Por: Raimundo Rui
O Vitória nosso representante na Serie A do Brasileirão 2009, já perdeu parte dos seus melhores jogadores. Marquinhos, Wiliam, Marcelo Cordeiro, Leandro Domingues, Renan e outros poderão sair do clube.
Principalmente os jogadores emprestados, caso do zagueiro Leonardo Silva. As peças de reposição poucos conhecem.
Para desviar atenção, eles devem brigar entre si, durante boa parte do ano. Refiro-me aos dirigentes das duas equipes cito: Bahia e Vitória. Todo ano é assim mesmo.
Continuísmo ??
Bem alguns analistas de nosso futebol dizem que Marcelo Guimarães não é continuísmo administrativo no Bahia. Simplesmente porque ele chama-se Marcelo Guimarães Filho, e o pai Marcelo Guimarães.
Bem deve ser o nome que é um pouco diferente, só pode ser isto! Já ouvi dizer que ele é um experiente deputado federal, sem comentários.
O ministro dos Esportes, Orlando Silva, defende o fim da reeleição dos dirigentes das confederações nacionais, achando que mais de dois mandatos prejudica o esporte. Os cartolas acham que oito anos é muito pouco para desenvolver seus projetos.
O negócio é que ninguém mexe na CBF, e nem nos cartolas dos clubes, porque eles ajudam a eleger: parlamentares, executivos tanto nas esferas: municipal, estadual e federal.
Na questão do Bahia em particular, o que temos que ver, é ser o jovem Marcelo Guimarães Filho tem competência para administrar o clube. Enquanto isto, "tudo continua como dantes, no quartel de abrantes".
Vai ser assim, até quando um dia, estes ultrapassados e interesseiros cartolas nordestinos, descubrirem que abrir o clube para os torcedores é a melhor saída.
Aqui a imprensa promove muito os dirigentes. No sul e no sudeste do país, a visibilidade é para os jogadores.
GIRANDO PELO BRASIL...
Ronaldo ex fenômeno, agora candidato a Momo
O atacante Ronaldo em uma entrevista, muito descontraída em São Paulo, não garantiu aos torcedores corintianos quando poderá estrear no timão pelo paulistão 2009.
Admitiu que está gordo para o atleta profissional e chegou até brincar com os jornalistas. Agora para mim, o que chamou atenção foi o pedido de desculpa do Ronaldo a torcida do Flamengo, dizendo que não é traidor e declarado seu amor a torcida do rubro negro carioca.
Tudo bem, se não fosse esta declaração numa coletiva corintiana, achei um desrespeito a torcida do Corinthians uma das maiores torcidas do Brasil.
A realidade ao ver o jogador, fica difícil acreditar que ele vai se recuperar para fazer uma grande temporada pelo time paulista. Mas vamos esperar para ver.
*Raimundo Rui é Radialista da Rádio Sociedade da Bahia