domingo, 2 de novembro de 2008


Com chuva no final Massa vence, mas Hamilton é campeão

A vitória foi do brasileiro Felipe Massa no GP do Brasil de Fórmula 1, mas o inglês Lewis Hamilton ficou com o título da temporada. Apesar de serem os personagens principais da tarde, a chuva e o alemão Sebastian Vettel trataram de roubar a cena nas últimas voltas, deixando o inglês em situação delicada e quase perdendo o título.

Apesar disso, Hamilton conseguiu terminar em quinto lugar e confirmar a conquistar o Mundial com apenas um ponto a mais que o brasileiro (98 a 97). A emoção cresceu nas últimas seis voltas com o reinício da chuva, forçando as equipes a trocarem seus pneus para pista molhada.

Vettel, que já estava pressionando pela posição de Hamilton conseguiu ultrapassar, exemplo seguido por seu compatriota Timo Glock. Faltando quatro curvas para o final da prova, Hamilton estava em sexto, o que daria o título a Massa, mas Glock não conseguiu manter o ritmo (porque ainda andava com pneus para pista seca) e acabou cedendo o posto para o inglês.

Esta foi a sexta vitória de Massa no ano, uma a mais que Hamilton. Fernando Alonso cruzou em segundo, seguido por Kimi Raikkonen e Vettel. Para tirar o troféu das mãos do inglês, Massa precisava terminar a corrida em uma das duas primeiras posições. Se fosse campeão, Hamilton teria de ficar abaixo da sexta colocação. Em caso de segundo lugar para o brasileiro, o inglês não poderia terminar entre os sete primeiros.

Com o título praticamente assegurado, Hamilton não quis saber de arriscar em Interlagos. Escaldado depois de perder o título do ano passado por seus próprios erros, o inglês adotou uma estratégia conservadora e fez uma prova de segurança para se tornar o primeiro negro campeão do Mundo na F-1.

A prova - Etapa de encerramento do Mundial, o GP do Brasil começou prometendo emoções na pista. A chegada da chuva momentos antes da largada, prevista para as 15 horas, levou os comissários a adiarem o início em 10 minutos, permitindo que as equipes fizessem os ajustes necessários nos pneus.

Com o título em jogo, nem Massa nem Hamilton arriscaram na largada e o pelotão líder manteve suas colocações na pista. Já no final da fila, a confusão começou cedo e o protagonista foi o escocês David Coulthard, que se despedia da F-1.

Ele bateu seu Red Bull e encerrou mais cedo a carreira. O brasileiro Nelsinho Piquet não teve melhor sorte, com problemas em sua Renault, ele também não completou a primeira volta.

Segundo no grid, o italiano Jarno Trulli não conseguiu segurar muito tempo a posição. Já o alemão Vettel voltou a mostrar serviço e ganhou posições e passou a pressionar pelas primeiras colocações, chegando a andar em segundo.

Ainda que as nuvens carregadas marcassem o panorama em Interlagos, os pneus duros foram a escolha das equipes na segunda parada e Massa, que voltou em quarto depois do pit, retomou a primeira posição logo em seguida.

Hamilton não se deixou abalar pela situação e manteve o esquema de segurança na prova. Sem arriscar, mas se mantendo sempre na margem de classificação que asseguraria o título, o inglês foi praticamente um espectador das disputas pelas primeiras colocações.

Enquanto isso, Massa contava, além da força de sua Ferrari, com um verdadeiro paredão para segurar o ímpeto de Hamilton caso este tentasse se aproximar. Alonso e Raikkonen sempre estiveram entre o brasileiro e o inglês na pista.

Faltando dez voltas para o final, a chuva retornou a Interlagos e quatro voltas depois as equipes começaram a fazer suas trocas de compostos. Massa retornou na liderança, mas a situação ficou mais complicada para Hamilton, que caiu para a sexta colocação ao ser ultrapassado por Vettel e Glock a apenas duas voltas do fim.

Único que ainda levava pneus para pista seca, Glock não segurou a pressão de Hamilton na última curva e acabou cedendo a quinta colocação.

Confira a classificação final do GP do Brasil:

1º- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min27s721
2º- Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 13s2
3º- Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 16s2
4º- Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) - a 38s
5º- Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 38s9
6º- Timo Glock (ALE/Toyota) - a 44s3
7º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 55s
8º - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 68s4
9º- Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 79s6
10º- Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - a 1 volta
11º- Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - a 1 volta
12º- Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 1 volta
13º- Jenson Button (ING/Honda) - a 1 volta
14º- Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - a 1 volta
15º- Rubens Barrichello (BRA/Honda) - a 1 volta
16º- Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 2 voltas
17º- Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 2 voltas
18º- Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a 2 voltas

Não completaram
Nelsinho Piquet (BRA/Renault)
David Coulthard (ESC/Red Bull)

Nenhum comentário:

Postar um comentário