sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Árbitro dá dois cartões ao mesmo tempo


Enquanto Carlos Eugênio Simon ganha as manchetes no Brasil por causa de sua atuação no jogo entre Cruzeiro e Flamengo, um árbitro alemão também é destaque na Europa.


Ao contrário do brasileiro, criticado por um pênalti não marcado para o time carioca, Thomas Metzen virou celebridade por excesso de rigor às leis do futebol: o juiz tirou dois cartões amarelos do bolso, ao mesmo tempo, para punir jogadores de Mainz e Saint-Paul.

A cena aconteceu no domingo, pela Segunda Divisão do Campeonato Alemão. Pouco antes do intervalo, Miroslav Karhan, do Mainz, cobrou uma falta rapidamente e acertou a bola nas costas de Florian Bruns, do Saint-Pauli. Os jogadores discutiram no gramado e Metzen resolveu punir os dois.

Para surpresa das equipes, o árbitro sacou dois cartões amarelos dos bolsos da camisa e os mostrou para Karhan e Bruns, na sua frente.


Apesar do sucesso entre os torcedores, a atitude do árbitro poderá lhe custar caro. A federação alemã o criticou e pediu para que nunca mais repita o gesto.

O técnico do Saint-Pauli, Holger Stanislawski, brincou com a situação e afirmou Metzen adotou um estilo “Velho Oeste” para punir os jogadores. A partida terminou empatada em 2 a 2. O Mainz lidera a Segundona, com 28 pontos. O Saint-Pauli é o sétimo, com 21.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Bode apresenta mais um reforço para o Baianão


O Vitória da Conquista anunciou mais um reforço para a disputa do Campeonato Baiano de 2009.

O novo jogador que irá defender as cores do alviverde na próxima temporada será o voltante Alessandro, baiano de Ibicuí e com passagens por clubes como Bahia, Vitória, Sport e dentre outros.


Azevedo tem 25 anos e já esta em Vitória da Conquista e já está integrado ao elenco, tendo participado de seu primeiro treino na manhã desta segunda feira.

Ficha do atleta
Nome: Alessandro Azevedo da Silva
Posição: Volante
Idade: 25 anos
Altura: 1,74
Peso: 68
Naturalidade: Ibicuí - BA
Nascimento: 1982-02-27

Clubes que defendeu:
Vitória/BA
Bahia/BA
Sport Recife/PE
Joinville/SC
Ulbra/RS
ASA/AL

Bode trabalha pesado

Pouco mais de uma semana de sua apresentação, o alviverde está trabalhando a todo pique na preparação dos atletas para o Campeonato Baiano de 2009.

Neste primeiro momento, uma atenção especial está sendo dada a preparação física dos atletas, para em seguida iniciar o trabalho tático e técnico com o professor José Ferreira.

O preparador físico Robson Carvalho tem avaliado cada atleta e trabalhado a cada dia para que sejam entregues ao treinador para iniciar o trabalho na melhor forma possível.

Outra notícia importante esta semana foi a parceria firmada com a FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, que garantirá também um maior acesso às novas tecnologias para desportistas de alto rendimento e com isso um trabalho com mais qualidade.

Para o treinador José Ferreira, “o trabalho vem cumprindo o planejamento elaborado. Os atletas tem se dedicado ao máximo dentro do que traçamos para o Campeonato Baiano, o Vitória da Conquista ainda vai se reforçar mais para lutar pela conquista do campeonato, que é a nossa meta”.

A previsão é que na próxima semana os treinos com bola já sejam iniciados.

domingo, 23 de novembro de 2008

Flu recebe reforços para o Baianão 2009

Por: Ed Santos

O Fluminense apresentou cinco reforços na tarde da ultima segunda-feira no Centro de Treinamento Nóide Cerqueira. Os atletas foram apresentados aos jornalistas e torcedores pelo diretor da EJE Jodilton Souza.

Além dos novos contratados, se reapresentaram os goleiros, Jair e Alan, O zagueiro Zé Roberto, os laterais Deca e Geovane, os meios campistas Gil, Galego, Carlos e Danilo e os atacantes Sadrack e Cril.

O grupo conta hoje com 22 jogadores “Até o inicio da próxima semana, garanto que mais cinco atletas vão se integrar ao grupo para o Campeonato Baiano 2009, que começará no dia 8 de janeiro”, disse Jodilton Souza.

Dos cinco jogadores que assinaram contratos com o Fluminense, o volante Tácio (foto) é o único conhecido da torcida feirense. O lateral-esquerdo Guarilha, o meia-atacante Iarley, o lateral-direito Harlei e o zagueiro Renato Melo completam a lista de reforços. Para o técnico Nazareno Silva, as novas contratações já dão um significativo peso ao elenco.

Mas ele ressalta que o trabalho continuará junto à diretoria em busca de qualificar ainda mais o elenco."Continuamos aguardando o término na série C e da série B, pois existem algumas negociações pendentes em função disso. Então logo que isso ocorra, até o dia 23, nós teremos a conclusão dos nomes que irão compor o grupo", ressalta.

Atualmente, 20 atletas profissionais e dois juniores compõem o plantel do Fluminense. "Estamos organizando um planejamento para todas as avaliações clínicas e cardíacas. Para termos em mãos todos os dados necessários para a carga de trabalho inicial", explicou o treinador.

Ele revela que outras negociações já estão sendo feitas."Estamos vendo dois ou três atletas ainda em competição, mas alguns sem definição por questões de acertos. Mas nós preferimos fazer como fizemos até agora. Mantendo sigilo e na apresentação de assinatura de contrato a gente divulga", reitera Nazareno.

Ele observa que um setor ainda carente na equipe é a defesa."Temos ainda a necessidade de trazer mais um goleiro. Temos atualmente o Jair e o Alan. Mas queremos trazer outro goleiro do naipe do Jair para disputar posição com ele. Para fazer com que o Jair renda sempre o melhor possível. Jogador de futebol tem que estar sempre ameaçado. Enquanto não estiver ameaçado ele vai sossegando e isso não serve para nós", analisa Nazareno.

O Fluminense está aguardando ainda o retorno do atacante Souza que não se adaptou ao futebol asiático. Souza foi um dos artilheiros do Campeonato Baiano e está sendo esperando até o final do mês. O atacante Nino que também passou pelo tricolor feirense ainda está na fase de negociação.

Narciso já conversou com Tiago Souza, inclusive ficou acertado o salário do atleta, mais tudo vai depender do Vitória detentor do passe do jogador se o mesmo vai ser utilizado ou não na próxima temporada.

Simonassi é campeão Conquistense da Segundona

Por: Beto Almeida

A Liga Conquistense de Desportos Terrestres, filiada a FBF, que tem como presidente Reinaldo Freitas e vice presidente Pedro Emilio estão bastantes satisfeitos com a organização do campeonato deste ano.

Os dirigentes ressaltaram que as equipes participantes, parceiros e imprensa local são os grandes responsáveis pelo bom campeonato. Um campeonato que teve participação de 08 equipes chegou ao seu final neste domingo.

A partida da grande final teve arbitragem de Ademir Moreira auxiliado por Silvano Gomes e Marildo Queiroz. Com dois gols de Ronildo e um de Paulo o Simonassi Esporte Clube sagraou-se campeã da Segunda Divisão deste ano, vencendo a equipe do Boa Vista por 3 x 1 .

Confira as fotos da final


*Beto Almeida é repórter esportivo da Melodia Fm

sábado, 22 de novembro de 2008

Liga de Conquista tem novo presidente

Por: Beto Almeida

Aconteceu na noite desta quinta-feira ás 19 horas, na sede da Liga Conquistense de Desportos Terrestres, a eleição da entidade.

A mesa foi presidida por Roberto Amaral Menezes e Ana Silveira, estiveram concorrendo ao cargo de presidente Pedro Emilio e Marcos Lélis.

Estiveram presente na sede da Liga acompanhando a eleição além dos Presidentes e dirigentes do clubes, a imprensa, treinadores e amantes do futebol amador. O árbitro Rosalvo da Silva Mota também acompanhou a eleição.

Votaram presidentes de 19 clubes do futebol amador e apenas um clube profissional, o Vitória da Conquista. Só não votaram as equipes do Juventus e Serrano.

Pedro Emílio (foto) foi eleito para a presidência da Liga Conquistense de Desportos Terrestres, com 17 votos contra três.

A Composição da Liga ficou a seguinte:

Presidente: Pedro Emilio da Silva Passos
1° Vice Presidente: Edmilsom Fernandes Caíres
2° Vice Presidente: Fabio Silva Santana

Comissão Jurídica : Alex Bombeiro

Conselho Fiscal Efetivos
Presidente: Reinaldo da Silva Freitas
Vice Presidente: Aliomar Barbosa de Almeida
Secretario: Iporan Souto Benjamin

Conselho Fiscal Suplentes
Marcio Luis Lima de Carvalho
Cláudio Rogério Santana

*Beto Almeida é repórter esportivo da Melodia Fm

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Seleção Ilheense goleia em casa e se classifica

Por: Fábricio Cunha

Com uma goleada incontestável, a seleção de Ilhéus conquistou vaga nas quartas de final do Intermunicipal 2008. A vitória por 5 a 0 sobre a seleção de Itororó aconteceu neste Domingo no estádio Mário Pessoa em Ilhéus e marcou a melhor partida do selecionado Ilheense na competição.

Precisando vencer por 2 gols de diferença devido a derrota por 2 a 1 no jogo de ida, a seleção de Ilhéus foi pra cima e não deu chance ao adversário. Logo no inicio do jogo o zagueiro Welington abriu o placar com uma bela cabeçada, 10 minutos depois o atacante Fernandinho recebeu dentro da área e fez o segundo. Pouco depois o meia Guíle saiu contundido e deu lugar a Kojak.

Com o resultado suficiente para conseguir a classificação, a seleção de Ilhéus segurou o ritmo, e acabou permitindo algumas investidas da seleção de Itororó, deixando apreensivo o torcedor que compareceu em bom número ao Mário Pessoa.

Porém na segunda etapa a seleção de Ilhéus veio disposta a definir o jogo e foi logo marcando o 3º gol, em uma cobrança de falta do zagueiro Nado. 7 minutos depois o atacante Hugo entrou em lugar de Fernandinho que saiu machucado.

Embalada na partida o selecionado Ilheense fez o 4º gol, atravez do artilheiro Dú que marcou seu 11º gol na competição e já no finalzinho do jogo, Zequinha fechou o caixão celando a classificação Ilheense.

O técnico Carlos Goiabão ainda processou a 3ª alteração, colocando o veterano Marcelino em lugar do atacante Dú, mas não houve alteração no Placar, 5 a 0 e classificação assegurada.

Na próxima fase a seleção de Ilhéus enfrenta a seleção de Cachoeira, 7 vezes campeã do Intermunicipal, Ilhéus que não levanta a taça desde 1986, já foi campeã 4 vezes. Será o confronto que reúne mais títulos em todo Intermunicipal 2008.

Confira os resultados das partidas deste domingo pelas oitavas de final:

Santaluz 2 x 2 Senhor do Bonfim
Araci 6 x 1 Várzea da Roça
Campo Formoso 2 x 2 Crisópolis
Conceição do Coité 2 x 1 Ipirá
Cachoeira 2 x 1 Camacan
Porto Seguro 1 x 1 Itagibá
Ilhéus 5 x 0 Itororó
Santa Luzia 3 x 0 Jitaúna

Confira os resultados das partidas de ida realizadas no dia 09/11:

Senhor do Bonfim 1 x 0 Santaluz
Várzea da Roça 3 x 2 Araci
Crisópolis2 x 2 Campo Formoso
Ipirá 1 x 1 Conceição do Coité
Camacan 2 x 3 Cachoeira
Itagibá 1 x 0 Porto Seguro
Itororó 2 x 1 Ilhéus
Jitaúna 2 x 0 Santa Luzia

É válido ressaltar que a classificação da seleção de Crisópolis foi obtida após um triunfo na disputa de pênaltis com a seleção de Campo Formoso por 6 x 5.

Confira os confrontos das quartas de final:
Senhor do Bonfim x Crisópolis
Araci x Conceição do Coité
Cachoeira x Ilhéus
Itagibá x Santa Luzia


domingo, 16 de novembro de 2008

Colo-Colo anuncia treinador para 2009

Por: Paulo Roberto Argollo

Presidente do Colo-Colo José Maria Almeida de Santana, esteve em Salvador na úlitma quarta-feira participando do Congresso Técnico da Federação Baiana de Futebol para o Campeonato Baiano de 2009.

Zé Maria esteve acompanhado do seu escudeiro fiel Marcelo dos Anjos, do radialista Marinho Santos e do novo treinador colocolense para a temporada de 2009, Antônio Dumas, que este ano classificou o Atlético de Alagoinhas para a Serie C do Brasileiro.

Essa será a segunda oportunidade de Dumas de trabalhar como treinador no futebol da Bahia. "É um compromisso muito sério, comandar um time que foi campeão baiano recentemente. Sabemos que não será uma missão fácil, mas nossa esperiencia no futebol nos credencia a vencer mais um desafio", declarou Dumas.

Para Antônio Dumas (foto) trabalhar no Colo-Colo é muito bom por que o presidente Zé Maria é um profundo conhecedor de futebol, dá uma estrutura boa aos jogadores e o torcedor é um apaixonado pelo time.

Segundo o próprio treinador a conversa entre eles já vinha se arrastando por algum tempo e chegaram a um acordo que foi bom para as duas partes e tudo foi fechado. Dumas já viajou para a cidade de Ilhéus junto com o presidente para traçar o planejamento para a pré-temporada.

Zé Maria também já anunciou algumas contratações para 2009, estão retornando a equipe da campanha de 2006, o lateral direito Alex Santos, o zagueiro Rodrigo, o lateral esquerdo Wescley, o meia Jânio e o atacante Ednei.

O presidente também confirmou a contratação do meia Fábio Santos (ex Atlético e Ipitanga), o volante Waguinho (ex Atlético), os Goleiros Rodrigues (ex Conquista) e Vinicius (ex Fortaleza), o volante Patrick (ex Itabuna), o atacantes Celso (ex Itabuna) e Marcos Chaves, que partiucipou da campanha do time este ano no Baianão.

"Estamos tentando montar um equipe competitiva como fizemos em 2006 e conquistamos o título. O Colo-Colo continua atravessando as mesmas dificuldades de sempre, mas este ano vamos ter um apoio ainda melhor da prefeitura de Ilhéus e vamos entra no Baianão para brigar pelo título" confessou o presidente.

Em relação as demais contratações, Zé Maria declarou que quer ouvir o treinador, para saber se Dumas terá algumas indicações para fazer, para que a responsábilidade não fique somente sobre os seus ombros. "Entendo que o treinador deve incicar alguns jogadores da sua confiança" disse Zé Maria.


sábado, 15 de novembro de 2008

O REPÓRTER BARRA LIMPA PAULO ROBERTO

ENTREVISTA EDERLANE AMORIM

O Vitória da Conquista conquistou em pouco tempo o título de terceira força do futebol da Bahia, pela sua organização, pelo seu bom planejamento e sobre tudo pela sua campanha na elite do futebol baiano em dois anos de competição.

O Bode conquistense foi campeão da segunda divisão de 2006, fez uma campanha regular na estreia da primeirona em 2007 e este ano fez uma boa campanha conquistando uma das vagas na Serie C do Brasileiro.

Na última quarta-feira, o presidente do clube alviverde este em Salvador participando do Congresso Técnico do Campeonato Baiano do ano que vem e na oportunidade nós converçamos com ele para o nosso BLOG DO BARRA LIMPA.

Paulo Roberto - Ederlane o que você achou da formula aprovada para o Baianão de 2009 ?

Ederlane Amorim - Sim, eu saio contente por que nós votamos na formula de disputa de pontos corridos, mudando apenas o quadrangular, por causa das datas não será possível repetir o mesmo sistema de disputa. Mas eu acho que a nova formula atende as nossas espectativas, pela cultura e pela tradição do torcedor já qie teremos semifinal e final. Em relação ao descenso, votamos na queda de apenas um clube, também de forma democratica como o presidente Ednaldo sempre coloca que tem que ser as coisas do nosso futebol.

Paulo Roberto - O presidente Ednaldo Rodrigues vem pleiteando já há alguns anos a queda de duas equipes, mas a maioria dos clubes não querem, tem algum motivo especial para nação aceitar a queda de duas equipes ?

Ederlane Amorim - Olha Paulo, talvez em um outro momento a gente até votaria a favor da queda de duas equipes, cada time sabe da sua dificuldade. Mas nos temos que analizar o Vitória da Conquista, até por que existe outro time lá disputando a segunda divisão, nós já sofremos agora na Serie C, na questão do estádio, para treinos para jogos, nós não temos campos alternativos em Conquista para treinamentos. Nossa cidade tendo que suportar duas equipes sem esta preparada ainda pra isso, é muito complicado tanto para o nosso time como para a equipe do Serrano. Quem sabe em uma outra oportunidade, em uma outra situação, já que nós estamos construindo o nosso CT, já apartir de janeiro, os nossos campos pra treinos, campos pra jogos, ai sim nós podemos pensar diferente.

Paulo Roberto - Como é que foi a esperiencia de disputar a Serie C, já que era um objetivo do Vitória da Conquista. A equipe agora já esta mais preparada pra voltar a disputar outra competição nacional ?

Ederlane Amorim - Na verdade ficou um gostinho de poder chegar mais longe, por que apostamos todas as nossas fichas na Serie C deste ano, para que podemos a companhar a mudança do formato da competição e permanecer na Serie C. Por isso montamos um time competitivo, tanto que três jogadores estam em times da Serie B, como é o caso de Pantico no Bragantino, Kleber no Paraná e Danilo Cruz no Bahia. Mas infelismente por um gol apenas e por um ponto a gente não conseguiu passar de fase e conseguentemente não conseguimos permanecer na Serie C do ano que vem.

Paulo Roberto - Por que a troca de Elias Borges que vem no Conquista desde o título da segunda divisão em 2006, por Ferreira ?

Ederlane Amorim - Na realidade como você falou, Elias estava desde 2006 e houve um desgaste muito grande depois da nossa desclassificação da Serie C e para preservar o nosso profissional Elias Borges, já que ele tem uma participação muito grande em tudo que nós conquista mos até hoje, a gente achou por bem fazer essa mudança dando ares novos com um novo treinador, por que a imagem de Elias ficou um pouco desgastada, nos conversamos com ele e resolvemos fazer a troca de treinador para a campanha de 2009, por esses aspectos resolvemos mudar.

Paulo Roberto - Por que vocês resolveram contratar Ferreira ?

Ederlane Amorim - Pelo que ele já fez no futebol da Bahia, foi campeão baiano em 2006 pelo Colo-Colo de Ilhéus, passou pelo Vitória na Serie C. Ferreira é hoje um treinador da nova geração e que já tem uma bagagem consideravel, tem também um estilo de treinador linha dura, é um disciplinador, tem a mesma linha do clube, é um vitorioso e eu tenho certeza que vai fazer muito sucesso aqui no Vitória da Conquista, já que nós objetivamos a conquitsa do Baianão de 2009.


quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O REPÓRTER BARRA LIMPA ENTREVISTA

O PRESIDENTE RICARDO XAVIER

Nesta quarta-feira durante o congresso técnico para o Campeonato Baiano de 2009, conversamos com o presidente do Itabuna Esporte Clube, Ricardo Xavier, confira a entrevista:

Paulo Roberto -
O que você achou da formula do Campeonato Baiano que foi aprovado pelos clubes ?

Ricardo Xavier - Olha nós discutimos de forma democrática e na minha opinião foi a melhor forma, por que nós tivemos um campeonato em 2008 que foi sucesso e reconhecido até mesmo por outros estados. E em virtude de tudo isso não poderíamos mudar a formula para 2009, apenas adequamos mais a parte final, dando mais tempero, mais molho com a fase semifinal e final. Sem duvida nenhuma teremos mais emoção na reta final da competição e a questão dos pontos corridos na primeira fase vai proporcionar mais uma vez que o interior receba pelo menos um jogo contra o Vitória e outro contra o Bahia.

Paulo Roberto - Este ano o Itabuna disputou a Serie C, agora a luta é por duas vagas na Serie D, o Itabuna se sente motivado para brigar por essa vaga ?

Ricardo Xavier - Sim, nós estamos motivados, apesar das dificuldades que enfrentamos este ano na Seie C. O Itabuna esta montando uma equipe para disputar o título de 2009, para disputar a vaga na Serie D, mas queremos aproveitar essa oportunidade para solicitar ao governo do estado, das grandes empresas da Bahia e aquelas pessoas que podem, para que quando se defina os representantes do estado no Brasileiro, seja qual for a equipe, que essas equipes sejam mais apoiadas. Em Pernambuco, em Sergipe por exemplo, o governo do estado ajuda os seus representantes com uma quantia considerável. E aqui na Bahia nós não tivemos esse tipo de insentivo.

Paulo Roberto - O presidente Ednaldo Rodrigues desejava que no ano que vem, duas equipes fossem rebaixadas, você voltou contra por que ?

Ricardo Xavier - A princípio seria talvez importante essa queda de duas equipes. Mas hoje, nós vivemos uma realidade de muita dificuldade no interior e você também arriscar que equipes que não estam estruturadas, acenderem para a primeira divisão nesse momento, talvez não seria muito bom para o nosso futebol. Então dentro dessa concepção, nós mantivemos a nossa opinião do ano passado, que foi de descer apenas um equipe para a segunda divisão.

Paulo Roberto - Você já tem o nome do treinador e dos membros da comissão técnica ?

Ricardo Xavier - Ainda não fechamos com nenhum treinador ainda, estamos converçando com um de lá de Itabuna mesmo, mas eu prefiro não revelar o nome por enquanto, por que estamos no aguardo de alguns parceiros e se isso realmente acontecer, a gente pode partir para um treinador de mais nome para comandar nossa equipe e a partire dai é que formaremos a comissão técnica e o elenco para 2009.

Por: Paulo Roberto Argollo



quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Baianão sofre mudança na forma de dispulta

Por: Paulo Roberto Argollo

Na manhã desta terça-feira aconteceu na sede da Federação Baiana de Futebol, o Congresso Técnico do Campeonato Baiano de 2009. Os representantes das doze equipes da primeira divisão estiveram presentes ao evento.

A FBF apresentou para os clubes, como sempre acontece duas formúlas foram apresentadas e por maioria dos votos a segunda opção foi escolhida pelos dirigentes. Na primeira fase os clubes vão jogar entre si em siste ma de ida e volta.

A diferença em relação ao campeonato deste ano é que a segunda fase será disputada em duas etapas de semifinal e final, em jogos de ida e volta. A competição terá iniciono dia 18 de janeiro e se encerrará no dia 03 de maio.

O presidente Ednaldo Rodrigues queria que os clubes aprovassem o descenso de duas equipes como forma de motivar a segunda divisão do estadual, mas apenas Bahia, Vitória, Poções e Ipitanga, votaram pela queda de duas equipes.

As demais agremiações ainda não entenderam que caindo duas equipes para a segunda divisão e subindo duas para a primeira, o futebol baiano passaria por uma evolução, conforme explanou o assessor jurídico da FBF Manfredo Lessa Pinto.

Talvez falte ainda um pouco mais de coragem e de ousadia dos nossos dirigentes do interior, que na sua grande maioria, fazem equipes medianas e com um unico objetivo de se manter na elite do futebol da Bahia, fugindo do conseguentemente do rebaixamento.

É por isso que a dupla Bavi, dominou e sempre continuará dominando o Campeonato Baiano, em virtude do pensamento pequeno dos dirigentes do futebol baiano. Somente o Colo-Colo da cidade de Ilhéus, ousor ser grande e desbancar a dupla Bavi e ausar vôos mais altos em 2006 levantando a taça de campeão baiano em pleno Barradão.

Colo-Colo

Por falar no Colo-Colo, a equipe ilheense anunciou hoje oficialmente a contratação do técnico Antônio Dumas (foto) para comandar o Tigrão no Baianão do ano que vem. Dumas dirigiu este ano o Atlético de Alagoinhas levando o Carcará para a Serie C do Brasileiro, só não se sabe até hoje o motivo da sua saída o time atleticano.

Vitória da Conquista

Já o time de Ederlane Amorim, que não conseguiu passar da segunda fase da Serie C deste anos, preferiu da um tempo com o competentíssimo treinador Elias Borges e resolveu apostar no técnico José Ferreira, que esteve por ultimo na equipe do Itabuna no Baianão e na Serie C deste ano.

Atlético

O Carcará que trocou de presidente, por sua vez vai apostar no trabalho de João Francisco para a temporada do ano que vem. Raimundo Queiroz deixou a presidencia do clube, mas não conseguiu se afastar do futebol, Queiroz agora será o responsável pela contratação dos jogadores do Carcará para o Baianão de 2009.

Feirense

Sempre ousado, Dilson Carneiro Gamela (foto), resolveu inovar mais uma vez, e irá apresentar como treinador do Feirense, o ex jogador Duzinho, que será assistido pelo preparador físico André Santos, que no ano passado assumiu a equipe gameleira depois da queda de Moisés Alves, que se transferiu para o Sergipe.

Ipitanga

O tucano sem teto e sem ninho ainda não sabe onde irá pousar em 2009, depois de passar por Terra Nova, Madre de Deus e Porto Seguro, o time nascido em Lauro de Freitas está a procura de uma morada nova. O Ipitanga recebeu reforços importantes para a temporada do ano que vem, a volta de Renatinho Bráz e de Sinval Vieira, que serão os homens fortes do futebol da equipe tucana.

Madre de Deus

O mais novo clube da Bahia, o Madre de Deus, campeão da segunda divisão pretende manter a base para a disputa da primeira divisão no ano que vem. A diretoria do time sabe que a tendencia é perder alguns jogadores e por isso já estão trabalhando para reforçar o elenco. O retorno do treinador Paulo Sales já está certo para a temporada de 2009. Madre de Deus prinou pelo bom planejamento e deu certo, o município tem o melhor estádio do interior da Bahia.

Fluminense

O touro do sertão vem com uma nova diretoria e uma nova filosofia, segundo o seu presidente Eumano Portugal, que junto com Jodilton no ano passado ajudaram o Feirense a acessar a primeira divisão e hoje estão a frente do Fluminense de Feira de Santana que já foi considerada a terceira força do futebol da Bahia. Porém o Flu chegou a ser rebaixado para a segunda divisão, retornando a elite em 1999.

Itabuna

O Itabuna deve novamente vim com uma proposta caseira como aconteceu este ano e deu certo, só resta saber se a receita dará certo outra vez. O presidente Ricardo Xavier garante que o treinador deve ser da cidade, mas preferi não revelar o nome ainda. Mas Xavier ainda espera uma proposta de patrocínio boa para quem saber investir um pouco mais na contratação de um treinador de nome e reforçar o elenco itabunense.


terça-feira, 11 de novembro de 2008

Assistente chama atenção em jogo do Bahia


Por: Paulo Roberto Argollo

Ponte Preta e Bahia se enfrentaram na noite desta terça-feira em Campinas/SP, no Estádio Moisés Lucarelli pela 35ª rodada da Serie B do Campeonato Brasileiro.

A Macaca campineira lutando ainda por uma vaga na elite do futebol brasileiro e o Bahia lutando para não retornar a famigerada terceira divisão do futebol nacional.

O time de Wagner Benazzi abriu o marcador aos 27 minutos da etapa inicial, por intermédio do atacante Rafael Ueta e foi só o que as duas equipe produziram até o final da partida, final 1 x 0 para a Ponte Preta.

O Bahia completou agora 19 partidas sem nunca ter vencido a Ponte Preta e Guarani também jogos de Campeonatos Brasileiros.

Beleza Feminina

Sem duvida a atração principal desta partida foi a belíssima atuação da assistente Katiuscia Mayer Berger Mendonça, da Federação Capixaba de Futebol. Não só pela sua atuação, mais principalmente pela sua beleza que chamou a atenção de todos que estiveram no Moisés Lucarelli.


Katiúscia foi aprovada no ano passado nos testes físicos da Fifa e por isso, foi indicadas pela CBF para entrar no quadro de árbitros da entidade. Hoje ela já esta nos quadros da FIFA.

"É muita emoção entrar para o quadro da Fifa. Isso só mostra que quando você quer muito uma coisa, você consegue. Meu sonho é apitar uma Copa do Mundo" afirmou a assistente.

O desejo de Katiúscia talvez não esteja tão distante. Segundo o presidente nacional de arbitragem, a Fifa tem intenção de utilizar mulheres já na Copa de 2010.

Porém, para isso acontecer, bandeirinhas e juízas terão que conseguir fazer os mesmos índices dos testes masculinos. Por esse motivo, já a partir deste ano, homens e mulheres foram submetidos às mesmas provas para apitar o Campeonato Brasileiro.

A Fifa pretende levar mulheres para a Copa do Mundo e elas precisam se conscientizar de que têm que estar no mesmo patamar dos homens. Por causa dessa intenção da Fifa, a CBF decidiu cobrar os mesmo índices de todos que queiram apitar no Brasileirão.


Mancini terá vários desfalques para a próxima partida

Na partida do domingo, contra o Atlétco-MG, seis jogadores do Vitória receberam o terceiro cartão amarelo e não poderão atuar no próximo jogo do Leão, contra o Atlético-PR. São eles: Viáfara, Anderson Martins, Leonardo Silva, Marcelo Cordeiro, Vanderson e Marquinhos.

O fato reacende a polêmica entre Náutico e Vitória, a diretoria da equipe pernambucana havia levantado a possibilidade de o Vitória favorecer o Atlético-PR, time com o qual o Leão tem uma parceria e que, assim como o Timbú, também tenta fugir da zona da degola.

O técnico Vágner Mancini admitiu ter autorizado três jogadores a forçarem os cartões, mas não explicou o motivo. "Eu autorizei Viáfara, Vanderson e Marquinhos a levar o terceiro cartão amarelo, os outros aconteceram em lances normais de uma partida", explica o treinador.

A reapresentação dos jogadores rubro-negros após a derrota para o Atlético Mineiro, ocorreu nesta terça-feira, pela manhã.

Depois de um rápido bate-papo com Vagner Mancini, os jogadores realizaram um treino físico sob comando do preparador André Zaros auxiliado pelo assistente Jorge Lago.

Posteriormente, o técnico Mancini realizou um treino técnico. O goleiro Ney, liberado pelo departamento médico, recuperado de uma pubalgia (inflamação na região pubiana) voltou a treinar com o preparador Luciano Oliveira.

O treino à tarde no Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura foi marcado por uma sessão física leve, sob o comando de André Zaros, e um coletivo-tático.

Durante o coletivo, Mancini a todo tempo procurou orientar os jogadores em relação ao posicionamento e a movimentação da equipe.

Os jogadores estão suspensos com o terceiro cartão amarelo. Nesta quarta-feira o treinamento será realizado somente à tarde, a partir das 15 horas.

sábado, 8 de novembro de 2008

Ferdinando muda e Tricolor vence Brasiliense

A partida entre Bahia e Brasiliense, no Jóia da Princesa, na sexta-feira, começou com 25 minutos de atraso. Se a falta de profissionalismo do atrapalhado árbitro Wilson Souza de Mendonça interferiu na concentração de alguém, foi a dos atletas da equipe do Distrito Federal.

O Jacaré, que vinha de cinco triunfos consecutivos, não mostrou a qualidade que o fez o segundo melhor time do segundo turno. Já o tricolor mostrou alguma evolução, principalmente no toque de bola e no sistema defensivo. Assim, conseguiu vencer pelo placar mínimo.

No primeiro tempo, o Bahia já conseguiu a vantagem, mas poderia ir para o intervalo com ainda mais folga se o artilheiro Marcelo Ramos não estivesse em noite tão pouco inspirada. Desperdiçou dois cruzamentos milimétricos de Ávine, melhor jogador em campo.

O Brasiliense criou oportunidades com os laterais Patrick e Edinho, mas Fabiano mostrou arrojo nas defesas. O gol só foi sair mesmo aos 45 minutos, quando Caio tabelou com Marcelo, driblou Ailson e concluiu no cantinho. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.

Logo no início da segunda etapa, o zagueiro Ailson perdeu grande chance, dentro da pequena área. Parecia indício de sofrimento, mas o Jacaré pouco incomodou a meta de Fabiano e os 2.820 tricolores que pagaram ingresso puderam comemorar o risco de rebaixamento praticamente extinto.

Agora, o Bahia está na 11ª posição, com 45 pontos, a nove da zona da degola. Outros resultados: Ponte Preta 2x0 Juventude e Ceará 0x0 Bragantino. O Bahia volta a campo na próxima terça-feira em Campinas/SP contra a Ponte Preta no Estádio Moises Lucareli, ás 20:30 horas , no horário de Brasília.

BAHIA 1 x 0 BRASILIENSE

BAHIA
Fabiano, Rogério Rios(Marcone), Cléber Carioca, Rogério Sodré e
Adilson; Willames, Émerson Cris (Alisson), Ávine e Caio (Danilo Cruz); Marcelo Ramos e Paulo Roberto. Técnico: Ferdinando Teixeira.

BRASILIENSE
Guto,
Patrick, Alison, Fábio Braz e Edinho; Coquinho, Juninho, Marcinho (Fabinho) e Adrianinho; Thiago Félix e Diogo (Leandro Neto)(Alex Dias). Técnico: Reinaldo Gueldini.

GOLS: Caio (45min/1ºT), para o Bahia.
CARTÕES AMARELOS: Ávine, pelo Bahia; Fábio Braz, Marcinho e Leandro Neto pelo Brasiliense.

PÚBLICO: 3.780 espectadores.
RENDA: R$ 15.685,00


LOCAL: Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana.
ARBITRAGEM:Wilson Souza de Mendonça, auxiliado por Ubirajara Ferraz Jota e José Pedro Wanderlei da Silva (todos de Pernambuco).

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

LIGA ILHEENSE TEM NOVO PRESIDENTE

Por: Jota Hage*

Meus amigos, realmente as coisas não andam bem com a Liga de Ilhéus durante o período de 2008. Primeiro, pra terminar o Campeonato do ano passado foi um Deus nos acuda, em seguida para colocar a seleção no Intermunicipal, e recentemente para manter esta seleção no referido campeonato.

Fora de campo muitos problemas: Débitos apareceram junto a Federação Baiana de Futebol, cotas de arbitragem nos jogos da seleção no Estádio Mario Pessoa, geralmente a Liga não tinha como pagar, para a seleção viajar tiveram de correr a sacolinha junto aos amigos e abnegados do futebol, na diretoria, o segundo vice-presidente, mandou mais do que o primeiro, o presidente não dava as caras para justificar a confiança que a ele foi depositada pelos clubes.

Os problemas iam se avolumando, o clima já estava insustentável, e durante muitas vezes, no programa Conquista Nos Esportes, da Rádio Conquista Fm as 18 Hs, eu alertava: Ou este quadro muda, ou alguém toma uma atitude, ou vamos passar vexame nas próximas fases do intermunicipal.Mediante este clima, a solução apareceu.

Ontem por volta das 16Hs, o então presidente, Sr.Dário da Sucam, entregou uma carta, solicitando o seu afastamento em definito do comando da entidade, na carta ele alega problemas pessoais e de saúde, a carta renúncia foi lida ontem na Conquista Fm, pelo Repórter Luky Rey, em alto e bom som para que todos tomassem conhecimento.

Ontem, no mesmo programa, o Sr.Renato Peixoto, já falava como o novo presidente da Liga Ilheense de futebol, ele agora é o homem que vai comandar, junto a sua diretoria, os destinos do nosso futebol, e principalmente a sequencia vitoriosa da nossa seleção no intermunicipal.

Renato é a mesma pessoa que foi colocado a margem do trabalho atual, inclusive chegou até a ameaçar entregar também o seu cargo, pois não tinha voz durante a formação da seleção, já que o segundo vice é quem comandava e tinha carta branca do Sr. Dário.

Segundo ele, não guarda nenhuma mágoa por isto, e quer trabalhar com todos, encara o novo desafio, com muito otimismo e confiança, pois segundo ele vai buscar parceiros junto a iniciativa privada, e diz que a liga não pode viver toda vida dependendo da prefeitura(Esta é a linguagem que qualquer prefeito gosta).

O novo presidente já tem um desafio logo nesta quarta feira dia 05 que é pagar a quantia de quinhentos reais a FBF, valor proveniente de uma multa no jogo contra Jitaúna, pois a seleção de Ilhéus não tinha no banco de reservas um médico.Em seguida, ele parte para arumar a viagem, para o jogo de domingo em Itambé(mando de campo de Itororó) jogo 15 horas.

Sentimos firmeza, nessa mudança, acreditamos que as coisas fora de campo vão se arrumar ,agora dentro de campo, aí não é com Renato Peixoto-o novo presidente e sim, com os jogadores e o técnico Goiabão.

Esperamos também que as parcerias surjam, e que este convênio com a Prefeitura de Ilhéus, venha ser obedecido em termos de pagamento, coisa que ultimamente vem deixando muito a desejar, trazendo problemas extra campo e deixando o clima ruim, pois sem dinheiro, nem relógio trabalha mais.

Que venha o novo presidente, e com ele um horizonte melhor para o nosso futebol amador. Estes são os votos desse amigo, e tambem do blog, Toque Esportivo através do seu diretor Carlos Augusto.

Jota Hage é Narrador em Itabuna e Ilhéus

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Treinador testa mudanças em primeiro coletivo

Willames deve ser o substituto de Fausto

Por: Paulo Roberto Argollo

A diretoria do Bahia pode ontem dormir um pouca mais aliviada, depois do julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no processo dos objetos que foram atirados no gramado do Jóia da Princesa na partida contra o Corinthians no dia 18 de outubro.

Por 3 x 2 o Tricolor foi absorvido. O voto de desempate foi do baiano Rubens Aprobato, que é o presidente do STJD.

Já o volante Fausto foi apenado com 3 partidas de suspensão, por tanto o jogador ficará de fora da partida contra o Brasiliense, sexta-feira e contra a Ponte Preta dia 11 em Campinas.

O técnico do Bahia Ferdinando Teixeira comandou ontem no período da tarde o primeiro coletivo da semana, visando a partida de sexta-feira, contra o Brasiliense em Feira de Santana.

Ferdinando mudou bastante a equipe considerada titular, testando possíveis modificações para o próximo com promisso do Tricolor de Aço.

Cléber Carioca volta após cumprir suspensão

Sem contar com o atacante Marcelo Ramos, com um desconforto intestinal e o meia Rafael, recuperando-se de uma entorse no joelho, o treinador tricolor, armou o time titular com: Fabiano, Marcone(Rogério Rios), Cléber Carioca, Rogério e Adílson; Willames(Diogo), Emerson Cris, Caio e Ávine; Paulo Roberto e Charles(Jones).

O único gol do coletivo foi marcado pelo atacante Charles, para os titulares, que venceram por 1 x 0. Durante o coletivo de ontem notamos que Ferdinando Teixeira que sempre comanda os coletivos com certa tranquilidade, ontem gritava bastante durante o treinamento, lembrando o estilo do ex técnico do Bahia Arturzinho.

Hoje a tarde o técnico Ferdinando Teixeira vai comandar mais um coletivo no Centro de Treinamento do Fazendão no alto de Itinga, quando o treinador tricolor deve definir a equipe para a partida de sábado contra o Brasiliense.

domingo, 2 de novembro de 2008

Eunápolis vence a segunda no Baianão de Futsal

Continua imbatível a forte Seleção de Futsal de Eunápolis, que não perde para times da região sul e extremo sul há 8 anos e mais uma vez em confronto válido pelo Campeonato Baiano de Futsal, o time conquistou na noite dessa sexta-feira, a sua segunda vitória.

Dessa vez o time eunapolitano venceu por 4 x 1 a equipe de Pindorama Gandu, de virada dentro da casa do adversário com a forte pressão de mais de 1.100 torcedores.

A partida começou com muita pressão da equipe de Pindorama Gandu, já que seus torcedores apoiaram o tempo inteiro, a festa começou aos 2 min16seg quando Piquete chutou forte e acertou o ângulo do goleiro Carlos, abrindo o placar com os torcedores comemoraram muito.

A equipe eunapolitana reagiu e foi pra cima do adversário dominando o jogo, mas perdendo muitos gols, vale ressaltar que o goleiro de Gandu, Flavinho fez grandes defesas e com isso o time da casa não brincou e mais vez tentou de várias maneiras aumentar o placar, mas não obteve êxito.

Aos 8 min, houve um lance muito grave na partida entre o goleiro Carlos e Lucas, ambos de Eunápolis, eles se chocaram em uma disputa de bola e Lucas foi atingido no nariz, chegando a sangrar e alguns minutos ficou desacordado. O jogador foi atendido pela comissão técnica e encaminhado para o hospital público, onde foi bem atendido e passa bem.

Quando reiniciou o confront0, Eunápolis mais uma vez buscava a todo o momento o empate, mas não conseguia finalizar corretamente em direção ao gol. O time da casa sentiu cansaço físico, mesmo assim conseguiu segurar o placar na primeira etapa.

Mas a surpresa do time eunapolitano parecia esta guardada para o segundo tempo, já que logo no inicio o goleiro Wesley chutou e acabou fazendo o gol do empate para a decepção da torcida local.

Mas o time da casa não se desesperou e continuou bem na partida, o que aconteceu é que as jogadas ensaiadas nos treinos do time do extremo sul começaram a sair e aos 6min novamente Wesley marcou um gol de placa, aumentando o marcador para 2 x 1.

Empurrado pelos torcedores o time local não tinha mais pernas para acompanhar as jogadas de Eunápolis que resolveu dar show nessa segunda etapa e aos 11min Roni fez o terceiro gol. Para finalizar o placar, Mateus marcou o quarto gol de Eunápolis.

O jogo foi realizado no Ginásio Osvaldo Souza na cidade de Gandu, que fica situado na região sul do estado, a nossa reportagem teceu uma critica, a Federação Baiana de Futebol de Salão (FBFS), por falta de policiamento na partida dispultada em Ilhéus

Agora queremos parabenizar a entidade por ter solicitado juntamente com a diretoria do Pindorama – Gandu os policais. Parabéns pela atitude e parabéns para a torcida local que deu exemplo de como torcer civilizadamente.

Ficha Técnica

Pindorama Gandu: Flavinho, Bi, Esquilo, Bilmar, Zezinho, Gilmar, Djonatas, Bené, Silvano, Eliel, Piquete e Zola. Técnico Alex

Eunápolis: Carlos, Lucas, Eli, Jorge e Roni, Wesley, Tico, Erasmo Júnior, Mateus e Danilinho. Técnico: Arthur Nunes.

Arbitragem: Ocimar Carvalho, José Gilberto dos Santos Silva, Cronometrista: Adailton Santana de Souza, Anotador: Erivaldo da Silva.

Fonte: Eunoesporte.com
Hamilton chega em quinto e conquista o titulo
Confira as fotos do GP do Brasil

O campeão Hamilton a bordo da sua Mclaren


Largada do Grande Prêmio do Brasil


Felipe Massa de ponta a ponta no Brasil

Mclaren do inglês Lewis Hamilton

Massa ganhou mas não ficou com o titulo




Com chuva no final Massa vence, mas Hamilton é campeão

A vitória foi do brasileiro Felipe Massa no GP do Brasil de Fórmula 1, mas o inglês Lewis Hamilton ficou com o título da temporada. Apesar de serem os personagens principais da tarde, a chuva e o alemão Sebastian Vettel trataram de roubar a cena nas últimas voltas, deixando o inglês em situação delicada e quase perdendo o título.

Apesar disso, Hamilton conseguiu terminar em quinto lugar e confirmar a conquistar o Mundial com apenas um ponto a mais que o brasileiro (98 a 97). A emoção cresceu nas últimas seis voltas com o reinício da chuva, forçando as equipes a trocarem seus pneus para pista molhada.

Vettel, que já estava pressionando pela posição de Hamilton conseguiu ultrapassar, exemplo seguido por seu compatriota Timo Glock. Faltando quatro curvas para o final da prova, Hamilton estava em sexto, o que daria o título a Massa, mas Glock não conseguiu manter o ritmo (porque ainda andava com pneus para pista seca) e acabou cedendo o posto para o inglês.

Esta foi a sexta vitória de Massa no ano, uma a mais que Hamilton. Fernando Alonso cruzou em segundo, seguido por Kimi Raikkonen e Vettel. Para tirar o troféu das mãos do inglês, Massa precisava terminar a corrida em uma das duas primeiras posições. Se fosse campeão, Hamilton teria de ficar abaixo da sexta colocação. Em caso de segundo lugar para o brasileiro, o inglês não poderia terminar entre os sete primeiros.

Com o título praticamente assegurado, Hamilton não quis saber de arriscar em Interlagos. Escaldado depois de perder o título do ano passado por seus próprios erros, o inglês adotou uma estratégia conservadora e fez uma prova de segurança para se tornar o primeiro negro campeão do Mundo na F-1.

A prova - Etapa de encerramento do Mundial, o GP do Brasil começou prometendo emoções na pista. A chegada da chuva momentos antes da largada, prevista para as 15 horas, levou os comissários a adiarem o início em 10 minutos, permitindo que as equipes fizessem os ajustes necessários nos pneus.

Com o título em jogo, nem Massa nem Hamilton arriscaram na largada e o pelotão líder manteve suas colocações na pista. Já no final da fila, a confusão começou cedo e o protagonista foi o escocês David Coulthard, que se despedia da F-1.

Ele bateu seu Red Bull e encerrou mais cedo a carreira. O brasileiro Nelsinho Piquet não teve melhor sorte, com problemas em sua Renault, ele também não completou a primeira volta.

Segundo no grid, o italiano Jarno Trulli não conseguiu segurar muito tempo a posição. Já o alemão Vettel voltou a mostrar serviço e ganhou posições e passou a pressionar pelas primeiras colocações, chegando a andar em segundo.

Ainda que as nuvens carregadas marcassem o panorama em Interlagos, os pneus duros foram a escolha das equipes na segunda parada e Massa, que voltou em quarto depois do pit, retomou a primeira posição logo em seguida.

Hamilton não se deixou abalar pela situação e manteve o esquema de segurança na prova. Sem arriscar, mas se mantendo sempre na margem de classificação que asseguraria o título, o inglês foi praticamente um espectador das disputas pelas primeiras colocações.

Enquanto isso, Massa contava, além da força de sua Ferrari, com um verdadeiro paredão para segurar o ímpeto de Hamilton caso este tentasse se aproximar. Alonso e Raikkonen sempre estiveram entre o brasileiro e o inglês na pista.

Faltando dez voltas para o final, a chuva retornou a Interlagos e quatro voltas depois as equipes começaram a fazer suas trocas de compostos. Massa retornou na liderança, mas a situação ficou mais complicada para Hamilton, que caiu para a sexta colocação ao ser ultrapassado por Vettel e Glock a apenas duas voltas do fim.

Único que ainda levava pneus para pista seca, Glock não segurou a pressão de Hamilton na última curva e acabou cedendo a quinta colocação.

Confira a classificação final do GP do Brasil:

1º- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min27s721
2º- Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 13s2
3º- Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 16s2
4º- Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) - a 38s
5º- Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 38s9
6º- Timo Glock (ALE/Toyota) - a 44s3
7º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 55s
8º - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 68s4
9º- Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 79s6
10º- Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - a 1 volta
11º- Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - a 1 volta
12º- Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 1 volta
13º- Jenson Button (ING/Honda) - a 1 volta
14º- Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - a 1 volta
15º- Rubens Barrichello (BRA/Honda) - a 1 volta
16º- Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 2 voltas
17º- Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 2 voltas
18º- Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a 2 voltas

Não completaram
Nelsinho Piquet (BRA/Renault)
David Coulthard (ESC/Red Bull)