quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PRIMEIRA PÁGINA / ENTREVISTA

O árbitro Felisberto Santiago

Nossa entrevista desta semana é com o árbitro de futebol e instrutor de arbitragem ilheense Felisberto Santiago Santos, ou Beto Santiago como ele é conhecido na maravilhosa cidade de Ilhéus, onde estivemos na ultima semana do mês de agosto.

Nesta entrevista Beto nos fala sobre arbitragem em Ilhéus, sobre arbitragem na Bahia e também sobre a arbitragem no cenário nacional. Felisberto não trabalha mais em jogos da FBF, quando se aposentou oficialmente em 2006.

Porém aos seus 52 anos, quando é convidado por qualquer liga do interior do estado, ele não se nega a entrar em campo e com sua categoria e elegância para que os mais novos, que não tiveram oportunidade de ver Beto atuando, possam aprender como se conduz uma partida de futebol.

Inicialmente Felisberto nos fala de como ele vê hoje a atuação dos árbitros baianos em jogos da FBF e também da CBF.

Olha Paulo, eu tenho visto com bons olhos, por que é a primeira vez nos últimos 20 anos que a gente vê a Bahia sendo um pouco valorizada. Um pouco por quê ? Porque só temos hoje um árbitro apitando na primeira divisão, mas a gente já fica feliz por que já estamos vendo quase todos os árbitros do quadro nacional apitando.

Show de Bola – Como foi que começou a sua carreira como árbitro de futebol ?

Beto Santiago – Eu jogava futebol e comecei a apitar por acaso, um dia eu estive na liga de Ilhéus e o diretor de arbitragem na época era sargento Bispo, que mim anunciou como novo árbitro da liga ilhense e eu gostei da idéia, fui fazer os cursos que a Federação Bahiana fazia naquela época ainda e graças a Deus construir um nome na Bahia.

Show de Bola – Você é responsável pela formação de vários árbitros aqui na região sul e extremo sul, como você hoje avalia a arbitragem na cidade de Ilhéus ?

Beto Santiago – A arbitragem em Ilhéus vem melhorando a cada ano, por que temos uma renovação constante, a exemplo do meu filho Roberto Queiroz Santiago, é meu filho e que começou com 15 anos em 2001 e já tem por tanto sete anos de arbitragem e vem sendo escalado pela FBF para jogos de profissionais, Marcelino Belmonte, Luciano Trigueiro, Antonio Cerqueira, dentre outros.

Show de Bola – Como é que você tem visto o crescimento da arbitragem na Bahia, a quase profissionização tem contribuído para esta evolução nos últimos 20 anos ?

Beto Santiago – Com toda certeza. A arbitragem na Bahia, depois da vinda de Ednaldo Rodrigues como diretor do interior e valorizando os árbitros do interior, a arbitragem na Bahia cresceu muito. Passou a ser mais valorizada, por que a Federação passou a escalar mais os árbitros do interior, que antes não tinha essa valorização.

Show de Bola – Pra você na Bahia e no Brasil que é os melhores árbitros no momentos ?

Beto Santiago – Na Bahia pra mim o melhor neste momento é Manoel Nunes Lopo Garrido, porém que está indicado pra apitar a primeira divisão é Jailson Macedo, que também é bom árbitro. E nacionalmente pra mim o melhor é carequinha Heber Roberto Lopes.

Show de Bola – Apesar do crescimento da arbitragem em Ilhéus, por que o numero de árbitros ilheenses escalados hoje pela FBF é menor do que em anos anteriores ?

Beto Santiago – Fui justamente o que eu questionei na reunião com os árbitros na sede da liga de futebol. Porque quando eu fui diretor de árbitro da liga, eu cheguei a colocar 22 árbitros na Federação e todo final de semana a gente tinha de oito a dez árbitros trabalhando. Só que hoje eu não sei por que, a gente só ver um ou dois árbitros trabalhando.

Show de Bola – Que tipo de conselho você daria hoje pra quem pensa em começar nesta carreira de árbitro de futebol ?

Beto Santiago – Primeiro é preciso gostar. É querer ser árbitro e não pensar somente no dinheiro. Depois claro através da liga de futebol da sua cidade, procurar fazer os cursos necessários para ser árbitro e se dedicar muito, renunciar a muita coisa, se preparar e pedir a Deus pra ter sucesso, por que é uma carreira muito bonita, sem sobra de duvidas.

Por: Paulo Roberto Argollo
Fotos: Dernivaldo Ribeiro (Quincas)


Um comentário:

  1. Agora com o show de bola,
    nossa região ficará completamente informa em tempo real de todas as noticias do esporte em nosso estado.
    Parabens pela brilhante idéia e parabens pela entrevista com Felisberto santiago;nossa região precisa de um vitrine para revelar os valores diretamente ligados ao esporte. PARABENSSS!!!

    ResponderExcluir