo terceiro cartão amarelo e o segundo pela expulsão diante do Feirense na ultima rodada da primeira fase.

Sérgio Moura só vai definir a equipe no vestiário, já que a duvida maior é no setor de meio campo, por que Thiago Dias esta voltando de contusão e além de Felipe, Reinaldo Aleluia também se queixa de dores musculares.

Com isso o time do Madre de Deus deve ir a campo com Delmir, Josean, Bruno Neves, Itamar e Fernando, Fausto, Pablo, Felipe (Robson), Thiago Dias (Reinaldo Aleluia), Fábricio e Nino Guerreiro.

Na partida de abertura o time praiano empatou fora de casa contra o Itabuna por 0 x 0 e por tanto uma vitória contra o Colo-Colo neste domingo será fundamental para fugir da degola. Segundo o treinador a sua equipe está ciente da realidade e sobre tudo muito confiante no triunfo.

Da Assessoria de Imprensa

Catuense realiza amistoso visado a Segundona


Por: Paulo Roberto Argollo

O time profissional da Catuense que se prepara para disputar a segunda divisão do Campeonato Baiano jogou amistosmante neste sábado no Estádio Municipal de Inhambupe, contra o Ajax time amador da cidade.


A partida serviu para o técnico Chiquinho de Assis testar vários jogadorees e começar a definir sua equipe para a estreia dia 03 de abril contra o Juazeirense no Estádio Antonio Carneiro, em Alagoinhas.


O unico gol da partida foi marcado aos 24 minutos do primeiro tempo, pelo atacante Marcelo, cobrando penalte. A Catuense mostrou muita vontade, mas ainda um desentrosamento muito grande, o que não deixou o técnico Chiquinho muito satisfeito.

O treinador declarou que o seu time precisa melhorar muito até o dia da estreia na Segundona do Baianão. Os destaques do jogo foram o zagueiro Cleverton, os meias Jacson e Leonardo, o lateral esquerdo Felipe Araujo, o meia Gel e o atacante Marcelo.


O dirigente maior da Catuca, Antonio Pena lamentou o fato do seu time não poder jogar em Catu, "é realmente muito chato não poder jogar em Catu, já que o Estádio daquela cidade não reuni condições de jogo, mas Alagoinhas nos recebeu de braços aberos", declarou Pena.


Confira outras fotos do amistosos da Catuense





Fotos: Paulo Roberto Argollo


terça-feira, 9 de março de 2010

Madre de Deus perde em casa e não se classifica


Jogando em casa no ultimo domingo contra o Feirense, o Madre de Deus foi derrotado e não se classificou para a segunda fase do Campeonato Baiano 2010. O time auriceleste foi comandado pelo técnico Sérgio Moura, que chegou para substituir Aroldo Moreira.

Com essa derrota o Madre de Deus vai disputar o torneio da morte, onde quatro equipes brigam para não ser rebaixados, já que duas não terão como se livrar da queda para a segundona do Baianão.

Os jogadores ficaram muito abatidos depois da partida. "Nosso elenco não merecia essa eliminação não, a nossa diretoria trabalhou muito, trouxe reforços importantes, mas os resultados não aconteceram", declarou o diretor de futebol Toinho Resende.

Troca de comandante

Sobre a troca de treinador, Toinho disse que no futebol essas coisas acontecem, "Aroldo fez um bom trabalho aqui, mas estava na hora de tentar levantar o astral do grupo e isso as vezes só se consegue trocando o técnico", garantiu o dirigente.

A briga do Madre de Deus pela permanencia na elite do futebol da Bahia, começa neste domingo contra o Itabuna no Estádio Luis Viana Filho, o Itabunão. Nas duas partidas realizadas até agora este ano entre as duas equipes, terminaram empatadas.

A apresentação oficial do treinador Sérgio Moura ao elenco aconteceu no sábado pela manhã, um dia antes do jogo contra o Feirense. Moura comandou apenas 15 minutos de coletivo para definir a equipe.

Confira algumas fotos da apresentação de Sergio Moura












TEXTO E FOTOS: Paulo Roberto Argollo

sábado, 6 de março de 2010

Rádio do interior se destaca em transmissões esportivas

Equipe Bola na Rede com a galera do rádio de Salvador

A Nova FM de Pojuca vem se destacando no cenário esportivo do interior da Bahia. Com pouco mais de um ano de inaugurada, a 105,7 mhz vem apostando na equipe Bola na Rede, que está transmitindo os principais jogos do Baianão 2010.

A equipe comandada por António Carlos "Buga" e Raimundo Vasques, também tem acompanhado os jogos de Bahia e Vitória em jogos da Copa do Brasil, como aconteceu na estreia do rubro negro baiano contra o Corinthians de Alagoas em Maceio.

Nesta quarta-feira, ás 20:00 horas a equipe Bola na Rede vai estar no Barradão para mais uma transmissão da Copa do Brasil e segundo os seus comandantes a equipe da Nova FM, no jogo do dia 17 de março eles vão está em Goiania acompanhando o jogo do Bahia contra o Atlético/GO.

Segundo Buga no Brasileirão a equipe Bola na Rede também vai transmitir todos os jogos da dupla Bavi. "Estamos nos preparando para acompanhar todos os jogos de Bahia e Vitória no Brasileiro da Serie A e B", declarou Buga.

Quem quiser acompanhar por enquanto o Programa Bola na Rede na Nova FM de Pojuca, é só acessar o site do programa, www.bolanaredepojuca.com.br e ficar sabendo o que acontece na Bahia no Brasil e no muito.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Madre de Deus troca de treinador e sonha com vaga


O Madre de Deus Sport Clube anunciou a demissão do técnico Aroldo Moreira e do seu auxiliar técnico Ivanor da Cruz nesta sexta-feira depois da derrota para o Fluminense de Feira por 4 x 1, partida realizada no Estádio Jóia da Princesa.

Para o lugar de Aroldo o diretor de futebol do clube Toinho Resende anunciou a contratação de Sérgio Moura que já será apresentado ao elenco auriceleste neste sábado pela manhã no Estádio Municipal de Madre de Deus.

Sérgio Luiz Ferreira Moura, é carioca nascido em Niterói e como jogador autou em clubes como Botafogo-RJ, Coritiba-PR, Atlético-PR, Sport-PE. Já como treinador tem passagem pelo Operário Ferroviário de Ponta Grossa, Brusque-SC, Iraty-PR, Atlético-PR. Sérgio foi campeão por duas vezes do Campeonato Paranaense pelo Atlético-PR dentre outros títulos Paranaense.

Segundo Toinho Resende (foto), o novo treinador do Madre de Deus já comanda o time praiano na partida de domingo contra o Feirense em casa, quando o Madre de Deus vai brigar pela ultima vaga na segunda fase da competição.

Resende está muito confiante na classificação da sua equipe, "tenho certeza que vamos vencer o Feirense, temos um bom elenco e para nós domingo só intereça a vitória. Claro que temos que respeitar o adversário", declarou o dirigente.

Da Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 4 de março de 2010

Colo-Colo e Itabuna no torneio da morte


Por: Paulo Roberto Argollo

Os unicos dois representantes da região sul da Bahia, Colo-Colo de Ilhéus e Itabuna no Campeonato Baiano da primeira divisão estão no torneio da morte, onde quatro equipes vão brigar para não ser rebaixado para a segunda divisão do futebol da Bahia.

O Itabuna começou com Célio Costa que foi demitido para a chegada de Hugo Aparecido, que ficou menos tempo do que o primeiro comandante. Gelson Fogazzi assumiu a vaga de Huga em apenas um jogo e por ultimo a diretoria trouxe o técnico Ferreira.

No Colo-Colo a história também não foi muito diferente não, Edu Lima iniciou o trabalho no Tigre ilheense, mas não durou muito por conta dos maus resultados. Para substituir Edu a diretoria colocolense anunciou a volta de Ferreira, quatro anos depois de ser campeão baiano pelo próprio clube.

Ferreira não aguentou muito tempo, por conta da desorganização e pela crise da diretoria e pediu demissão do Colo-Colo depois de cinco jogos e foi contratado pela diretoria do Itabuna. Esta é a segunda passagem do treinador no comando técnico da equipe azulina.

No Colo-Colo a diretoria do clube promoveu o treinador Clodoaldo Nascimento, da equipe de júnior, que pelo segundo ano consecutivo faz boa campanha no Baianinho. Clodoaldo é irmão do ex zagueiro da seleção brasileira Aldair.

Clodoaldo foi jogador profissional tendo jogado inclusive no São Francisco do Conde e é um dos maiores artilheiros do Campeonato Intermunicipal e será ele quem terá a missão de tirar o Colo-Colo do rebaixamento para a segundona.

Essa dura missão Ferreira também terá pela frente, ele que já classificou o Colo-Colo para a Serie C do Brasileirão e para a Copa do Brasil, o Atlético e o Itabuna para a Serie C. O Itabuna fecha esta primeira fase domingo em casa contra o Atlético.

Já o Colo-Colo encerra sua participação na fase classificatoria contra o Bahia, também no domingo na cidade de Alagoinhas no Estádio Antonio Carneiro. Espero que as duas equipes se salvem do rebaixamento para a segunda divisão, por que seria o falecimento do futebol profissional do sul da Bahia.


terça-feira, 2 de março de 2010

Árbitro do clássico Bavi é suspenso pela FBF

O árbitro Arilson Bispo da Anunciação, que apitou o Bavi deste domingo (28/02), está suspenso pela Federação Bahiana de Futebol.

Ele estava escalado para o sorteio da arbitragem para jogos do meio de semana, mas depois da péssima atuação no clássico, foi retirado da relação.

A CEAF, que é presidida por Wilson Paim não emitiu nenhuma nota sobre a punição, mas o árbitro está suspenso e não será escalado tão cedo no Campeonato Baiano.

Dentro da Federação Baiana de Futebol é unanimidade que houve erros graves de Arilson no Bavi de domingo quando o árbitro deixou de marcar um penalte claro contra o Bahia.


Elenco se reapresenta e já pensa no Bode

O elenco do Bahia se reapresentou nesta segunda-feira, após a vitória no Ba-Vi, do último domingo. Os jogadores que começaram a partida fizeram apenas um treino regenerativo na academia e na piscina. Logo após os trabalhos, os atletas foram liberados.

Já os jogadores que não atuaram mais de um tempo no clássico fizeram um treinamento no campo. O técnico Renato Gaúcho dividiu os atletas em dois grupos e realizou um treino tático em campo reduzido. Após isso, o elenco treinou finalizações e bolas paradas.

O meia Rogerinho foi liberado pelo Departamento Médico e iniciou os treinos físicos na academia comandado pelo preparador físico Luiz Napoelão. Já o zagueiro Alison, sentiu dores no joelho e foi poupado do treinamento.


O goleiro Marcelo realizou exames de imagem, onde foi constatada uma diminuição da lesão na panturrilha. Com isso, o atleta foi liberado para iniciar os treinos físicos. O goleiro compareceu ao Fazendão e concedeu entrevista aos setoristas presentes.

"Graças a Deus o exame não deu nada, estou pronto pra voltar a defender o Bahia e a briga com Fernando, que está muito bem, vai ser boa", comentou. Marcelo já iniciou os trabalhos físicos na manhã desta terça-feira.

Hoje o elenco treinou pela manhã às 09h30. Às 14h05 os jogadores embarcam para Vitória da Conquista.


Treinador divulga lista de relacionados


Depois da derrota diante do Bahia, no segundo clássico Bavi do ano, o elenco do rubro negro se reapresentou nesta segunda-feira, no período da tarde para dar inicio às atividades preparatórias para o jogo desta quarta-feira (03), às 20h30, contra o Itabuna, no estádio Armando Oliveira, em Camaçari. Depois do trabalho, o técnico Ricardo Silva divulgou a lista dos atletas relacionados para o jogo.

A novidade é a substituição do goleiro Viáfara, que cumpre suspensão automática após receber o terceiro cartão amarelo, na partida do ultimo domingo (28). Desta forma, o goleiro Lee foi chamado para assumir a posição de reserva, enquanto Vinícius, recém-contratado, ganha a oportunidade de estrear com a camisa vermelha e preta.

Confia a lista dos relacionados para o jogo contra o Itabuna:

Goleiros: Lee e Vinícius
Laterais Nino, Marcos Pimentel e Valmir
Zagueiros: Wallace, Reniê e Anderson Martins
Volantes: Vanderson e Marconi
Meias: Bida, Ramon, Elkeson, Arthur Maia e Rafael Cruz
Atacantes: Neto Berola, Schwenck, Júnior e Adailton.


segunda-feira, 1 de março de 2010

Jogadores revoltados com arbitragem do BAVI


Por: Sandro Badaró

Os jogadores do Vitória estão revoltados com a arbitragem de Arílson Bispo da Anunciação, na partida que terminou com a vitória do rival, Bahia, por 2 a 1, no domingo (28). “Nós trabalhos duro, treinando debaixo de sol, com honestidade, e o árbitro faz isso”, afirmou o volante Vânderson, quando deixava o vestiário após o jogo.

Entre os erros mais criticados pelo elenco rubro-negro está um pênalti, em um lance envolvendo Nen, zagueiro tricolor e o atacante Schenck, do Leão. Ramon, capitão do Vitória, declarou que o erro foi “um absurdo”, já que daria a chance do Leão virar a partida e ainda resultaria na expulsão do zagueiro, que era o último homem.

“Foi pênalti duas vezes: primeiro, quando a bola foi cruzada, o Schwenck foi seguro pela camisa, e depois o zagueiro deu uma gravata”, indignou-se o diretor de futebol do Vitória, Mauro Galvão.

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) ainda não se pronunciou sobre a arbitragem do clássico. Em 2009, Arílson foi suspenso pela Confederação Brasileiro de Futebol (CBF) após errar diversas vezes na partida entre Corinthians e Botafogo, pelo Brasileirão.

Reapresentação – Os jogadores do Vitória retornam aos treinos nesta segunda-feira (01), visando a preparação para o jogo diante do Itabuna, penúltimo do rubro-negro na primeira fase do Baianão.

Sem dois titulares, o goleiro Viáfara e o volante Uelliton, o técnico Ricardo Silva terá problemas para definir a formação do time. No gol, Vinícius vai estrear. No meio, o treinador ainda não escolheu o substituto de Uelliton.