quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PRIMEIRA PÁGINA / ENTREVISTA

O árbitro Felisberto Santiago

Nossa entrevista desta semana é com o árbitro de futebol e instrutor de arbitragem ilheense Felisberto Santiago Santos, ou Beto Santiago como ele é conhecido na maravilhosa cidade de Ilhéus, onde estivemos na ultima semana do mês de agosto.

Nesta entrevista Beto nos fala sobre arbitragem em Ilhéus, sobre arbitragem na Bahia e também sobre a arbitragem no cenário nacional. Felisberto não trabalha mais em jogos da FBF, quando se aposentou oficialmente em 2006.

Porém aos seus 52 anos, quando é convidado por qualquer liga do interior do estado, ele não se nega a entrar em campo e com sua categoria e elegância para que os mais novos, que não tiveram oportunidade de ver Beto atuando, possam aprender como se conduz uma partida de futebol.

Inicialmente Felisberto nos fala de como ele vê hoje a atuação dos árbitros baianos em jogos da FBF e também da CBF.

Olha Paulo, eu tenho visto com bons olhos, por que é a primeira vez nos últimos 20 anos que a gente vê a Bahia sendo um pouco valorizada. Um pouco por quê ? Porque só temos hoje um árbitro apitando na primeira divisão, mas a gente já fica feliz por que já estamos vendo quase todos os árbitros do quadro nacional apitando.

Show de Bola – Como foi que começou a sua carreira como árbitro de futebol ?

Beto Santiago – Eu jogava futebol e comecei a apitar por acaso, um dia eu estive na liga de Ilhéus e o diretor de arbitragem na época era sargento Bispo, que mim anunciou como novo árbitro da liga ilhense e eu gostei da idéia, fui fazer os cursos que a Federação Bahiana fazia naquela época ainda e graças a Deus construir um nome na Bahia.

Show de Bola – Você é responsável pela formação de vários árbitros aqui na região sul e extremo sul, como você hoje avalia a arbitragem na cidade de Ilhéus ?

Beto Santiago – A arbitragem em Ilhéus vem melhorando a cada ano, por que temos uma renovação constante, a exemplo do meu filho Roberto Queiroz Santiago, é meu filho e que começou com 15 anos em 2001 e já tem por tanto sete anos de arbitragem e vem sendo escalado pela FBF para jogos de profissionais, Marcelino Belmonte, Luciano Trigueiro, Antonio Cerqueira, dentre outros.

Show de Bola – Como é que você tem visto o crescimento da arbitragem na Bahia, a quase profissionização tem contribuído para esta evolução nos últimos 20 anos ?

Beto Santiago – Com toda certeza. A arbitragem na Bahia, depois da vinda de Ednaldo Rodrigues como diretor do interior e valorizando os árbitros do interior, a arbitragem na Bahia cresceu muito. Passou a ser mais valorizada, por que a Federação passou a escalar mais os árbitros do interior, que antes não tinha essa valorização.

Show de Bola – Pra você na Bahia e no Brasil que é os melhores árbitros no momentos ?

Beto Santiago – Na Bahia pra mim o melhor neste momento é Manoel Nunes Lopo Garrido, porém que está indicado pra apitar a primeira divisão é Jailson Macedo, que também é bom árbitro. E nacionalmente pra mim o melhor é carequinha Heber Roberto Lopes.

Show de Bola – Apesar do crescimento da arbitragem em Ilhéus, por que o numero de árbitros ilheenses escalados hoje pela FBF é menor do que em anos anteriores ?

Beto Santiago – Fui justamente o que eu questionei na reunião com os árbitros na sede da liga de futebol. Porque quando eu fui diretor de árbitro da liga, eu cheguei a colocar 22 árbitros na Federação e todo final de semana a gente tinha de oito a dez árbitros trabalhando. Só que hoje eu não sei por que, a gente só ver um ou dois árbitros trabalhando.

Show de Bola – Que tipo de conselho você daria hoje pra quem pensa em começar nesta carreira de árbitro de futebol ?

Beto Santiago – Primeiro é preciso gostar. É querer ser árbitro e não pensar somente no dinheiro. Depois claro através da liga de futebol da sua cidade, procurar fazer os cursos necessários para ser árbitro e se dedicar muito, renunciar a muita coisa, se preparar e pedir a Deus pra ter sucesso, por que é uma carreira muito bonita, sem sobra de duvidas.

Por: Paulo Roberto Argollo
Fotos: Dernivaldo Ribeiro (Quincas)


segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Ex goleiro do Vitória se destaca em Sergipe

O Jovem Goleiro Juan Mendes, de 21 anos com passagem pela divisão de base do Esporte Clube Vitória vem se destacando na segunda divisão do futebol sergipano, pelo Cotinguiba. Juan já atuou pelo Ipitanga em 2007 e pelo Poções no Campeonato baiano deste ano.

Pelo clube sergipano, o goleiro ainda não atuou com titular mas vem sendo relacionado para os jogos como o segundo goleiro, já que Acássio vem atuando como titular. Mas para o treinador de goleiros Jacó, o jovem Juan tem muito potencial e apesar de ser novo tem condições de ser titular em qualquer time.


"Ele tem se dedicado bastante nos treinos e como teve uma boa base no Vitória da Bahia, tem totais condições de ser titular a qualquer momento aqui no Cotinguiba", garante Jacó. Juan disse que não se preocupa em ser titular neste momento, já que o titular Acássio vem atuando bem nos jogos.

"Sei que minha hora vai chegar, os clubes gostam de goleiros esperientes. No Ipitanga trabalhei com bons goleiros e aprendir muito, tenho que estar pronto para quando minha hora chegar. Sei que se aqui no Cotinguiba se o treinador precisar de mim eu vou estar pronto para atuar e ajudar o meu clube" disse Juan.


Juan é jogador da Prêmiu's Assessoria Esportiva, uma empresa de Salvador que vem crescendo no ramo de agenciar atletas e outros profissionais, como é o casa dos meias Tatico e Joel, do goleiro Ronildo e do zagueiro Jackson que estam disputando o Campeonato Baiano da Segunda Divisão pelo Camaçariense.

Da Prêmiu's também estam no Camaçariense o treinador Ionay da Luz e o preparador físico Jackson George. Outros jogadores conhecido fazem parte da Prêmiu's, como o atacante Willian Leite, os goleiros Tigre, Cristiano Tafarel e Marivaldo, os laterais direitos Tito e Thiago Freitas, o meia Luiz Alberto ex Cruzeiro/MG, o volante Rafael Santos ex Ipitanga dentre outros.

Por: Claúdio Luiz de Souza



FUTEBOL AMADOR
Associação Desportiva Barreirense
Resultados

Dia 24 de Agosto

Firmo Brejau 1 x 0 Nova Master (Veteranos)
Barreiro 3 x 0 Boa Viajem (Veteranos)
Vila Operária 1 x 5 Porto (Novos)

Próxima Rodada - Dia 31 de Agosto

Barreiro x 50tão (Master)
Celta x Colonia (Veteranos)
Clube 10 x Yuratim (Novos)

Bira Macaco (esq) e Paulo Roberto na Boa Viajem

Ubirajara de Souza (foto), também conhecido como Bira Macaco é um dos diretores mais atuante da Associação Desportiva Barreirense, em Monte Serrat, com 40 anos de Liga como jogador e dirigente, o incansável Bira garante que ainda tem muito gás.

Aos 55 anos de vida e com muita saúde, Birão se orgulha de ainda correr atrás da redondinha todos os finais de semana, na Boa Viajem, no Campo do Lasca, na Vila Militar dos Dendezeiros, seja aonde for o nosso Macaco estar sempre ao lados dos deus amigos de pelada.


Roberto Cavalo chega para assumir o Bahia

Arturzinho não é mais técnico do Bahia. Os problemas que aconteceram no meio da semana, envolvendo torcedores e a goleada sofrida para o Fortaleza, determinaram a saida do técnico.

A rapidez na divulgação do novo comandante técnico do tricolor, deixou claro que a diretoria já vinha insatisfeita com a campanha do Bahia.

Roberto Cavalo foi confirmado na manhã desta segunda-feira pela diretoria do Bahia. É a primeira vez que Cavalo treina um time na Bahia, local onde ele atuou co mo jogador pelo rival Vitória. Com ele vem também o auxiliar técnico Cavalinho.

Após o treino de hoje pela manhã no fazendão, Arturzinho conversou com a diretoria tricolor e preferiu dexiar o comando técnico do Bahia.

Para o jogo desta Terça-feira contra o América de Natal, o preparador físico Dudú Fontes, assume interinamente o Bahia no jogo que começará às 20:30 em Feira de Santana.

Arturzinho comandou o Bahia em 16 partidas, vencendo 6, empatando 7 e perdendo 3 jogos. O treinador chegou ao clube para substituir Paulo Comelli, mas apesar de manter o Tricolor por nove partidas invicto e se aproximar do G4 da Série B, não emplacou nos jogos como mandante e venceu apenas duas partidas no Estádio Jóia da Princesa.


domingo, 24 de agosto de 2008

Guanambi vence a primeira na segunda divisão

Guanambi e Cruzeiro de Cruz das Almas se enfrentaram neste domingo em Guanambi e fizeram um primeiro tempo morno com poucas jogadas de perigo. Sob um calor de quase 40 graus, as equipes se pouparam para o segundo tempo.

Mas o time da casa conseguiu abrir o placar ainda na etapa inicial em uma jogada rápida de Sandro, com o estreante Roberto que deixou Sandro na cara do gol aos 46 minutos para fuzilar para o fundo das redes do goleiro Ari Sergipano.

Na volta para o segundo tempo o Cruzeiro voltou com uma alteração, a saída do meio campo Jonathan para a entrada de Josimar. Já o Guanambi fez a sua primeira alteração aos 10 minutos com a entrada de Gilsinho no lugar de Manoel.

Apesar de estar na desvantagem no marcador, o Cruzeiro conseguia segurar os ataques da equipe da casa e jogando no contra ataque. No Guanambi, Fábio Lopes se destacava com boas jogadas deixando sempre os atacantes em condições de ampliar o placar.

O segundo gol do Guanambi foi marcado novamente pelo meia esquerda Sandro, desta fez em bola parada, cobrando falta Sandro ampliou aos 38 minutos, com categoria e sem chances para o goleiro Ari que não viu a banda passar.

O Guanambi jogou com Robson, Capone, Moreira, Valdo e Marcelo, Willy, Kekel. Fábio Lopes (Rubão) e Sandro, Roberto (Índio) e Manoel (Gilsinho). Técnico Merrinho

O Cruzeiro atuou com Ari Sergipano, Pablo (Natan), Renan, Junior e Geovane, Marcilio, Totó, Soro (Ozeias) e Jonathan (Josimar), Baiano e Galego. Técnico Joselito Pedreira

O Jogo teve a arbitragem de Fábio da Cruz Cardoso, que foi auxiliado por José Carlos Ferreira Porto e Jonathan Chaves Machado. Guanambi e Cruzeiro voltam a se enfrentar no próximo domingo dia 31, no Estádio de Cruz das Almas.

No sábado o Serrano venceu o Atlanta por 1 x 0 jogando no Estádio Lomanto Junior em Vitória da Conquista. Atlanta e Serrano também se enfrentam no próximo domingo, no Estádio Waldomiro Borges em Jequié.

Por: Paulo Roberto Argollo

sábado, 23 de agosto de 2008

Seleção Feminina vence EUA e conquista o ouro

O "quase" foi a palavra mais ligada ao time feminino de vôlei do Brasil nos últimos 16 anos. Foram quatro semifinais olímpicas consecutivas com derrotas, algumas dramáticas. Mas neste sábado, a modalidade lavou a alma. Com a vitória por 3 sets a 1 (parciais de 25/15, 18/25, 25/13 e 25/21) sobre os Estados Unidos, a Seleção garantiu a medalha de ouro pela primeira vez na história.

É o terceiro ouro do País nos Jogos, após as conquistas de César Cielo na natação e Maurren Maggi no atletismo. O time masculino de vôlei pode ganhar o quarto ouro neste domingo, a partir da 1h (de Brasília), se também conseguir derrotar os EUA na final.

Méritos para o técnico José Roberto Guimarães. Mantido no cargo após o fiasco em Atenas 2004, quando perdeu a decisão do bronze para Cuba, soube amenizar as crises e vê 2008 entrar para a história com o título do Grand Prix e o feito de ser o único treinador a ganhar um ouro com uma seleção masculina (no caso a do Brasil, em Barcelona 1992) e agora com as meninas.

O time brasileiro vive um momento de ouro e a invencibilidade já perdura desde o dia 22 de junho, quando a Seleção perdeu por 3 a 2 para a China, ainda pela primeira fase do Grand Prix.

A campanha do Brasil só não foi perfeita porque o time cedeu um set pela primeira vez no torneio. Perdeu, assim, a possibilidade de se tornar o segundo país da história a conquistar a medalha de ouro sem perder nenhum set sequer - o único a atingir tal feito foi o Japão em Montreal 1976.

Os melhores resultados da Seleção Brasileira feminina haviam sido os dois bronzes conquistados em Atlanta 1996 e Sydney 2000. As norte-americanas, treinadas pela chinesa Lang Ping, tinham trajetória semelhante, com apenas uma prata, em Los Angeles 1984.

No programa olímpico desde Tóquio 1964, o torneio feminino de vôlei viu apenas quatro países serem campeões em sua história: China, Cuba, União Soviética (Rússia) e Japão. Para chegar à decisão, a equipe de Guimarães precisou passar por três desses times - asiáticas e européias - e cumpriu sua meta da melhor maneira possível, sem perder um set sequer.

Com o ouro no peito, as meninas torcem para que os homens quebrem um tabu de 28 anos. Desde os Jogos de Moscou 1980 uma equipe não conquista os torneios masculino e feminino de vôlei. Aliás, os russos podem se orgulhar a serem os únicos com o feito, vencendo também na Cidade do México 1968.

Por: Julio Gomes Filho

P R I M E I R A P Á G I N A / E N T R E V I S T A

O treinador Gelson Fogazzi

O gaúcho Gelson Fogazzi, assumiu o Galícia na tarde da ultima terça-feira, depois da demissão de Quintino Barbosa que comandou o time azulino em três jogos no Campeonato Baiano da Segunda Divisão deste ano, onde a equipe só conseguiu um empate e duas derrotas.

Gelson Fogazzi, tem passagens como treinador pelo Fluminense de Feira de Santana e Itabuna e estréia no Galícia contra o Camaçariense, dia 31 de agosto, no Estádio Armando Oliveira, em Camaçari. O ex goleiro do Vitória inaugura a nossa secção de entrevistas no nosso blog, inicialmente perguntamos ao nosso entrevistado.

Show de Bola - Como você está encarando este desafio e esta oportunidade de comandar o Galícia nessa situação difícil que o time se encontra na segunda divisão ?

Gelson - Realmente é um grande desafio, mas no futebol nada é impossível, eu tenho muito carinho e muita amizade neste clube, que foi o clube que mim projetou. E agora chegou a hora da gente retribuir o que o clube fez por mim, foi daqui que eu sair para ir pro Vitória e através desta amizade e contando com a força dos garotos que aqui estão é que a gente pretende sair dessa situação complicada.

Show de Bola - É uma tarefa difícil mas não impossível como você falou, mas vocês precisam atingir uma meta, que é as três vitórias em três jogos para conseguir a classificação, esse é o objetivo Gelson ?

Gelson - Isso é o que eu estou tentando colocar na cabeça dos jogadores, além do trabalho em campo, a gente tem se reunido diariamente com os nossos jogadores fazendo um trabalho psicológico, para conscientizamos que só nos interessa os três resultados positivos, pode ser até que um empate e duas vitórias nos classifique, mas o nosso pensamento tem que ser os três triunfos.

Show de Bola – Nesses três jogos você vai poder contar com jogadores oriundos da divisão de base e que você já vinha inclusive observando, isso pode lhe ajudar pelo fato de você conhecer o potencial de cada jogador ?

Gelson – Ajuda sim, eu acompanhei sim e eu tenho acompanhado por que eu sempre acompanho tudo, por que eu vivo o futebol 24 horas por dia. Aqui tem vários jogadores de qualidade, de boa qualidade técnica e muitos deles em grandes equipes, com boas condições, certamente serão grandes jogadores de futebol. O bom deste time é a média de idade que não passa de 22 anos e isso também pode nos ajudar.

Show de Bola – Gelson você não teme em assumir o Galícia nesta situação, onde até mesmo o seu trabalho possa ser questionado futuramente por uma não classificação da equipe ?

Gelson – Veja bem, o trabalho que eu fiz como treinador no Itabuna e no Fluminense todos viram que foi um trabalho profissional onde nos levantamos o time que estavam mal e nós classificamos essas equipes no Campeonato Baiano. E agora mais uma vez vamos tentar fazer isso aqui no Galícia e estamos acreditando no potencial desta equipe, no nosso trabalho e na nossa comissão técnica.

Show de Bola – O primeiro adversário é o Camaçariense, no outro jogo do grupo vão jogar Juazeirense e Madre de Deus, o Galícia conquistando um triunfo, qual o resultado que seria melhor entre Juazeirense e Madre de Deus para as pretensões do seu time na competição ?

Gelson – O empate entra as duas equipes ou até mesmo uma vitória do Madre de Deus seria bom para o Galícia, desde que a gente vença o nosso adversário. Mas um triunfo do Juazeirense não seria ruim pra gente não, o que a gente tem que se preocupar mesmo é com o nosso time, com o nosso desempenho, por que a gente ganhando os três jogos a gente garante a nossa classificação.

Show de Bola – Se você tivesse que resumir o Galícia de hoje sobre o seu comando, em uma ou duas palavras, que palavra seria essa ?

Gelson – Garra, seria a palavra. Por exemplo, quem viu o penúltimo jogo do Grêmio e o ultimo jogo do Internacional, é assim que eu quero meu time jogando, eu quero um time jogando daquele jeito, com muita garra e muita determinação, com o centro avante dando carinho na lateral direita.

Por: Paulo Roberto Argollo

Grapiuna segue treinando para encarrar o Cruzeiro

Depois do primeiro triunfo no Campeonato Baiano da Segunda Divisão diante do Cruzeiro em Cruz das Almas por 2 x 1, o elenco do Grapiuna esta confiante em fazer uma boa campanha nessa fase classificatoria.

O time itabunense irá folgar neste final de semana, mas treinou forte durante toda a semana. A comissão técnica deu folga geral ao grupo no sábado e no domingo e a reapresentação será na segunda-feira.


O próximo adversário do Grapiuna será o Cruzeiro, dia 07 no Estádio Luiz Viana Filho, em Itabuna. O técnico Birovisck Chagas esta preocupado por que a sua equipe vai ficar 21 dias sem jogar, "é muito ruim para o elenco que perde ritmo de jogo" declarou o treinador.

Chagas já pediu a diretoria a realização de um amistoso antes de enfrentar o Cruzeiro. Apesar da dificuldade, os dirigentes ficaram de arrumar pelo menos um amistoso ou um jogo treino para manter os jogadores em ritmo de competição.

O técnico Biro Chagas nãoi terá nenhum problema de ordem médica e nem disciplinar para a partida diante do Cruzeiro no dia 07 de setembro. Depois o Grapiuna vai enfrentar o Atlanta da cidade de Jequié, no dia 14 no Estádio Waldomiro Borges.

O treinador ainda não confirmou mas a tendência é que ele repita a mesma equipe que começou a ultima partida contra o Cruzeiro, em Cruz das Almas quando o Grapiuna conquistou o primeiro triunfo na competição.

Por: Paulo Roberto Argollo

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Futebol Feminino do Brasil é prata banhada a ouro

O futebol feminino do Brasil conquistou na manhã desta quinta-feira (horário de Brasília), a medalha de prata ao ser derrotada pela seleção dos Estados Unidos pelo placar de 1 x 0 com gol de Lloyd no segundo tempo.

Morria então o sonho da tão sonhada medalha de ouro olímpica, que nem os homens conseguiram conquistar para o futebol brasileiro. A seleção feminina comandada por Marta, Daniela, Cristiane e a baiana Formiga foi melhor, mas no futebol nem sempre a melhor vence.

E foi exatamente o que aconteceu o futebol arte foi vencido pelo futebol mecânico e pelo futebol força. As americanas souberam se defender, se poupando e jogando no contra ataque.

O campo pesado dificultou as coisas para a seleção brasileira, que foi guerreira do inicio ao fim, não faltou garra, determinação, vontade e luta para as nossas meninas. Mas ficou preso na garganta o grito de é campeã, o grito de é ouro, o Brasil é ouro.

De qualquer forma valeu, valeu pelo futebol brilhante, pela goleada na Alemanha e de qualquer forma a prata significa dizer que no feminino somos a segunda melhor seleção do mundo em Olimpíadas pela segunda vez.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 o Brasil deixou escapar o ouro também para as americanas. As nossas meninas conquistaram ainda no Pan do Brasil em 2007 o ouro, mas a medalha mais desejada pelo nosso futebol não veio.

Mas uma coisa ficou evidenciada para o mundo inteiro, o futebol feminino evoluiu muito nos últimos 10 anos e futebol brasileiro principalmente, com o aparecimento de novos valores como a goleira Bárbara, a lateral Simone, a atacante baiana de apenas 20 anos Juliana e outras.

Falta mesmo ao futebol feminino do Brasil uma melhor organização, com realização de competições nacionais e regionais com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para esta paixão que toma conta do torcedor brasileiro.

Por: Paulo Roberto Argollo


quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Terror Tricolor invade Fazendão e agride jogadores

Confusão total no CT do Bahia

O clima de pânico tomou conta do CT do Fazendão no final da tarde desta quarta-feira. Dezenas de torcedores invadiram o Centro de Treinamento do Bahia e promoveram cenas de vandalismo durante o treinamento coletivo comandado pelo treinador Arturzinho.

Por volta das 17h, um ônibus contendo membros da Torcida Organizada Terror Tricolor chegou às dependências do Fazendão e acabaram rendendo os porteiros do clube. Indignados, foram de encontro aos atletas que treinavam no campo principal do CT e protagonizaram cenas lamentáveis, agredindo fisicamente jogadores e comissão técnica do Bahia.

Um dos jogadores mais visados foi o goleiro Darci, que nem deve tempo de se defender quando foi surpreendido pelos vândalos. Os volantes Marcone e Fausto e o meia Elias também entraram em confronto direto com os invasores, e até o treinador Arturzinho sofreu as conseqüências, assim como atletas das categorias de base do clube, que treinavam em um dos campos do Fazendão.

Segundo informações da imprensa presente ao clube, a invasão já havia sido planejada durante a semana pela Terror Tricolor, através de um site de relacionamentos. A polícia foi imediatamente chamada e conteve a maioria dos vândalos, mas não impediu que rojões fossem lançados no gramado e atingissem gravemente um torcedor, que foi levado às pressas para um hospital da cidade com suspeita de fratura no joelho.

Até o início da noite, a polícia continuava no CT do Fazendão. Os agressores foram levados à delegacia do bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, e serão indiciados por depredação de patrimônio privado, agressão física e invasão de propriedade.


Camaçariense treina forte para pegar o Galícia

Depois do primeiro triunfo no ultimo domingo, diante do Galícia no Estádio Antonio Carneiro em Alagoinhas por 2 x 1, pelo Campeonato Baiano da Segunda Divisão , o Camaçariense se reapresentou nesta terça-feira.

Nesta quarta-feira o Técnico Ionay da Luz (foto) comandou a tarde o primeiro coletivo da semana no Estádio Armando Oliveira. Como no próximo domingo as equipes do grupo dois não vão jogar pela segundona, a diretoria do clube já programou um amistoso.

“Precisamos manter os jogadores com um bom ritmo e por isso programamos esta partida amistosa” declarou o treinador Ionay. O amistoso será realizado nesta sexta-feira, ás 15:00 horas em Camaçari contra a equipe da FTC.

Antes da partida amistosa de sexta-feira, os jogadores do Camaçariense ir ao treinar em tempo integral nesta quinta-feira. O próximo adversário do Dragão do Pólo será contra o Galícia dia 31 de agosto no Estádio Armando Oliveira.

O Camaçariense lidera o grupo dois, o chamado grupo da capital ao lado do Madre de Deus com dois empates e uma vitória. O Camaçariense perde para o Madre de Deus no numero de gols marcados.

“Uma vitória na próxima partida será muito importante para a nossa classificação, principalmente se o Madre de Deus não vencer o Juazeirense” declarou o meia esquerda Tatico (foto), jogador importante no esquema tático do técnico Ionay da Luz.

Contra o Galícia o meia Tatico atuou como ala esquerda no sistema de três zagueiros. O treinador ainda não decidiu se o jogador vai voltar ao meio campo e se será mantido na ala esquerda.

Por: Paulo Roberto Argollo

domingo, 17 de agosto de 2008

Madre de Deus empata a primeira partida em casa

Mesmo contando com o apoio do seu torcedor, a equipe do Madre de Deus não conseguiu vencer o Juazeirense na tarde deste domingo, no Estádio Municipal de Madre de Deus pela terceira rodada do Campeonato Baiano da segunda Divisão.

O time da casa comandado pelo técnico Paulo Sales (foto) não fez um bom primeiro tempo, mas mesmo assim foi melhor do que a equipe visitante, tendo criado boas oportunidades de abrir o marcador.

Mas o primeiro gol do jogo saiu mesmo na etapa final, depois de uma jogada rápida pela direita que o atacante Belo, de pé direito aproveitou para colocar o time da casa na frente fazendo 1 x 0.

Com a entrada dos jogadores Elton e Jamaica, o Madre de Deus ganhou mais velocidade no segundo tempo, principalmente pelo lado esquerdo com o lateral Robinho.

Quando tudo parecia resolvido, o experiente Hailton cruzou uma bola na área de Madre de Deus, que enganou o goleiro Tigre, bateu na trave e foi para o fundo da meta, empatando a partida aos 44 minutos.

Para a próxima partida contra o mesmo Juazeirense, dia 30 de agosto no Estádio Adalto Moraes em Juazeiro, o técnico Sales não vai poder contar com o volante Mantena, que acabou sendo expulso depois de receber o segundo amarelo, seguido do cartão vermelho.

O resultado foi lamentado pela comissão técnica do time da casa que já contabilizava mais três pontos na classificação. “Foi ruim por que estávamos vencendo e num cochilo o Juazeirense empatou a partida” declarou o treinador Sales.

Para o consultor técnico José Carlos, conhecido como Zé Cacá, “agora não podemos ficar lamentando o resultado de empate, temos que tentar vencer o Juazeirense no Adalto Moraes, mas sempre respeitando o adversário”.

Nesta segunda o elenco do Madre de Deus estará de folga, a reapresentação esta marcada para a próxima terça-feira pela manhã, quando os jogadores realizarão um treino físico no comando do preparador físico Marailton Jardins.

Por: Paulo Roberto Argollo


sábado, 16 de agosto de 2008

Atlanta busca mais uma vitória na Segundona

O técnico do Atlanta, Moises Alves pode perder dois jogadores para a partida deste domingo contra o Guanambi ás 15:00 horas. O meia Madson e atacante Giba se machucaram no coletivo de ontem a tarde no Estádio Waldomiro Borges.

Os dois jogadores estam com uma lesão muscular na coxa e passaram a ser duvidas para a partida deste domingo, quando a equipe de Jequié volta a campo para manter a sua invencibilidade no Campeonato Baiano da Segunda Divisão.

Se os dois forem vetados pelo departamento médico do clube, Moises já deixou de sobre aviso o meia Anderson e o Atacante Shalon, que vinheram do Olimpico de Itabaianinha de Sergipe. No treino recreativo deste sábado Gibe e Madson foram poupados.

No treinamanto deste sábado pela manhã o treinador aproveitou para corrigir o posicionamento dos jogadores e treinar jogadas de bola parada, em cobranças de falta e de escanteio, mais uma vez exigindo dos jogadores de marcação.

Para Moises Alves "a competição esta muito nivelada e não podemos relaxar em momento nenhum. Precisamos dar sempre o melhor de nós, se quisermos conquistar o nosso objetico principal que é o titulo" revelou o treinador.

O time deve ir a campo com Gil, Tito, Romão, Clériston e Chimbinha, Gil Santos, Luiz Cláudio, Peu Coité e Madson (Anderson), Giba (Shalon) e Biriguidi. Os dirigentes do Atlanta esperam um publico superior a três mil pessoas para apoiar o time para mais um triunfo na segundona.

Por: Paulo Roberto Argollo

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Brasil vence Noruega e vai encarrar a Alemanha

Delegação segue para Xangai neste sábado

A Seleção Brasileira Feminina derrotou a Noruega nesta sexta-feira, por 2 a 1, em Tianjin e avançou às semifinais das Olimpíadas de Pequim. As adversárias da final serão as alemães, que derrotaram a Suécia por 2 a 0, também nesta sexta-feira, em Shenyang.

A semifinal acontece na segunda-feira, às 18 horas (7 horas de Brasília), em Xangai, para onde a delegação embarca neste sábado, às 10h55 (23h55 desta sexta-feira no horário de Brasília), com chegada prevista, no Aeroporto de Xangai, às 12h40 (1h40 de Brasília).

As jogadoras que não atuaram contra a Noruega fazem, ainda no sábado, um treinamento no campo, de 18 às 20 horas (7 às 9 horas de Brasília). As atletas que participaram do jogo farão um treinamento de recuperação no hotel.

O outro jogo da semifinal será entre Estados Unidos e Japão, em Pequim, às 21 horas (10 horas de Brasília). Os EUA derrotaram o Canadá por 2 a 1, em Xangai, e o Japão venceu a China, por 2 a 0 em Qinhuangdao.

No jogo, vitória merecida do Brasil por 2 a 1

A Seleção Brasileira está mais próxima de conseguir uma medalha nas Olimpíadas de Pequim. Nesta sexta-feira, no Estádio Olímpico de Tianjin, venceu a Noruega por 2 a 1 e se classificou para as semifinais da competição. Daniela Alves e Marta fizeram os gols do Brasil, que enfrentará na segunda-feira, em Xangai, às 7 horas de Brasília, a Alemanha, que derrotou a Suécia nesta sexta-feira por 2 a 0, em Shenyang.

A Seleção Brasileira não chegou a apresentar uma bela atuação, mas mereceu a vitória, ameaçada somente nos minutos finais, depois de a Noruega ter descontado através da cobrança de um pênalti, feita por Nordby.

O gramado ruim, encharcado e irregular, atrapalhou também, e muito, o toque e o domínio de bola da Seleção Brasileira, mais técnica do que o time adversário.

A Noruega exercia uma forte marcação, sobretudo sobre Marta e Cristiane na frente, mas tinha dificuldade de sair com a bola do seu campo para tentar as jogadas de ataque.

À beira do campo, o técnico Jorge Barcellos pedia exatamente uma maior movimentação das jogadoras na frente. Até que, aos 42 minutos, Daniela Alves recebeu uma bola de Marta, que se deslocou para receber, mas Daniela preferiu o chute forte, de fora da área, sem defesa para a goleira Skarboe - 1 a 0 para o Brasil.

Até que aos 12 minutos, Marta teve premiada a sua insistência. Ela acreditou no lance e aproveitou a bola mal recuada pela zagueira para encobrir a goleira com um toque preciso e marcar 2 a 0.

Aos 36 minutos, em um lance de desatenção na marcação, a atacante norueguesa penetrou livre e foi derrubada por Bárbara. Nordby cobrou e diminuiu, fazendo 2 a 1.

A Seleção Brasileira venceu com Bárbara, Erika, Renata Costa e Tânia Maranhão; Simone Jatobá, Ester, Formiga, Daniela Alves (Francielle) e Maycon; Marta e Cristiane.


quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Itabuna contrata oito reforços para a Serie C

Depois de ter sua participação confirmada na segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, o Itabuna continua se reforçando para a seqüência da competição. Nesta quinta-feira, 14, a diretoria confirmou a contratação de mais cinco jogadores, todos liberados pelo Fluminense de Feira de Santana, que decidiu suspender suas atividades até o mês de novembro.

Após uma reunião entre as diretorias do Itabuna e do time feirense, ficou decido que os zagueiros Lima e Thiago Souza, o lateral direito Hamilton Júnior, o volante Dudu e o meia André Cabeça irão defender o time Azulino na próxima fase da competição nacional.

Confiante que não perderia a vaga para o Sergipe no STJD, a diretoria do Dragão do Sul não mediu esforços e já havia contratado três jogadores - o meias Jó e Álvaro, além do atacante Celso, todos com o aval do técnico Ferreira.

Vitória fora de campo

Por 5 votos a 1, o Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) manteve a punição do Sergipe, que perdeu seis pontos por ter escalado o volante Chicão, de maneira irregular, na partida contra o Vitória da Conquista, pela última rodada da primeira fase da Série C. Com isto, o Itabuna está mantido na competição.

O julgamento aconteceu na tarde desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, e foi presidido pelo Dr. Alexandre Quadros. O Sergipe havia entrado com um recurso voluntário, solicitando que a punição fosse revista pelo STJD, que havia julgado o caso no dia 3 agosto, dando ganho de causa ao Itabuna.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou as partidas Vitória da Conquista x Itabuna, no Estádio Lomanto Junior, e ASA-AL x Confiança, em Arapiraca, para este domingo, às 16 horas.


Eunápolis é Bi-Campeã da Taça Bahia de Futsal

Aconteceu no ultimo final de semana (09 e 10), no Ginásio ACM, na cidade de Eunápolis, o triangular final da Taça Bahia de Futsal, com a participação das equipes da FTC (Salvador), SEABRA e ECF/Eunápolis Futsal, no masculino e as equipes femininas de Simões Filho, Itaberaba e Porto Seguro vencedoras das suas regiões.

Os jogos tiveram início no sábado pela manhã com os seguintes resultados no masculino FTC 4 x 0 em SEABRA e no feminino Porto Seguro 4 a 1 em Itaberaba.

Na rodada da noite o jogo mais esperado pelos torcedores eunapolitanos a atual Bicampeã baiana, estreando contra SEABRA, não decepcionou seus torcedores e goleou SEABRA por 6 x 1, com gols de Aragão(2), Butico(2), Tico e Jean marcando contra e Alessio descontando para SEABRA.

Pelo feminino Simões Filho também aplicou uma goleada e venceu Itaberaba por 5 x 0. No domingo o primeiro jogo foi a decisão do feminino com a equipe de Simões Filho sagrando-se campeã ao vencer Porto Seguro pelo placar de 4 x 2.

Na segunda decisão Eunápolis, jogava pelo empate, pois, tendo vencido o primeiro jogo com uma diferença de cinco gols foi para a final com a vantagem contra a equipe da FTC (Salvador).

Embalada devido à ótima campanha na Taça Bahia de Futsal, Eunápolis foi logo para o ataque e fez 1 x 0, com gol do artilheiro Aragão aos 5min27seg, que se habituou a deixar a sua marca em jogos decisivos e mais uma vez Aragão se aproveitou de uma jogada no ataque e voltou a marcar aos 17min19seg, fazendo 2 a 0, fechando o placar parcial na primeira etapa.

No 2º tempo, em desvantagem, a FTC (Salvador) tentou de todas as formas reverterem o resultado, sendo que o máximo que conseguiu foi um tento anotado por Michel, quando restavam pouco mais de três minutos para o encerramento.

O que se viu a seguir foi uma grande pressão da equipe de Salvador que colocou o goleiro linha, com a ECF/Eunápolis conseguindo controlar as ações e o goleiro Carlos praticando ótimas defesas ficando com o titulo conquistado de forma invicta. A excelente apresentação rendeu elogios do técnico Artur Nunes (Foto) ao grupo.

“Fizemos um jogo difícil, a FTC complicou o jogo no segundo tempo imprimindo uma forte movimentação, mas o time soube mostrar maturidade em quadra, mantendo a calma e o nosso padrão de jogo, e esta tranqüilidade sem dúvida fez a diferença”, analisou o treinador.

O título conquistado com 100% de aproveitamento deixou os torcedores bastante otimistas para o próximo desafio da ECF/Eunápolis Futsal, o Campeonato Baiano que tem seu início programado para setembro e a Taça Brasil em novembro.

Eunápolis atuou com Carlos, Tico, Lucas, Butico e Eli, depois Danilinho, Jorge, Aragão, Tucha e Wesley. A equipe ainda contou com o artilheiro da competição, Aragão com dez gols marcados.

Por: Luciano Santos


terça-feira, 12 de agosto de 2008

Santos apresenta volante do Vitória

O Santos apresentou nesta segunda-feira o volante Bida, contratado do Vitória por empréstimo até 31 de dezembro. O jogador chega para ser o substituto de Rodrigo Souto - suspenso dois anos por doping - e se for aprovado terá 50% dos direitos econômicos comprados no fim do ano.
Bida vez exames médicos nesta terça-feira e deve ser apresentado até a próxima sexta, com chance de estrear contra o Flamengo neste domingo, na Vila Belmiro. "Entre o Vitória e o Santos está tudo acertado", disse Mário Silva, diretor do clube baiano.
Ele explicou que o volante foi importante na campanha do time no ano passado para voltar à primeira divisão e que não vinha atuando nesta temporada porque a renovação do seu contrato demorou muito - mas recentemente ele acertou com o Vitória até 2011.
Neste ano, Bida foi emprestado ao Ipatinga no início do Brasileirão - mas participou de apenas um jogo e foi devolvido ao time baiano. Antes da derrota contra o Náutico, Márcio Fernandes já havia pedido urgência na contratação de um volante, em razão da suspensão de Rodrigo Souto e da ausência de Adriano, que vai passar por uma artroscopia nesta terça-feira, no Hospital São Luís.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

FOTOS DO JOGO CAMAÇARIENSE O X O MADRE DE DEUS
DIA 10 DE AGOSTO DE 2008

IONAY DA LUZ
TÉCNICO DO CAMAÇARIENSE
SENDO ENTREVISTADO
PELO REPÓRTER FREITAS
DA RÁDIO DE MADRE DE DEUS




LANCE DA PARTIDA
CAMAÇARIENSE O X O MADRE DE DEUS
NO ESTÁDIO ARMANDO OLIVEIRA



VISTA PARCIAL DO ESTÁDIO
ARMANDO OLIVEIRA EM CA MAÇARI



ÁRBITROS DA FBF E OS CAPITÃES
MANTENA DO MADRE DE DEUS
E JACÓ DO CAMAÇARIENSE



FOTOS: Paulo Roberto Argollo


Paulo Sales confiante na classificação de Madre de Deus

A equipe do Madre de Deus esta invicta no Campeonato Baiano da Segunda Divisão deste ano. Na estreia o time comandado pelo técnico Paulo Sales, venceu o unico representante da capital, o Galícia em casa por 3 x 1.

E na primeira como visitante o Madre de Deus arrancou um empate importante contra o Camaçariense, no Estádio Armando Oliveira em C amaçari em 0 x 0.

O resultado foi bastante comemorado pela comissão técnica do time comandado por Sales, que disse depois do jogo que sua equipe poderia ter até ter vencido, mas que o Camaçariense também teve chances de conquistar o triunfo.

Paulo Sales que atuou no Bahia nos anos 80, comandou este ano também a equipe do Poções na primeira divisão do Baianão. O treinador acredita na classificação da sua equipe para a fase semifinal da competição.

"Montamos uma equipe muito boa e experiente, temos uma boa comissão técnica e a nossa diretoria trabalhou muito e continua trabalhando para sermos campeão, mas temos que ter muita calma por que as outras equipes também se prepararam muito este ano", declarou o treinador depois da partida.

O time comandado por Paulo Sales (foto) é o lider do grupo da capital com 4 pontos conquistado em dois jogos, em segundo aparecem Juazeirense e Camaçariense com 2 pts e em quarto está o Galícia com apenas 1 ponto ganho. Os dois primeiros colocados desse grupo se classificam para a fase semifinal.

O atacante Belo esta satisfeito com a estrutura que foi montata pela diretoria do clube, que apesar de ser um dos caçulinhas do futebol da Bahia parece ter se organizado com muito profissionalismo para a competição.

"Os caras tão dando todo apoio necessário para nós jogadores e para comissão técnica. Agora temos que fazer a nossa obrigação que é ganhar os jogos" declarou Belo.

Uma das preocupações maiores do Execultivo de Futebol do clube José Carlos foi com prepara ção física do elenco, tanto que o dirigente foi buscar o competente preparador físico Marailton Jardins, que trabalhou no ano passado no Colo-Colo/BA e este ano no Juazeiro/BA.

No elenco jogadores experientes com os zagueiros Silvio, Paulo Ricardo e Osmar, os volantes Mantena(ex Bahia), Juninho, Germinio e Melke, o Meia Jânio e os atacantes Ricardinho, Belo e Jamaica. Nuitos desses campeões da segunda divisão no ano passado pelo Feirense.

Paulo Roberto Argollo
Bahia viaja com vários desfalques na bagagem

O treinador Arturzinho realizou, na manhã desta segunda-feira, o único treinamento antes da partida contra o Marília, nesta teça-feira, no Estádio Bento de Abreu. Sem tempo para maiores observações, o técnico tricolor definiu a equipe para encarar o time paulista.

A zaga do Bahia mais uma vez será modificada. Rogério, que cumpriu suspensão automática na partida contra o CRB, volta ao time em lugar de Alison. No meio-campo, Fausto ficará de fora pelo terceiro cartão amarelo e Emerson Cris foi vetado pelo Departamento Médico - Marcone e Luciano Totó serão os respectivos substitutos.

O lateral esquerdo Ávine continua fora da equipe, já que cumprirá a segunda das três partidas de suspensão imposta pelo STJD. Adilson permanece como titular na posição. Na lateral direita, Rogério Rios está mantido, já que Luciano Baiano sequer foi relacionado para a viagem.

A delegação do Bahia embarcou no início da tarde desta segunda-feira para São Paulo. Confira a lista dos jogadores que viajaram para encarar o Marília:

Goleiros: Darci e Fabiano;
Laterais: Rogério Rios e Adílson;
Zagueiros: Cléber Carioca, Rogério e Alison;
Volantes: Willames, Luciano Ferreira, Bruno Lopes e Marcone;
Meias: Rafael e Elias;
Atacantes: Gilberto, Bruno Cazarine, Paulo Roberto, Galvão e Jones.


Com gol de Giba Atlanta vence Grapiuna no Itabunão

O Atlanta da cidade de Jequié, sob o comando técnico de Moises Alves venceu seu segundo compromisso na Segunda Divisão do Baianão 2008, neste domingo no Estádio Luis Viana Filho em Itabuna.

Depois de estreiar goleoando o Cruzeiro de Cruz das Almas em casa por 3 x 0, o Atlanta derrotou neste domingo o Grapiuna, no Itabunão pelo placar de 1 x 0, com gol do Atacante Giba, que é jogador do Itabuna e esta emprestado ao time de Jequié.

Giba agora é o artilheiro do time com dois gols, já que no triunfo diante do Cruzeiro o atacante também marcou um gol. O Atlanta agora já esta sendo considerado como forte favorito a um das duas vagas para a fase semifinal da competição.

O time é comandado pelo treinador Moises Alves, que este ano fez um bom trabalho no Feirense no C ampeonato Baiano e depois foi para o Sergipe. O Atlanta jogou ontem com Gil, Ueider, Romão, Cleristom e Chibinha (Gel), Luis Claudio, Gil Santos, Peu Coite (Peu) e Madsom, Giba (André) e Biriguidi.

Nesta terça-feira os jogadores vão se reapresentar já pensando no próximo compromisso contra o Guanambi, no Estádio Waldomiro Borges em Jequié ás 15 :00 horas. Nesta quarta-feira vai acontecer o primeiro coletivo da semana.

Paulo Roberto Argollo
Vitória arrasa o Vasco da Gama no Barradão

Após as duas últimas derrotas para Grêmio e Palmeiras, o Vitória reencontrou o caminho do triunfo, goleando na tarde deste domingo o Vasco da Gama por 5x0.

Com o resultado deste jogo, o Vitória termina a primeira fase da Série A na quinta posição, com 32 pontos, apenas um atrás do São Paulo, quarto colocado com 33 pontos. Já o Vasco continua lutando para sair da ingrata posição muito próxima da zona de rebaixamento, com 19 pontos.

Não demorou muito para a torcida rubro-negra baiana dar o primeiro grito de gol da partida. Aos 5 minutos, o meia Ramón chutou mal de fora da área, mas o atacante Dinei aproveitou a sobra e tocou para o gol de Tiago.

Aos 43 minutos, quando Anderson Martins cruzou na área buscando Leonardo Silva, que tocou de cabeça para Ramón, que dentro da área, pegou de primeira e marcou um belo gol, deixando o Vitória com um tranquilo placar para o segundo tempo.

No segundo tempo quem acertou mesmo nas substituições foi o técnico Wagner Mancini. As três substituições realizadas pelo treinador rubro-negro surtiram efeito, já que todos os jogadores que entraram marcaram gols.

O primeiro foi Leandro Domingues, aos 10 minutos, no lugar de Marquinhos, que sentiu contusão. Sete minutos depois de sua entrada, o meia-atacante aproveitou um passe de Willians, deixando Leandro na cara do gol, que só teve o trabalho de desviar do goleiro Tiago.

Aos 21 minutos, veio a segunda substituição: Willians, que já tinha levado cartão amarelo, deu lugar a Jackson. Bastou dois minutos para o meio-campo mandar um incrível chute de fora da área, que acertou o ângulo do goleiro Victor.

Mesmo com o placar favorável, o Vitória não deixou de continuar buscando mais gols, o que aconteceu aos 36 minutos da etapa final, quando o atacante Adriano (que entrou no lugar de Dinei), aproveitou o passe de Leandro Domingues e, dentro da área, mandou para dentro das redes de Tiago, dando o placar final do jogo, 5x0.

A próxima partida do Vitória acontece no sábado, às 18h20, quando tem um grande desafio: enfrentar a forte equipe do Cruzeiro, vice-líder da competição com 36 pontos, em pleno Mineirão. Já o Vasco tenta fugir do fantasma do rebaixamento no domingo contra o Internacional, às 16 horas, em São Januário.

VITÓRIA:
Viáfara; Marco Aurélio, Anderson Martins, Leonardo Silva e Marcelo Cordeiro; Marco Antônio, Renan, Willians (Jackson) e Ramon; Marquinhos (Leandro Domingues) e Dinei (Adriano). Técnico:Vagner Mancini

VASCO:
Tiago; Wagner Diniz, Eduardo Luiz, Vilson e Madson; Mateus, Jonílson, Victor (Alex Teixeira) e Rodrigo Antônio; Leandro Amaral (Alan Kardec) e Edmundo (Jean). Técnico: Tita

Árbitro: Alício Pena Júnior (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Edmo Oliveira Santos (SE)

domingo, 10 de agosto de 2008

Camaçariense empata mais uma partida na Segundona

Na sua primeira partida em casa o Sport Clube Camaçariense, empatou em 0 x 0 com o Madre de Deus pela segunda rodada do Campeonato Baiano da Segunda Divisão, neste domingo, no Estádio Armando Oliveira.

Essa foi a segunda partida do Dragão na competição. Na primeira partida o time comandado pelo técnico Ionay da Luz, também empatou sem gols com o Juazeirense, em Juazeiro no Estádio Adalto Moraes.

A partida foi cercada de espectativa, já que na estreia o Madre de Deus goleou o Galícia jogando em casa. O Camaçariense foi superior principalmente até os 35 minutos do primeiro tempo, quando criou as melhores oportunidades de gols.

Mas na segunda etapa o time do técnico Paulo Sales equilibrou a partida, tendo algumas oportunidades de abrir o marcador, com os atacantes Belo e Ricardinho, que esbararam nas boas defesas do goleiro Flávio do Camaçariense.

Nos 10 minutos finais o time da casa voltou a sufocar o Madre de Deus, criando chances de vencer a partida com Kleuber e Valdir. Aos 43 minutos o meia esquerda Tatico perdeu a melhor oportunidade de conquistar três pontos quando chutou forte dentro da grande área, que o zagueiro cortou pra linha de fundo.

O Camaçariense (foto) atuou com Flávio, Bode, Junior e Edy, Robério (Joel), Jacó, Fernando, Tatico e Jhonny (Moacy), Ailton (Valdir) e Kleuber . Técnico Ionay da Luz.

O Madre de Deus jogou com Tigre,Flávio, Osmar, Silvio e Robinho, Mantena, Juninho, Germinio (Melke) e Jânio (Elton), Ricardinho (Jamaica) e Belo. Técnico Paulo Sales.

No próximo domingo o Camaçariense vai até Dias D'avila para enfrentar o Galícia que empatou no sábado com o Juazeirense por 1 x 1 e o Madre de Deus recebe em casa o Juazeirense.

Paulo Roberto Argollo