quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Baianão sofre mudança na forma de dispulta

Por: Paulo Roberto Argollo

Na manhã desta terça-feira aconteceu na sede da Federação Baiana de Futebol, o Congresso Técnico do Campeonato Baiano de 2009. Os representantes das doze equipes da primeira divisão estiveram presentes ao evento.

A FBF apresentou para os clubes, como sempre acontece duas formúlas foram apresentadas e por maioria dos votos a segunda opção foi escolhida pelos dirigentes. Na primeira fase os clubes vão jogar entre si em siste ma de ida e volta.

A diferença em relação ao campeonato deste ano é que a segunda fase será disputada em duas etapas de semifinal e final, em jogos de ida e volta. A competição terá iniciono dia 18 de janeiro e se encerrará no dia 03 de maio.

O presidente Ednaldo Rodrigues queria que os clubes aprovassem o descenso de duas equipes como forma de motivar a segunda divisão do estadual, mas apenas Bahia, Vitória, Poções e Ipitanga, votaram pela queda de duas equipes.

As demais agremiações ainda não entenderam que caindo duas equipes para a segunda divisão e subindo duas para a primeira, o futebol baiano passaria por uma evolução, conforme explanou o assessor jurídico da FBF Manfredo Lessa Pinto.

Talvez falte ainda um pouco mais de coragem e de ousadia dos nossos dirigentes do interior, que na sua grande maioria, fazem equipes medianas e com um unico objetivo de se manter na elite do futebol da Bahia, fugindo do conseguentemente do rebaixamento.

É por isso que a dupla Bavi, dominou e sempre continuará dominando o Campeonato Baiano, em virtude do pensamento pequeno dos dirigentes do futebol baiano. Somente o Colo-Colo da cidade de Ilhéus, ousor ser grande e desbancar a dupla Bavi e ausar vôos mais altos em 2006 levantando a taça de campeão baiano em pleno Barradão.

Colo-Colo

Por falar no Colo-Colo, a equipe ilheense anunciou hoje oficialmente a contratação do técnico Antônio Dumas (foto) para comandar o Tigrão no Baianão do ano que vem. Dumas dirigiu este ano o Atlético de Alagoinhas levando o Carcará para a Serie C do Brasileiro, só não se sabe até hoje o motivo da sua saída o time atleticano.

Vitória da Conquista

Já o time de Ederlane Amorim, que não conseguiu passar da segunda fase da Serie C deste anos, preferiu da um tempo com o competentíssimo treinador Elias Borges e resolveu apostar no técnico José Ferreira, que esteve por ultimo na equipe do Itabuna no Baianão e na Serie C deste ano.

Atlético

O Carcará que trocou de presidente, por sua vez vai apostar no trabalho de João Francisco para a temporada do ano que vem. Raimundo Queiroz deixou a presidencia do clube, mas não conseguiu se afastar do futebol, Queiroz agora será o responsável pela contratação dos jogadores do Carcará para o Baianão de 2009.

Feirense

Sempre ousado, Dilson Carneiro Gamela (foto), resolveu inovar mais uma vez, e irá apresentar como treinador do Feirense, o ex jogador Duzinho, que será assistido pelo preparador físico André Santos, que no ano passado assumiu a equipe gameleira depois da queda de Moisés Alves, que se transferiu para o Sergipe.

Ipitanga

O tucano sem teto e sem ninho ainda não sabe onde irá pousar em 2009, depois de passar por Terra Nova, Madre de Deus e Porto Seguro, o time nascido em Lauro de Freitas está a procura de uma morada nova. O Ipitanga recebeu reforços importantes para a temporada do ano que vem, a volta de Renatinho Bráz e de Sinval Vieira, que serão os homens fortes do futebol da equipe tucana.

Madre de Deus

O mais novo clube da Bahia, o Madre de Deus, campeão da segunda divisão pretende manter a base para a disputa da primeira divisão no ano que vem. A diretoria do time sabe que a tendencia é perder alguns jogadores e por isso já estão trabalhando para reforçar o elenco. O retorno do treinador Paulo Sales já está certo para a temporada de 2009. Madre de Deus prinou pelo bom planejamento e deu certo, o município tem o melhor estádio do interior da Bahia.

Fluminense

O touro do sertão vem com uma nova diretoria e uma nova filosofia, segundo o seu presidente Eumano Portugal, que junto com Jodilton no ano passado ajudaram o Feirense a acessar a primeira divisão e hoje estão a frente do Fluminense de Feira de Santana que já foi considerada a terceira força do futebol da Bahia. Porém o Flu chegou a ser rebaixado para a segunda divisão, retornando a elite em 1999.

Itabuna

O Itabuna deve novamente vim com uma proposta caseira como aconteceu este ano e deu certo, só resta saber se a receita dará certo outra vez. O presidente Ricardo Xavier garante que o treinador deve ser da cidade, mas preferi não revelar o nome ainda. Mas Xavier ainda espera uma proposta de patrocínio boa para quem saber investir um pouco mais na contratação de um treinador de nome e reforçar o elenco itabunense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário